A evolução da universidade no contexto do ensino a distância e das TICs
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24378Palavras-chave:
Ambiente virtual de aprendizagem, Ensino a distância, Ensino superior, Sala de aula virtual, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trouxe para o contexto educacional novos recursos para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, este trabalho possui como objetivo analisar o impacto das TICs aplicadas no Ensino a Distância (EaD) do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado Arcos. Para esse fim, buscou-se, por meio de um estudo descritivo, verificar o uso das TICs no ambiente do EaD, apontando como elas podem contribuir para a formação dos estudantes. Como principal resultado, foi verificado que a aplicação das TICs favorece o propósito da educação a distância como massificação do aprendizado, aumento do acesso e direito constitucional à educação pública de qualidade e inclusão social.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003.
ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância no Brasil: diretrizes políticas, fundamentos e práticas. In: 6 Congreso Iberoamericano, 4 Simposio Internacional de Informática Educativa, 7 Taller Internacional de Software Educativo [Archivo de ordenador]: IE-2002: Vigo, 20, 21, 22 de Noviembre de 2002. Servizo de Publicacións, 2002. p. 102.
ALONSO, K. M. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, 2010.
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, p. 83-94, 2011.
BARBOSA, C. M. A. M. A aprendizagem mediada por TICs: interação mediada por TICs e cognição em perspectiva. Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. RBAAD Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 11, p. 84-100, 2012.
BORBA, M. C.; ASKAR, P.; ENGELBRECHT, J.; GADANIDIS, G.; LLINARES, S.; AGUILAR, M. S. Blended learning, e-learning and mobile learning in mathemaTICss education. ZDM, v. 48, n. 5, p. 589-610, 2016.
BRASIL. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1998.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
CASTRO, C. M. Os dinossauros e as gazelas do ensino superior. In: MEYER JR, V. (Org.). Dinossauros, gazelas e tigres: novas abordagens da administração universitária – um diálogo Brasil e EUA. Florianópolis: Insular, 2000. p. 23-38.
CIDRAL, W. A.; OLIVEIRA, T.; DI FELICE, M.; APARICIO, M. E-learning success determinants: Brazilian empirical study. Computers & Education, v. 122, p. 273-290, 2018.
FARIAS, S. C. Os benefícios das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de educação a distância (EAD). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. 3, p. 15-29, 2013.
FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS – ForGRAD. Educação a Distância (EAD) na graduação: as políticas e as práticas. Curitiba, 2002.
GOMES, S. G. S. Tópicos em EAD. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
GOMES, S. G. S. Tópicos em educação a distância. 2016.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Institucional. Centro de Educação Aberta e a Distância. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/ceadop3/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 02 dez. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - 2014 a 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Resolução IFMG 019 de 09 de julho de 2014. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/ouropreto/institucional/plano-de-desenvolvimento-institucional/resolucao0192014anexopdi20142018_versaofinal_revisado_02_07_2014.pdf. Acesso em: 02 dez. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica ou Profissional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2019. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/arcos/documentos-do-site/ppc_ebp_03-12.pdf. Acesso em: 02 dez. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Resultados do curso a distância "Estratégias de Ensino e Aprendizagem". Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2018. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/arcos/noTICsias/primeiros-resultados-do-curso-a-distancia-estrategias-de-ensino-e-aprendizagem. Acesso em: 02 dez, 2019.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento da era da informática. 34. ed. 1998.
LOBO NETO, F. Educação a Distância sem distanciamento da educação. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 22, n. 123/124, p. 13-16, mar/jun., 1995.
MARTÍNEZ, D. É. G.; BIZELLI, J. L.; INFORSATO, E. C. Tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: o ambiente virtual de aprendizagem em curso semipresencial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 1421-1440, 2017.
MATTAR, J. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, Portal Educação, 2011.
MENDONÇA, J. R. C.; PAIVA, K. C. M.; PADILHA, M.; BARBOSA, M. A. C.; MARTINS, M. A. B. Competências Eletrônicas de Professores para Educação à distância no Ensino Superior no Brasil: discussão e proposição de modelo de análise. In: II Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos países e regiões de língua portuguesa. Macau, China: Por um Ensino Superior de Qualidade nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. 2012. p. 1-15.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC. TICs na EaD brasileira. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/busca?_3_keywords=%20TICs+na+Universidade+Brasileira+a+Dist%C3%A2ncia&_3_formDate=1441824476958&p_p_id=3&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=colun-p_p_col_count=1&_3_struts_action=. Acesso em: 28 nov. 2019.
MORENO, V.; CAVAZOTTE, F.; ALVES, I. Explaining university students’ effective use of e‐learning platforms. British Journal of Educational Technology, v. 48, n. 4, p. 995-1009, 2017.
PEREIRA, C. A.; WEN, C. L.; TAVARES, H. Alcohol abuse management in primary care: an e-learning course. Telemedicine and e-Health, v. 21, n. 3, p. 200-206, 2015.
PIMENTEL, N. M. Educação a distância. Florianópolis: Secretaria de educação a distância (SEAD/UFSC), 2006.
RODRIGUES, M. W.; ISOTANI, S.; ZÁRATE, L. E. Educational Data Mining: A review of evaluation process in the e-learning. Telematics and InformaTICss, v. 35, n. 6, p. 1701-1717, 2018.
SARAIVA, T. Educação a distância no Brasil: lições da história. Em aberto, v. 16, n. 70, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.