Leitura religiosa e novas tecnologias: um estudo sobre o uso de versões digitais da Bíblia, do Alcorão, do livro de Mórmon e da Torá
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.125-140Keywords:
Novas Tecnologias. Protocolos de Leitura. Bíblia. Alcorão. Livro de Mórmon. Torá.Abstract
O objetivo de pesquisa neste estudo é investigar o que acontece com os protocolos de leitura e com a reverência ao suporte material (hábitos comuns na leitura religiosa) diante de versões digitais de obras consideradas sagradas. Para tanto, pesquisou-se a utilização de versões digitais das seguintes obras: a Bíblia Sagrada (versão protestante), o Alcorão, o Livro de Mórmon e a Torá. Foram realizadas entrevistas com quatro leitores/usuários de versões digitais dessas escrituras, sendo um representante para cada um dos livros pesquisados. As entrevistas demonstram que, para o leitor da Bíblia e para o leitor do Livro de Mórmon, não há um caráter sagrado relacionado ao suporte que contém a obra. Entretanto, o primeiro argumenta que há práticas que são mais eficientes se forem feitas no papel, e ambos demonstram preocupações ligadas ao futuro do livro, especialmente sobre a relação que as novas gerações terão com as tecnologias impressas. O leitor do Alcorão enfatiza que a versão considerada sagrada é apenas a impressa e em árabe, mas ele manifesta grande aceitação pelas versões digitais, argumentando que possibilitam, entre outras coisas, maior disseminação da religião. O leitor da Torá aceita e usa versões digitais, no entanto estabelece uma hierarquia, afirmando que o livro impresso será sempre superior à versão digital, a qual servirá tão somente como uma ferramenta adicional à leitura do texto impresso, não como um substituto.
Downloads
References
AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral; GEIGER, Paulo. Dicionário histórico das religiões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, p. 297-300.
CHARTIER, Roger. Do códice ao monitor: a trajetória do escrito. Estudos Avançados. [on-line]. 1994, vol. 8, n. 21, p. 185-199.
CHARTIER, Roger. Comunicação pessoal. Curso de Altos Estudos Fronteiras do Pensamento. Porto Alegre, 22 de maio de 2007.
ECO, Umberto; CARRIÈRE, Jean-Claude. Não contem com o fim do livro. Tradução de André Telles. São Paulo: Record, 2010.
ELIADE, Mircea e COULIANO, Ioan P. Dicionário das religiões. São Paulo, Martins Fontes, 1995.
FISCHER, Steven R. A História da Leitura. Tradução de Cláudia Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
HINNELLS, John R (Org.). Dicionário das religiões. São Paulo: Editora Cultrix, 1989.
KÖNIG, Franz; WALDENFELS, Hans (orgs.). Léxico das religiões. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
RIBEIRO, Ana Elisa F. Novas tecnologias para ler e escrever. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTIDRIÁN, Pedro R. Dicionário básico das religiões. São Paulo: Santuário, 1996.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez 2002.
VILLAÇA, Nizia M. S. Impresso ou eletrônico? - um trajeto de leitura. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This is an open access article that allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium as long as the original article is properly cited.