Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior

Autores

  • Pedro Camargo Instituto Federal de Ouro Preto- Campus Ouro Preto
  • Valdir Lamim-Guedes Docente na Pós-graduação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Senac-SP.

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.25-38

Palavras-chave:

Educação a Distância (EAD), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Tutor, Professor.

Resumo

RESUMO: O trabalho aqui apresentado se propõe a discutir os rumos da Educação a Distância (EaD) no ensino superior brasileiro, a refletir acerca de suas particularidades, do papel do professor, do tutor, do currículo e das plataformas virtuais ao longo desse processo, além, é claro, do papel do aluno, que deve ser (mas nem sempre é) o ator principal do processo educacional. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre esses temas, apresentando-se neste artigo a conclusão de que, para um curso em EaD ser bem sucedido, necessita-se principalmente do esforço e da dedicação de cada aluno, além da comunhão de todos os personagens envolvidos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Tutor. Professor.

 

ABSTRACT: The paper is proposing to discuss the future of the Distance Learning (ODL) in Brazilian college education. It reflects on the particularities of this, the role of teachers, tutors, curriculum and virtual platforms throughout its process. In addition, it also reflects about the students’ role, which should be the main actor on the educational process – but is not always like this. Therefore, we did a literature review on these topics. In conclusion, for a full success on a distance education course, it’s mainly required the effort and dedication of each student, besides the communion of all characters involved.

KEYWORDS: Distance Learning (DL). Virtual Learning Environments (EVIDA). Tutor. Teacher.

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Biografia do Autor

Pedro Camargo, Instituto Federal de Ouro Preto- Campus Ouro Preto

Professor e Biólogo (CRBio: 70457/04-D)- UFOP; Especialista em Gestão Ambiental- FIJ; Especializando em Educação a Distância- UFF; Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental- UFOP. Tutor e Professor EAD no Curso de Controle Ambiental do IFMG.

Valdir Lamim-Guedes, Docente na Pós-graduação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Senac-SP.

Biólogo e Mestre em Ecologia - UFOP
Docente na Pós-graduação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Senac-SP

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Publicado

31-07-2015

Como Citar

CAMARGO, P.; LAMIM-GUEDES, V. Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 8, n. 1, p. 25–38, 2015. DOI: 10.17851/1983-3652.8.1.25-38. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16685. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia