The evolution of the university in the context of distance education and ICT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24378

Keywords:

Virtual learning environment, Open and distance learning, University education, Virtual classroom, Information and Communication Technologies

Abstract

the evolution of Information and Communication Technologies (ICT) brought new resources to the educational context to contribute to the teaching-learning process. Thus, this work aims at analyzing the impact of ICTs applied to the distance education at the Federal Institute of Minas Gerais – Campus Advanced Arcos. To this end, it was sought through a descriptive study to verify the use of ICT in the distance learning environment, pointing out how they can contribute to the development of students. As a main result, it was verified that the application of ICT favors the purpose of distance education as massification of learning, increasing the access and constitutional right to quality public education and social inclusion.

 

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Author Biographies

Nathan Peixoto Oliveira, Université de Bordeaux

Possui graduação em Engenharia de Produção pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2014), especialização em Gestão de Projetos pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e mestrado em Administração de Empresas pela Université de Bordeaux (2017). Membro da equipe editorial dos anais do UEADSL e Evidosol/Ciltec-online (UFMG). Tem experiência em magistério na área de matemática no pré-vestibular da UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro e profissional na área de gestão. Possui ênfase em pesquisa em Lógica Fuzzy, Apoio a Decisão Multicritério, Avaliação e Gerenciamento de projetos, Gestão Empresarial e Educação.

Jader Luís da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, Especialização em Análises Clínicas e Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização MBA Executivo em Saúde também pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Especialização em Docência com Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Biólogo registrado pelo Conselho Regional de Biologia - CRBio 04. Tem experiência como Professor no Ensino Fundamental, Médio e Técnico na Rede Estadual de Ensino. Tutor a Distância nos cursos de formação continuada e Pós-graduação no IFMG. Colaborador no Grupo Texto Livre da UFMG como coordenador do STIS e parecerista no UEADSL e no EVIDOSOL/CILTec.

Rômulo Henrique Gomes de Jesus, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Engenharia de Produção (UTFPR / PG). Graduado em Engenharia de produção (CEFET-RJ). Especialista em engenharia de segurança do trabalho (UFRJ). Áreas de pesquisa e interesse: parcerias estratégicas em energia renovável, bioenergia, energia renovável, cluster e energia.

Thales Volpe Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro de Produção, pela Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG, Passos, (Conclusão 2018). Especialização em Engenharia de Produção, pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP (Conclusão em 2019), Mestrado em andamento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR - Ponta Grossa. Atua na área de gestão de planejamento e controle de produção (PCP). Com experiência nas áreas de Compras, Custos, Logística, Qualidade, Planejamento e controle de manutenção (PCM), Melhoria de processos e Gestão de Projetos. Realização de consultorias em São Sebastião do Paraíso e região, nas áreas de custos, melhoria de processos, reestruturação e adequação de layout, entre outros.

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Published

2020-07-21

How to Cite

OLIVEIRA, N. P. .; SILVEIRA, J. L. da .; JESUS, R. H. G. de .; RODRIGUES, T. V. . The evolution of the university in the context of distance education and ICT. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 2, p. 201–215, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.24378. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24378. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Higher Education and Technology