Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.25-33Palabras clave:
Bullying. Educação. Diálogo. Aceitação.Resumen
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o bullying a partir de uma análise semiótica, de viés greimasiano, de um excerto da Revista Nova Escola que aborda o caso Casey Heynes que, por sua vez, refere-se a um vídeo de sucesso veiculado na internet, no qual a vítima de bullying se rebela e agride violentamente um de seus algozes. O texto questiona, sobretudo, o papel da escola em casos como esse. Tais reflexões têm como propósito entender o papel do sujeito nessa narrativa e sua relação com o objeto, qual seja, livrar-se do bullying. Desse modo, acreditamos ser possível melhor entender acerca dos processos de construção de valores como a violência, a exemplo do bullying, discussão de extrema importância na contemporaneidade.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. 12. Ed, São Paulo: Hucitec, 2006.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Emergência de comunidades virtuais de aprendizagem engajadas: quando questões identitárias (não) resultam em diálogo. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, Instituto de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte. 191f. 2010.
MATTE, Ana C. F. Veridicção e Paixão: entrelaçamentos narrativos e discursivos. 2011. No prelo.
LARA, Gláucia Muniz Proença; MATTE, Ana Cristina Fricke. Ensaios de Semiótica: aprendendo com o texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
MATTE, Ana C. F. Veridicção e Paixão: entrelaçamentos narrativos e discursivos. 2011. No prelo.
MEIRELLES, Elisa. Caso Casey Heynes: o bullying e a omissão da escola. Nova Escola. [on line]. 2011. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/casocasey-heynes-bullying-omissao-escola-622917.shtml. Acesso em: 14/04/2012.
SOBRAL, Adail. Considerações epistemológicas sobre a semiótica greimasiana. Estudos Semióticos. [on-line]. Volume 5, Número 1, São Paulo, 2009, p. 63–74. Disponível em:
http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es/eSSe51/2009esse51-asobral.pdf. Acesso em 06-12-2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.