Competência digital docente

uma revisão de literatura

Autores

  • Daiane Padula Paz Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil / Instituto Federal do Paraná, Palmas, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2658-9426
  • Edilson Pontarolo Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Informática e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6382-6403
  • Franciele Clara Peloso Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9647-001X

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39263

Palavras-chave:

Competência Digital Docente, Educação, Revisão de literatura, Proknow-C

Resumo

Este artigo tem por objetivos realizar uma revisão da literatura sobre Competência Digital Docente para composição de um portfólio referencial de produções científicas relevantes; caracterizar o estado do conhecimento sobre esse tema por meio da análise sistêmica do portfólio levantado e identificar oportunidades de pesquisas sobre Competência Digital Docente. Para tanto, utilizou-se o método ProKnow-C, o qual, por intermédio de critérios definidos em suas etapas, permitiu selecionar um portfólio bibliográfico de referências de destaque na literatura internacional, oriundas das bases de dados Web of Science e Scopus. O referido portfólio resultou em 47 artigos relevantes sobre Competência Digital Docente, os quais foram submetidos a análises bibliométrica e sistêmica. Os resultados permitiram obter uma visão holística e profunda sobre o objeto de pesquisa, identificando o reconhecimento científico do material mediante fatores de impacto, autores especialistas sobre o tema, sua filiação institucional, teor das pesquisas, bem como lacunas e oportunidades de estudos futuros.

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Biografia do Autor

Daiane Padula Paz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil / Instituto Federal do Paraná, Palmas, PR, Brasil

Professora no Colegiado de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagens Híbridas no Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas-PR. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Informática e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil

Professor no Departamento Acadêmico de Informática e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco – Paraná. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Franciele Clara Peloso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco – Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

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