Aprendizagem autônoma e WebQuest: experiências de aprendizes pós-graduandos em um ambiente virtual de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.135-151Palavras-chave:
aprendizagem autônoma, WebQuest, ensino e aprendizagem de línguas.Resumo
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar as experiências de alunos de pós-graduação (professores em formação continuada) com atividades desenvolvidas por meio da ferramenta WebQuest, no intuito de observar indícios de autonomia por parte dos aprendizes pós-graduandos. Este estudo busca, também, observar as eventuais mudanças nas percepções dos alunos quanto ao seu papel de professor de línguas. O enfoque teórico que norteia esta pesquisa abarca as noções do construto autonomia, tanto na perspectiva do aprendiz quanto do professor (BENSON, 1997; 2008; DICKINSON, 1994; MOURA FILHO, 2009; PAIVA, 2005), bem como da WebQuest enquanto um recurso eficiente na aprendizagem (CHRISTIE, 2007; DIAS, 2010; MARCH, 2004). Esta investigação se configura como um estudo de caso. Para a geração dos dados, são utilizadas as respostas de nove participantes a questionários elaborados em um ambiente virtual criado no WIGGIO, bem como a observação da realização das atividades. Os resultados mostram que as atividades propostas por meio da ferramenta WebQuest favorecem a autonomia dos aprendizes pós-graduandos no que tange à construção de conhecimento e, por conseguinte, a mudança significativa de posturas em relação à aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem autônoma; WebQuest; ensino e aprendizagem de línguas.
ABSTRACT: This paper aims at investigating experiences from students (postgraduate teaching apprentices) with activities developed through the WebQuest tool in order to observe traces of autonomy by the postgraduate students. This research also sought to scrutinize possible changes in students' perceptions regarding their role as a language teacher. The theoretical approach that guided this investigation encompassed the notions of autonomy, both from the learner’s and the teacher´s perspectives (BENSON, 1997; 2008; DICKINSON, 1994; MOURA FILHO, 2009; PAIVA, 2005), as well as the use of WebQuest as an efficient tool for learning (CHRISTIE, 2007; DIAS, 2010; MARCH, 2004). In this case study, data were generated by the observation of the activities' accomplishment and the responses of nine of the participants to a questionnaire designed in the virtual environment. The results showed that the activities proposed through the WebQuest tool provided the postgraduate students with autonomy in the knowledge construction and, therefore, it was possible to notice significant changes in their attitudes in relation to learning.
KEYWORDS: autonomous learning; WebQuest; English teaching and learning.
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