Principais vertentes dos estudos do letramento no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29164

Palavras-chave:

Estudos do letramento, Ensino-aprendizagem, Pesquisa, Brasil, Novos Estudos do Letramento

Resumo

Neste artigo, objetiva-se contextualizar as vertentes dos estudos do letramento no Brasil, pontuando as principais linhas de investigação e referencial teórico. A pesquisa é de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativo-interpretativista. Primeiramente, buscou-se na literatura referências que tratam de estudos do(s) letramento(s) e que se vinculam a diferentes linhas de pesquisa, como letramento acadêmico, letramento escolar, letramento do professor, letramento digital, letramento literário e letramento científico. Em seguida, realizou-se uma Consulta Parametrizada no sítio do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para identificar as linhas de pesquisa e seus respetivos grupos de pesquisa vinculados aos estudos do(s) letramento(s) no Brasil. O estudo revelou que já existem bastantes referências acerca do tema no país e as perspectivas de investigação dos letramentos reforçam a importância e contribuições das pesquisas originárias no Grupo Nova Londres, alicerçadas pelos Novos Estudos do Letramento.

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Biografia do Autor

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Doutor (2018) e Mestre (2011) em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado (2001) em Letras - Licenciatura plena em Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e especialista em Leitura e Produção Escrita (2006) também pela UFT. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins e atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música - Campus de Tocantinópolis e no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/UFT/CNPq) desde 2016. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramento, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). Desde 2011 é membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e de 2020 da Red de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil

Bolsista em Produtividade de Pesquisa. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de l'Education (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Joaquim Dolz. Professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no Programa de Pós-graduação em Letras da UFGD e no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua da UFT.

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Publicado

05-04-2021

Como Citar

SILVA, C. da; GONÇALVES, A. V. Principais vertentes dos estudos do letramento no Brasil. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e29164, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.29164. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/29164. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia

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