Competência digital docente

uma revisão de literatura

Autores

  • Daiane Padula Paz Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil / Instituto Federal do Paraná, Palmas, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2658-9426
  • Edilson Pontarolo Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Informática e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6382-6403
  • Franciele Clara Peloso Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9647-001X

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39263

Palavras-chave:

Competência Digital Docente, Educação, Revisão de literatura, Proknow-C

Resumo

Este artigo tem por objetivos realizar uma revisão da literatura sobre Competência Digital Docente para composição de um portfólio referencial de produções científicas relevantes; caracterizar o estado do conhecimento sobre esse tema por meio da análise sistêmica do portfólio levantado e identificar oportunidades de pesquisas sobre Competência Digital Docente. Para tanto, utilizou-se o método ProKnow-C, o qual, por intermédio de critérios definidos em suas etapas, permitiu selecionar um portfólio bibliográfico de referências de destaque na literatura internacional, oriundas das bases de dados Web of Science e Scopus. O referido portfólio resultou em 47 artigos relevantes sobre Competência Digital Docente, os quais foram submetidos a análises bibliométrica e sistêmica. Os resultados permitiram obter uma visão holística e profunda sobre o objeto de pesquisa, identificando o reconhecimento científico do material mediante fatores de impacto, autores especialistas sobre o tema, sua filiação institucional, teor das pesquisas, bem como lacunas e oportunidades de estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Padula Paz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil / Instituto Federal do Paraná, Palmas, PR, Brasil

Professora no Colegiado de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagens Híbridas no Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas-PR. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Informática e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil

Professor no Departamento Acadêmico de Informática e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco – Paraná. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Franciele Clara Peloso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Pato Branco, PR, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco – Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

Referências

ALMENARA, J. C.; GIMENO, A. M. Las TIC y la formación inicial de los docentes. Modelos y competencias digitales. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 23, n. 3, p. 247–268, set. 2019. DOI: 10.30827/profesorado.v23i3.9421. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/9421. Acesso em: 18 jul. 2022.

ALMENARA, J. C.; RODRÍGUEZ, A. P. Marco Europeo de Competencia Digital Docente DigCompEdu. Traducción y adaptación del cuestionario DigCompEdu Check-In. EDMETIC, v. 9, n. 1, p. 213–234, jan. 2020. DOI: 10.21071/edmetic.v9i1.12462. Disponível em: https://www.uco.es/ucopress/ojs/index.php/edmetic/article/view/12462. Acesso em: 25 jul. 2022.

ANDRADE, A. B.; GONZÁLEZ, M. C.; MARTÍN, S. C. Digital Competences Relationship between Gender and Generation of University Professors. International Journal on Advanced Science, Engineering and Information Technology, v. 10, n. 1, p. 205, fev. 2020. DOI: 10.18517/ijaseit.10.1.10806. Disponível em: http://ijaseit.insightsociety.org/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=1&article_id=10806. Acesso em: 18 jul. 2022.

ATA, R.; YILDIRIM, K. Exploring Turkish Pre-Service Teachers’ Perceptions and Views of Digital Literacy. Education Sciences, v. 9, n. 1, p. 40, fev. 2019. DOI: 10.3390/educsci9010040. Disponível em: http://www.mdpi.com/2227-7102/9/1/40. Acesso em: 18 jul. 2022.

BOTTURI, L. Digital and media literacy in pre-service teachereducation: A case study from Switzerland. Nordic Journal of Digital Literacy, v. 14, n. 3-04, p. 147–163, dez. 2019. DOI: 10.18261/issn.1891-943x-2019-03-04-05. Disponível em: http://www.idunn.no/doi/10.18261/issn.1891-943x-2019-03-04-05. Acesso em: 25 jul. 2022.

BOUDET, J. M. F. Evaluación de la competencia digital docente en la Comunidad Autónoma de Aragón. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 19, n. 4, p. 73, out. 2017. DOI: 10.24320/redie.2017.19.4.1359. Disponível em: https://redie.uabc.mx/redie/article/view/1359. Acesso em: 18 jul. 2022.

BRAVO, P. C.; JIMÉNEZ, J. C.; CÓZAR, S. R. D. The development of the digital teaching competence from a sociocultural approach. es. Comunicar, v. 27, n. 61, p. 21–32, out. 2019. DOI: 10.3916/C61-2019-02. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=61&articulo=61-2019-02. Acesso em: 18 jul. 2022.

CABEZAS, A. R. et al. University teachers’ training: The Digital Competence. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educacion, v. 58, p. 181–215, 2020.

CAENA, F.; REDECKER, C. Aligning teacher competence frameworks to 21st century challenges: The case for the European Digital Competence Framework for Educators (Digcompedu). en. European Journal of Education, v. 54, n. 3, p. 356–369, set. 2019. DOI: 10.1111/ejed.12345. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ejed.12345. Acesso em: 18 jul. 2022.

CANTABRANA, J. L. L.; RODRÍGUEZ, M. U.; CERVERA, M. G. La evaluación de la competencia digital docente: construcción de un instrumento para medir los conocimientos de futuros docentes. Journal of New Approaches in Educational Research, v. 8, n. 1, p. 73–78, 2019.

ÇEBI, A.; REISOĞLU, İ. Digital Competence: A Study from the Perspective of Pre-service Teachers in Turkey. Journal of New Approaches in Educational Research, v. 9, n. 2, p. 294, jul. 2020. DOI: 10.7821/naer.2020.7.583. Disponível em: https://naerjournal.ua.es/article/view/v9n2-10. Acesso em: 25 jul. 2022.

COSCOLLOLA, M. D. et al. Fomentando la competencia digital docente en la universidad: Percepción de estudiantes y docentes. Revista de Investigación Educativa, v. 38, n. 1, p. 167–182, dez. 2020. DOI: 10.6018/rie.340551. Disponível em: https://revistas.um.es/rie/article/view/340551. Acesso em: 18 jul. 2022.

CUARTERO, M. D.; ESPINOSA, M. P. P.; PORLÁN, I. G. Certificación de la Competencia Digital Docente: propuesta para el profesorado universitario. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 22, n. 1, p. 187, jan. 2019. DOI: 10.5944/ried.22.1.22069. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/22069. Acesso em: 18 jul. 2022.

CUARTERO, M. D.; PORLÁN, I.G.; ESPINOSA, M. P. P. Análisis conceptual de modelos de competencia digital del profesorado universitario. Relatec, v. 15, n. 1, p. 97–114, 2016. DOI: 10.17398/1695-288X.15.1.97. Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/2490. Acesso em: 18 jul. 2022.

DE CARVALHO, G. D. G. et al. Bibliometrics and systematic reviews: A comparison between the Proknow-C and the Methodi Ordinatio. en. Journal of Informetrics, v. 14, n. 3, p. 101043, ago. 2020. DOI: 10.1016/j.joi.2020.101043. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1751157719303682. Acesso em: 18 jul. 2022.

DÍAZ, R. P. Competencia Digital Docente en los Institutos Superiores de Formación de Maestros: Caso de República Dominicana. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, n. 55, p. 75–97, 2019. DOI: 10.12795/pixelbit.2019.i55.05. Disponível em: https://institucional.us.es/revistas/PixelBit/55/articulo5.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.

ENGEN, B. K. Comprendiendo los aspectos culturales y sociales de las competencias digitales docentes. Comunicar, v. 27, n. 61, p. 9–19, 2019.

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; PINTO, H. D. M. Processo de investigação e análise bibliométrica: avaliação da qualidade dos serviços bancários. Revista de Administração Contemporânea, v. 17, n. 3, p. 325–349, jun. 2013. DOI: 10.1590/S1415-65552013000300005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552013000300005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 jul. 2022.

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; TASCA, J. ProKnow-C, Knowledge Development Process - Constructivist. 2010.

ESCUDERO, V. G.; GUTIÉRREZ, R. C.; SOMOZA, J. A. G. C. Análisis de la autopercepción sobre el nivel de competencia digital docente en la formación inicial de maestros/as.: Analysis of self-perception on the level of teachers’ digital competence in teachers training. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 22, n. 3, p. 193–218, set. 2019. DOI: 10.6018/reifop.373421. Disponível em: https://revistas.um.es/reifop/article/view/373421. Acesso em: 18 jul. 2022.

ESPINOSA, M. P. P.; PORLÁN, I. G.; SÁNCHEZ, F. M. Competencia digital: una necesidad del profesorado universitario en el siglo XXI. Revista de Educación a Distancia (RED), n. 56, jan. 2018. DOI: 10.6018/red/56/7. Disponível em: http://www.um.es/ead/red/56/prendes_et_al.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.

FALLOON, G. From digital literacy to digital competence: the teacher digital competency (TDC) framework. Educational Technology Research and Development, v. 68, n. 5, p. 2449–2472, out. 2020. DOI: 10.1007/s11423-020-09767-4. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s11423-020-09767-4. Acesso em: 18 jul. 2022.

FLORES, A. Z.; GURIEVA, N.; ARREDONDO, V. H. J. La práctica holística de las competencias digitales docentes: diagnóstico y prospectiva. Pensamiento Educativo, v. 57, n. 1, p. 1–16, 2020. DOI: 10.7764/PEL.57.1.2020.10. Disponível em: http://ojs.uc.cl/index.php/pel/article/view/25551. Acesso em: 18 jul. 2022.

GARCÍA, A. M. R.; TORRES, J. M. T.; RODRÍGUEZ, J. S. Impacto de la productividad científica sobre competencia digital de los futuros docentes: aproximación bibliométrica en Scopus y Web of Science. Revista Complutense de Educación, v. 30, n. 2, p. 623–646, 2019.

GÓMEZ, B. L.; THEVENET, P. S.; BELLIDO, M. R. G. La formación de la competencia digital en los docentes. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 23, n. 4, p. 234–260, dez. 2019. DOI: 10.30827/profesorado.v23i4.11720. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/11720. Acesso em: 25 jul. 2022.

GRANADOS, A. C.; DÍAZ, K. Y. A. Competencias digitales docentes: un acercamiento inicial. Revista Electrónica Calidad en la Educación Superior, v. 11, n. 1, p. 47–80, mai. 2020. DOI: 10.22458/caes.v11i1.2932. Disponível em: https://revistas.uned.ac.cr/index.php/revistacalidad/article/view/2932. Acesso em: 25 jul. 2022.

GUTIÉRREZ, A.; TYNER, K. Media Education, Media Literacy and Digital Competence. Comunicar, v. 19, n. 38, p. 31–39, mar. 2012. DOI: 10.3916/C38-2012-02-03. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=38&articulo=38-2012-05. Acesso em: 18 jul. 2022.

HEPP, P.; FERNÁNDEZ, M. À. P.; GARCÍA, J. H. Teacher training: technology helping to develop an innovative and reflective professional profile. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, v. 12, n. 2, p. 30, abr. 2015. DOI: 10.7238/rusc.v12i2.2458. Disponível em: http://rusc.uoc.edu/rusc/ca/index.php/rusc/article/view/v12n2-hepp-prats-holgado.html. Acesso em: 18 jul. 2022.

HERNÁNDEZ, A. L. P.; SÁNCHEZ, V. M. G.; LÓPEZ, M. A. R. Evolución de la competencia digital docente del profesorado universitario: incidentes críticos a partir de relatos de vida. Educar, v. 56, n. 1, p. 109–127, jan. 2020. DOI: 10.5565/rev/educar.1088. Disponível em: https://educar.uab.cat/article/view/v56-n1-padilla-gamiz-romero. Acesso em: 18 jul. 2022.

INSTEFJORD, E. Appropriation of Digital Competence in Teacher Education. Nordic Journal of Digital Literacy, v. 10, p. 155–171, 2015.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LINHARES, J. E. et al. Capacidade para o trabalho e envelhecimento funcional: análise Sistêmica da Literatura utilizando o PROKNOW-C (Knowledge Development Process - Constructivist). Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 1, p. 53–66, jan. 2019. DOI: 10.1590/1413-81232018241.00112017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000100053&tlng=pt. Acesso em: 18 jul. 2022.

LUCENA, F. J. H. et al. Factors Influencing the Development of Digital Competence in Teachers: Analysis of the Teaching Staff of Permanent Education Centres. IEEE Access, v. 7, p. 178744–178752, 2019. DOI: 10.1109/ACCESS.2019.2957438. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8920067/. Acesso em: 18 jul. 2022.

MÁRQUEZ, E. F.; OLIVENCIA, J. J. L.; MENESES, E. L. Competencias Digitales en Docentes de Educación Superior. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, p. 213–231, 2018.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record: The Voice of Scholarship in Education, v. 108, n. 6, p. 1017–1054, jun. 2006. DOI: 10.1111/j.1467-9620.2006.00684.x. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1111/j.1467-9620.2006.00684.x. Acesso em: 18 jul. 2022.

PARK, H.; KIM, H. S.; PARK, H. W. A Scientometric Study of Digital Literacy, ICT Literacy, Information Literacy, and Media Literacy. Journal of Data and Information Science, v. 6, n. 2, p. 116–138, 2020. DOI: 10.2478/jdis-2021-0001. Disponível em: https://www.sciendo.com/article/10.2478/jdis-2021-0001. Acesso em: 18 jul. 2022.

PÉREZ, M. A.; DELGADO, A. De la competencia digital y audiovisual a la competencia mediática: dimensiones e indicadores. Comunicar, v. 20, n. 39, p. 25–34, 2012.

PETTERSSON, F. On the issues of digital competence in educational contexts – a review of literature. Education and Information Technologies, v. 23, n. 3, p. 1005–1021, mai. 2018. DOI: 10.1007/s10639-017-9649-3. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s10639-017-9649-3. Acesso em: 19 jul. 2022.

QUIROZ, J. S. et al. Indicadores para evaluar la competencia digital docente en la formación inicial en el contexto Chileno – Uruguayo. Relatec, v. 15, n. 1, p. 56–69, 2016.

REDDY, P.; SHARMA, B.; CHAUDHARY, K. Digital Literacy: A Review of Literature. International Journal of Technoethics, v. 11, n. 2, p. 65–94, jul. 2020. DOI: 10.4018/IJT.20200701.oa1. Disponível em: https://services.igi-global.com/resolvedoi/resolve.aspx?doi=10.4018/IJT.20200701.oa1. Acesso em: 19 jul. 2022.

REDECKER, C.; PUNIE, Y. European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Luxemburgo: Europeia Comissão, 2017.

REPISO, A. G. V. M.; POZO, M. M. D. Análisis de las competencias digitales de los graduados en titulaciones de maestro. Relatec, v. 15, n. 2, p. 155–168, 2016.

REVILLA, D. R.; FERREIRA, J. M. M.; AGUSTÍ, M. S. Assessing the digital competence of educators in social studies: An analysis in initial teacher training using the TPACK-21 model. Australasian Journal of Educational Technology, jan. 2020. DOI: 10.14742/ajet.5281. Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/5281. Acesso em: 25 jul. 2022.

ROSENBLIT, S. G. E-Teaching in Higher Education: An Essential Prerequisite for E-Learning. Journal of New Approaches in Educational Research, v. 7, n. 2, p. 93–97, jul. 2018. DOI: 10.7821/naer.2018.7.298. Disponível em: https://naerjournal.ua.es/article/view/v7n2-3. Acesso em: 19 jul. 2022.

RUIZ, A. B. M. El profesorado universitario y las TIC. Análisis de su competencia digital. Ensayos - Revista de la Facultad de Educación de Albacete, v. 31, n. 1, p. 133–147, 2016.

SÁNCHEZ, S. P. et al. Análisis correlacional de los factores incidentes en el nivel de competencia digital del profesorado: Correlational analysis of the incident factors in the level of digital competence of teachers. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 23, n. 1, jan. 2020. DOI: 10.6018/reifop.396741. Disponível em: https://revistas.um.es/reifop/article/view/396741. Acesso em: 19 jul. 2022.

SPANTE, M. et al. Digital competence and digital literacy in higher education research: Systematic review of concept use. Cogent Education, v. 5, n. 1, p. 1519143, jan. 2018. DOI: 10.1080/2331186X.2018.1519143. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2018.1519143. Acesso em: 19 jul. 2022.

STORDY, P. Taxonomy of literacies. Journal of Documentation, v. 71, n. 3, p. 456–476, mai. 2015. DOI: 10.1108/JD-10-2013-0128. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JD-10-2013-0128/full/html. Acesso em: 19 jul. 2022.

TRIGUEROS, I. M. G.; BAÑULS, M. R.; SÁNCHEZ, D. O. Digital Literacy of Teachers in Training: Moving from ICTs (Information and Communication Technologies) to LKTs (Learning and Knowledge Technologies). Education Sciences, v. 9, n. 4, p. 274, nov. 2019. DOI: 10.3390/educsci9040274. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/9/4/274. Acesso em: 19 jul. 2022.

TRINDADE, S. D.; MOREIRA, J. A.; FERREIRA, A. G. Assessment of university teachers on their digital competences. Qwerty. Open and Interdisciplinary Journal of Technology, Culture and Education, v. 15, n. 1, jun. 2020. DOI: 10.30557/QW000025. Disponível em: http://www.ckbg.org/qwerty/index.php/qwerty/article/view/341/296. Acesso em: 19 jul. 2022.

TRINDADE, S. D.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. S. Escala de autoavaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 152–171, 2019. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.152-171. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16848. Acesso em: 19 jul. 2022.

TSANKOV, N.; DAMYANOV, I. The digital competence of future teachers: Self-assessment in the context of their development. International Journal of Interactive Mobile Technologies, v. 13, n. 12, p. 4–18, 2019.

VIBERG, O. et al. Validating an Instrument to Measure Teachers’Preparedness to Use Digital Technology in their Teaching. Nordic Journal of Digital Literacy, v. 15, n. 1, p. 38–54, abr. 2020. DOI: 10.18261/issn.1891-943x-2020-01-04. Disponível em: http://www.idunn.no/doi/10.18261/issn.1891-943x-2020-01-04. Acesso em: 19 jul. 2022.

VILLA, S. V. et al. Competencias Docentes y Transformaciones en la Educación en la Era Digital. Formación universitaria, v. 12, n. 6, p. 3–14, dez. 2019. DOI: 10.4067/S0718-50062019000600003. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50062019000600003&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 19 jul. 2022.

YIN, R. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

01-08-2022

Como Citar

PAZ, D. P.; PONTAROLO, E.; PELOSO, F. C. Competência digital docente: uma revisão de literatura. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e39263, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.39263. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/39263. Acesso em: 29 mar. 2024.