Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade

Autores/as

  • Carlos Henrique Silva de Castro UFMG
  • Ester Junia da Silva UFMG
  • Elisângela Rodrigues Andrade Vieira Helal UNIVALE
  • Ghisene Santos Alecrim Gonçalves Prefeitura de Contagem

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.25-33

Palabras clave:

Bullying. Educação. Diálogo. Aceitação.

Resumen

O objetivo deste trabalho é refletir sobre o bullying a partir de uma análise semiótica, de viés greimasiano, de um excerto da Revista Nova Escola que aborda o caso Casey Heynes que, por sua vez, refere-se a um vídeo de sucesso veiculado na internet, no qual a vítima de bullying se rebela e agride violentamente um de seus algozes. O texto questiona, sobretudo, o papel da escola em casos como esse. Tais reflexões têm como propósito entender o papel do sujeito nessa narrativa e sua relação com o objeto, qual seja, livrar-se do bullying. Desse modo, acreditamos ser possível melhor entender acerca dos processos de construção de valores como a violência, a exemplo do bullying, discussão de extrema importância na contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Henrique Silva de Castro, UFMG

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais, é mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA de Belo Horizonte com pesquisa sobre produção linguística em ambientes virtuais com vistas à formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem (2009-2010). É bacharel e licenciado em Letras/Português pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000-2005). É Especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA de Belo Horizonte (2007-2008) e em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2008-2009). É tutor de graduação na FALE/UFMG pelo projeto REUNI. Interessa-se pela formação de comunidades virtuais de aprendizagem, pelo uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação na educação e pelo ensino de Português.

Citas

BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. 12. Ed, São Paulo: Hucitec, 2006.

CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Emergência de comunidades virtuais de aprendizagem engajadas: quando questões identitárias (não) resultam em diálogo. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, Instituto de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte. 191f. 2010.

MATTE, Ana C. F. Veridicção e Paixão: entrelaçamentos narrativos e discursivos. 2011. No prelo.

LARA, Gláucia Muniz Proença; MATTE, Ana Cristina Fricke. Ensaios de Semiótica: aprendendo com o texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

MATTE, Ana C. F. Veridicção e Paixão: entrelaçamentos narrativos e discursivos. 2011. No prelo.

MEIRELLES, Elisa. Caso Casey Heynes: o bullying e a omissão da escola. Nova Escola. [on line]. 2011. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/casocasey-heynes-bullying-omissao-escola-622917.shtml. Acesso em: 14/04/2012.

SOBRAL, Adail. Considerações epistemológicas sobre a semiótica greimasiana. Estudos Semióticos. [on-line]. Volume 5, Número 1, São Paulo, 2009, p. 63–74. Disponível em:

http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es/eSSe51/2009esse51-asobral.pdf. Acesso em 06-12-2011.

Publicado

23-04-2012

Cómo citar

CASTRO, C. H. S. de; SILVA, E. J. da; HELAL, E. R. A. V.; GONÇALVES, G. S. A. Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 1, p. 25–33, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.1.25-33. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16606. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Análisis semiótico de la comunicación