A evolução da universidade no contexto do ensino a distância e das TICs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24378

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Ensino a distância, Ensino superior, Sala de aula virtual, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trouxe para o contexto educacional novos recursos para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, este trabalho possui como objetivo analisar o impacto das TICs aplicadas no Ensino a Distância (EaD) do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado Arcos. Para esse fim, buscou-se, por meio de um estudo descritivo, verificar o uso das TICs no ambiente do EaD, apontando como elas podem contribuir para a formação dos estudantes. Como principal resultado, foi verificado que a aplicação das TICs favorece o propósito da educação a distância como massificação do aprendizado, aumento do acesso e direito constitucional à educação pública de qualidade e inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathan Peixoto Oliveira, Université de Bordeaux

Possui graduação em Engenharia de Produção pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2014), especialização em Gestão de Projetos pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e mestrado em Administração de Empresas pela Université de Bordeaux (2017). Membro da equipe editorial dos anais do UEADSL e Evidosol/Ciltec-online (UFMG). Tem experiência em magistério na área de matemática no pré-vestibular da UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro e profissional na área de gestão. Possui ênfase em pesquisa em Lógica Fuzzy, Apoio a Decisão Multicritério, Avaliação e Gerenciamento de projetos, Gestão Empresarial e Educação.

Jader Luís da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, Especialização em Análises Clínicas e Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização MBA Executivo em Saúde também pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Especialização em Docência com Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Biólogo registrado pelo Conselho Regional de Biologia - CRBio 04. Tem experiência como Professor no Ensino Fundamental, Médio e Técnico na Rede Estadual de Ensino. Tutor a Distância nos cursos de formação continuada e Pós-graduação no IFMG. Colaborador no Grupo Texto Livre da UFMG como coordenador do STIS e parecerista no UEADSL e no EVIDOSOL/CILTec.

Rômulo Henrique Gomes de Jesus, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Engenharia de Produção (UTFPR / PG). Graduado em Engenharia de produção (CEFET-RJ). Especialista em engenharia de segurança do trabalho (UFRJ). Áreas de pesquisa e interesse: parcerias estratégicas em energia renovável, bioenergia, energia renovável, cluster e energia.

Thales Volpe Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro de Produção, pela Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG, Passos, (Conclusão 2018). Especialização em Engenharia de Produção, pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP (Conclusão em 2019), Mestrado em andamento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR - Ponta Grossa. Atua na área de gestão de planejamento e controle de produção (PCP). Com experiência nas áreas de Compras, Custos, Logística, Qualidade, Planejamento e controle de manutenção (PCM), Melhoria de processos e Gestão de Projetos. Realização de consultorias em São Sebastião do Paraíso e região, nas áreas de custos, melhoria de processos, reestruturação e adequação de layout, entre outros.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003.

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância no Brasil: diretrizes políticas, fundamentos e práticas. In: 6 Congreso Iberoamericano, 4 Simposio Internacional de Informática Educativa, 7 Taller Internacional de Software Educativo [Archivo de ordenador]: IE-2002: Vigo, 20, 21, 22 de Noviembre de 2002. Servizo de Publicacións, 2002. p. 102.

ALONSO, K. M. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, 2010.

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, p. 83-94, 2011.

BARBOSA, C. M. A. M. A aprendizagem mediada por TICs: interação mediada por TICs e cognição em perspectiva. Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. RBAAD Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 11, p. 84-100, 2012.

BORBA, M. C.; ASKAR, P.; ENGELBRECHT, J.; GADANIDIS, G.; LLINARES, S.; AGUILAR, M. S. Blended learning, e-learning and mobile learning in mathemaTICss education. ZDM, v. 48, n. 5, p. 589-610, 2016.

BRASIL. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1998.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

CASTRO, C. M. Os dinossauros e as gazelas do ensino superior. In: MEYER JR, V. (Org.). Dinossauros, gazelas e tigres: novas abordagens da administração universitária – um diálogo Brasil e EUA. Florianópolis: Insular, 2000. p. 23-38.

CIDRAL, W. A.; OLIVEIRA, T.; DI FELICE, M.; APARICIO, M. E-learning success determinants: Brazilian empirical study. Computers & Education, v. 122, p. 273-290, 2018.

FARIAS, S. C. Os benefícios das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de educação a distância (EAD). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. 3, p. 15-29, 2013.

FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS – ForGRAD. Educação a Distância (EAD) na graduação: as políticas e as práticas. Curitiba, 2002.

GOMES, S. G. S. Tópicos em EAD. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.

GOMES, S. G. S. Tópicos em educação a distância. 2016.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Institucional. Centro de Educação Aberta e a Distância. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/ceadop3/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 02 dez. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - 2014 a 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Resolução IFMG 019 de 09 de julho de 2014. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/ouropreto/institucional/plano-de-desenvolvimento-institucional/resolucao0192014anexopdi20142018_versaofinal_revisado_02_07_2014.pdf. Acesso em: 02 dez. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica ou Profissional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2019. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/arcos/documentos-do-site/ppc_ebp_03-12.pdf. Acesso em: 02 dez. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Resultados do curso a distância "Estratégias de Ensino e Aprendizagem". Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2018. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/arcos/noTICsias/primeiros-resultados-do-curso-a-distancia-estrategias-de-ensino-e-aprendizagem. Acesso em: 02 dez, 2019.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento da era da informática. 34. ed. 1998.

LOBO NETO, F. Educação a Distância sem distanciamento da educação. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 22, n. 123/124, p. 13-16, mar/jun., 1995.

MARTÍNEZ, D. É. G.; BIZELLI, J. L.; INFORSATO, E. C. Tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: o ambiente virtual de aprendizagem em curso semipresencial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 1421-1440, 2017.

MATTAR, J. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, Portal Educação, 2011.

MENDONÇA, J. R. C.; PAIVA, K. C. M.; PADILHA, M.; BARBOSA, M. A. C.; MARTINS, M. A. B. Competências Eletrônicas de Professores para Educação à distância no Ensino Superior no Brasil: discussão e proposição de modelo de análise. In: II Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos países e regiões de língua portuguesa. Macau, China: Por um Ensino Superior de Qualidade nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. 2012. p. 1-15.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC. TICs na EaD brasileira. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/busca?_3_keywords=%20TICs+na+Universidade+Brasileira+a+Dist%C3%A2ncia&_3_formDate=1441824476958&p_p_id=3&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=colun-p_p_col_count=1&_3_struts_action=. Acesso em: 28 nov. 2019.

MORENO, V.; CAVAZOTTE, F.; ALVES, I. Explaining university students’ effective use of e‐learning platforms. British Journal of Educational Technology, v. 48, n. 4, p. 995-1009, 2017.

PEREIRA, C. A.; WEN, C. L.; TAVARES, H. Alcohol abuse management in primary care: an e-learning course. Telemedicine and e-Health, v. 21, n. 3, p. 200-206, 2015.

PIMENTEL, N. M. Educação a distância. Florianópolis: Secretaria de educação a distância (SEAD/UFSC), 2006.

RODRIGUES, M. W.; ISOTANI, S.; ZÁRATE, L. E. Educational Data Mining: A review of evaluation process in the e-learning. Telematics and InformaTICss, v. 35, n. 6, p. 1701-1717, 2018.

SARAIVA, T. Educação a distância no Brasil: lições da história. Em aberto, v. 16, n. 70, 2008.

Publicado

21-07-2020

Como Citar

OLIVEIRA, N. P. .; SILVEIRA, J. L. da .; JESUS, R. H. G. de .; RODRIGUES, T. V. . A evolução da universidade no contexto do ensino a distância e das TICs. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 2, p. 201–215, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.24378. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24378. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino Superior e Tecnologia