Reflexões sobre avaliação formativa em um curso da Universidade Aberta do Brasil

Autores

  • Gonzalo Abio Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.76-91

Palavras-chave:

EaD. Avaliação. Feedback.

Resumo

Neste trabalho queremos mostrar algumas ações avaliativas realizadas com alunos iniciantes de um curso de Pedagogia semipresencial em uma universidade do nordeste brasileiro. Estimamos que o uso de diversos tipos de avaliação e de alguns elementos de uma abordagem andragógica, mais adequada para o perfil maioritário dos alunos participantes, foram elementos favoráveis para o desenvolvimento e resultados do curso. No final, apresentamos algumas considerações gerais sobre avaliação na EaD.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gonzalo Abio, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação

Referências

ABIO, Gonzalo. Importancia del feedback automático como apoyo al aprendizaje en el Moodle. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2010a. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/61/772. Acesso em: 10 fev. 2012.

ABIO, Gonzalo. Andragogia e inclusão digital: algumas reflexões. Revista EDaPECI. Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 6, p. 31-49, 2010b. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/597. Acesso em: 15 jan. 2012.

ABIO, Gonzalo; BARANDELA, Ana Margarita. Algunas reflexiones sobre el aprendizaje, evaluación formativa y mediación tecnológica. Marcoele, n. 15, 2012. Disponível em: http://marcoele.com/descargas/15/abio-barandela_mediacion-tecnologica.pdf. Acesso em: 21 out. 2012.

ARAÚJO, Elenise Maria de et al. Rubrica para avaliação de fórum de discussão em cursos de pós graduação: Uma proposta baseada na taxionomia de Bloom. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Engenharia da Produção - ABREPO, 13 a 16 de outubro de 2008. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STO_078_544_10868.pdf. Acesso em: 21 out. 2012.

ARNT, Rosamaria de Medeiros. Planejamento em ação e sistemas sociais humanos: expressões de cuidado em educação online. In: MORAES, Maria Cândida; PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana Rocha. Pesquisando Fundamentos para Novas Práticas na Educação online. São Paulo: RG Editores, 2008. p. 96 - 115.

BIAGIOTTI, Luiz Cláudio Medeiros. Conhecendo e aplicando rubricas de avaliações In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis, ABED, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf. Acesso em: 22 out. 2012.

BLOOM, Benjamin S. et al. Taxionomia de objetivos educacionais: compêndio primeiro – domínio cognitivo. Tradução de Flávia Maria Sant'Anna. Porto Alegre: Globo, 1983.

BRASIL. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 de dezembro de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 12 fev. 2009.

BRASIL. Decreto nº5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 de dezembro de 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 12 fev. 2009.

BRASIL. Referenciais de qualidade para a Educação Superior a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2007. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2009.

COMEAUX, Patricia. Assessing Students’ Online Learning: Strategies and Resources. Essays on Teaching Excellence. Toward the Best in the Academy, v. 17, n. 3, 2006. Disponível em: http://cte.udel.edu/sites/cte.udel.edu/files/u7/v17n3.htm. Acesso em: 12 fev. 2009.

CRUZ, Nelly Kazan Sancho; SILVA, Marco. Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem em educação online: um caminho para a interatividade. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – E-TIC, 5., Universidade Estácio de Sá, Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea, 12-13 nov. 2007. Disponível em: http://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesanellykazan.pdf. Acesso em: 12 fev. 2009.

DE LA VEGA, Katherine T. Taxonomy for the development of an assessment model of learners in a hybrid learning environment. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE SOUTHWEST DECISION SCIENCES INSTITUTE, 39., 2008, Houston, Texas (E.U.A.). Proceedings... Houston, Texas, 08-09 mar. 2008. p. 740-750. Disponível em: http://www.swdsi.org/SWDSI08/paper/SWDSI%20Proceedings%20Paper%20S763.pdf. Acesso em:15 nov. 2012.

FERRAZ, Eraldo de Souza; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Avaliação de aprendizagem no curso de pedagogia a distância. Virtual Educa 2011. Disponível em: http://www.virtualeduca.info/fveduca/pt/component/content/article/55-la-calidad-en-la-educacionno-presencial-y-el-e-le/269-avaliacao-da-aprendizagem-no-curso-de-pedagogia-a-distancia. Acesso em: 15 nov. 2012.

FLORES, Angelita Marçal. O feedback como recurso para a motivação e avaliação de aprendizagem na educação a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 15., 2009, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza, CE, ABED, 2009. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009182855.pdf. Acesso em: 22 ago. 2012.

GAYTAN, Jorge; MCEWEN, Beryl C. Effective Online Instructional and Assessment Strategies; The American Journal of Distance Education, v. 21, n. 3, p. 117-132, 2007. Disponível em: http://090803.wikispaces.com/file/view/effective+online+instructional+and+assessment+strategies.PDF. Acesso em: 15 jan. 2012.

GOMES, Maria João. Problemáticas da avaliação em educação online. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (Org.). Educação Online. Cenário, formação e questões didático metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. p. 309-336.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2005.

HUNT, Nicoll; HUGHES, Janet; ROWE, Glenn. Formative Automated Computer Testing (FACT). British Journal of Educational Technology, v. 33, n. 5, p. 525-535, 2002.

LAURILLARD, D. Rethinking University Teaching. London: Routledge, 1993.

LINDEN, M. M. G. Van Der. Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem. Orientadores: Ricardo Miranda Barcia e Stela C. Bertholo Piconez. 261 f. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

LÓPEZ PASTOR, Víctor M. (Coord.). Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior. Propuestas, técnicas, instrumentos y experiencias. Madrid: Narcea Ediciones, 2009.

MARSHALL, Stephen. Improving the quality of e-learning: lessons from the eMM. Journal of Computer Assisted Learning, 28, p. 65-78, 2011. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2729.2011.00443.x/abstract. Acesso em: 15 set. 2012.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na Educação a Distância: Cases no Brasil. La Educ@cion Revista Digital, v. 145, p. 1-23, 2011. Disponível em: http://www.educoas.org/portal/La_Educacion_Digital/laeducacion_145/studies/EyEP_mattar_ES.pdf. Acesso em: 15 jan. 2012.

MATTAR, João. Tutoria e interação em Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MIDLEJ, Maristela. Módulo 05 - Práticas pedagógicas e tecnologias da informação e comunicação. 2011. Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=8937. Acesso em: 22 out.

MILL, Daniel; CARMO, Hermano. Análise das dificuldades de educadores e gestores da Educação a Distância no Brasil e em Portugal. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SIED, 1., ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EnPED, 2012, Anais... Florianópolis, SC: UFSC, 2012.Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/158. Acesso em: 22 out. 2012.

MORAES, Maria Cândida; PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana Rocha. Pesquisando Fundamentos para Novas Práticas na Educação online. São Paulo: RG Editores, 2008.

MORAN, José Manuel. Desafios da educação a distância no Brasil. In: MORAN, José Manuel; ARANTES, Valéria Amorim; VALENTE, José Armando (Org.). Educação a distância. Pontos e contrapontos. São Paulo: Sumus, 2011. p. 45-86.

MORAN, José Manuel; ARANTES, Valéria Amorim; VALENTE, José Armando (Org.). Educação a distância. Pontos e contrapontos. São Paulo: Sumus, 2011.

MORGADO, Lina. O papel do professor em contextos de ensino online. Problemas e virtualidades. Discursos. Univ. Aberta, série III, n. especial, p. 125-138, 2001. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1743/1/professor_online_linamorgado.pdf. Acesso em: 15 jan. 2012.

MORGAN, Chris; O'REILLY, Meg. Assessing Open and Distance Learners. London: Kogan Page, 1999.

NUNES, Lina Cardoso; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Avaliação de aprendizagem no ensino online. Em busca de novas práticas. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação on-line. Fundamentos, interfaces de dispositivos, relatos de experiências. São Paulo: Loyola, 2006. p. 109-121. NUNES, Lina Cardoso; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Avaliação da aprendizagem na formação docente a distância: repensando a prática a partir de práticas. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila, ZUIN, Antônio (Org.). Educação Online. Cenário, formação e questões didáticometodológicas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010, p. 337-355.

OLIVEIRA, Valéria do Carmo de; CRUZ, Fátima Maria Leite. A avaliação da aprendizagem na educação a distância: um estudo sobre as concepções docentes na EaD online. SIMPÓSTIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO “REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM”, 3., Recife, PE. Anais eletrônicos... Recife, PE.: UFPE, 02-03 dez. 2010. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Valeria-Carmo-Oliveira&FatimaMaria-%20Cruz.pdf. Acesso em: 15 jan. 2012.

PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual. Um guia para trabalhar com estudantes online. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Assessing the Online Learner. Resources and Strategies for Faculty. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2009.

ROBLES, Marcel; BRAATHEN, Sandy. Online assessment techniques. The Delta Pi Epsilon Journal, Delta Pi Epsilon Inc., v. 44, n. 1, p. 39–49, 2002.

ROBLYER, M. D.; WIENCKE, W. R. Design and Use of a Rubric to Assess and Encourage Interactive Qualities in Distance Courses. The American Journal of Distance Education, v. 17, n. 2, p. 77-98, 2003. Disponível em:

http://spot.pcc.edu/~rsuarez/rbs/school/EPFA_511/articles/rubric.pdf. Acesso em: 15 jan. 2012.

ROBLYER, M.D.; WIENCKE, W.R. Exploring the Interaction Equation: Validating a Rubric to Assess and Encourage Interaction in Distance Courses. JALN, v. 8, n. 4, p. 25-37, December 2004. Disponível em: http://www.adesignmedia.com/OnlineResearch/%28ourRole%29rubricsinteractionv8n4_roblyer.pdf. Acesso em: 15 jan. 2012.

SCHLEMMER, Eliane. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): uma proposta para a sociedade em rede na cultura de aprendizagem. In: VALENTINI, Carla B.; SOARES, Eliana M. S. (Orgs.). Ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS, 2005, p. 135-159.

SIEMENS, George. Knowing Knowledge beta. 2006. Disponível em: http://www.elearnspace.org/KnowingKnowledge_LowRes.pdf. Acesso em: 15 fev. 2012.

SILVA, Angela Carrancho da; SILVA, Christina Marília Teixeira da. Avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais: rompendo as barreiras da legislação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA “MAPEANDO O IMPACTO DA EAD NA CULTURA DO ENSINO-APRENDIZAGEM, 14., Santos, SP, 2008. Anais... Santos, SP, 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/510200863228PM.pdf. Acesso em: 10 nov. 2012.

SILVA, Lana; SILVA, Marco. A avaliação online num ambiente virtual de aprendizagem. In: ETIC., 5., ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 5., Rio de Janeiro, 2007, , Universidade Estácio de Sá, Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, 12-13 nov. 2007. Disponível em: http://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesalanasilva.pdf. Acesso em: 10 nov. 2012.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (Org.). Educação Online. Cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

SILVA, Marco. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In: ______; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação on-line. Fundamentos, interfaces de dispositivos, relatos de experiências. São Paulo: Loyola, 2006. p. 23-36.

______; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação on-line. Fundamentos, interfaces de dispositivos, relatos de experiências. São Paulo: Loyola, 2006.

SOEIRO, Dina Isabel Mendes; FIGUEIREDO, António Dias de; FERREIRA, Joaquim Armando Gomes Ferreira. Avaliação Participativa em B-learning no Ensino Superior. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO: CHALLANGES, 7., 2011, Braga. Proceedings... Braga, 2011. p. 345-355.

VALENTINI, Carla B.; SOARES, Eliana M. S. (Org.). Ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS, 2005.

VALVERDE BERROCOSO, Jesús; REVUELTA DOMÍNGUEZ, Francisco Ignacio; FERNÁNDEZ SÁNCHEZ, María Rosa. Modelos de evaluación por competencias a través de un sistema de gestión de aprendizaje. Experiencias en la formación inicial del profesorado. Revista Iberoamericana de Educación, n. 60, p. 51-62, 2012. Disponível em: http://www.rieoei.org/rie60a03.pdf. Acesso em: 20 nov. 2012.

Downloads

Publicado

05-07-2013

Como Citar

ABIO, G. Reflexões sobre avaliação formativa em um curso da Universidade Aberta do Brasil. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 1, p. 76–91, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.1.76-91. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16631. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia