Extensão para a educação: a experiência de capacitação a distância do Espaço do Produtor

Autores

  • João Batista Mota Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Silvane Guimarães Silva Gomes Universidade Federal de Viçosa
  • Estela da Silva Leonardo Universidade Federal de Viçosa(UFV)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.1.160-172

Palavras-chave:

cursos livres, educação a distância, espaço do produtor, extensão.

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta e analisa os resultados da experiência do site Espaço do Produtor, desenvolvido e mantido pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para isso, associaram-se os resultados coletados por pesquisa realizada com os usuários em 2012 a uma revisão literária sobre o tema, particularmente sobre os cursos online oferecidos pelo site. Neles, são utilizados recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a fim de estimular o autoaprendizado do usuário, dentre outras particularidades da Educação a Distância (EaD). Ao mesmo tempo, pretende-se confirmar a viabilidade técnica e institucional de se desenvolver um site para a realização de atividades de extensão de universidades públicas, fundamentando-as com dados e depoimentos da pesquisa. Entre os empecilhos para o desenvolvimento de atividades e projetos de extensão estão o alto custo e a falta de estímulo para participação de pesquisadores e de alunos. Conclui-se que, com o site, é possível alcançar um grande público, que muitas vezes, por condições geográficas ou falta de tempo, não poderia se dedicar a um curso presencial ou a distância. Além disso, o usuário consegue se aprofundar no assunto, que tem grande importância para a sua tomada de decisões presentes ou futuras na vida profissional e no dia a dia.

PALAVRAS-CHAVE: cursos livres; educação a distância; espaço do produtor; extensão.

 

ABSTRACT: This article presents and analyzes the results of the experience related to Espaço do produtor’s website (Producer space, in free translation), developed and maintained by Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), from Universidade Federal de Viçosa (UFV). For this purpose, we associated the results acquired by researches made with the website users in 2012, and a literature review about the theme, particularly about the online courses offered by the website. In those courses, the information and communication technologies (TIC) were used to stimulate users’ self-learning, among others e-learning particularities. At the same time, we intend to confirm the technical and institutional viability to develop a website to promote extension activities in education public institutions, grounding them with the help of data and research testimonials. Among the obstacles for the development of activities and extension projects, we found the high costs and the lack of incentive for researches and students’ participation. We conclude that it is possible to reach a large audience, that often, due to geographic condition or lack of time, could not dedicate to a classroom or distance course. Besides that, the user can go further in the matter, which has big importance for his decisions, in the present or future, for the professional or everyday life.

KEYWORDS: free courses; distance learning; Espaço do produtor; extension.

Biografia do Autor

  • João Batista Mota, Universidade Federal de Viçosa (UFV)
    Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-linha de pesquisa Redes sociais e processos de comunicação) e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuou como repórter e editor em veículos de comunicação impressos e TV. Foi editor durante 13 anos da TV Viçosa-emissora vinculada à UFV-, onde também atuou como diretor de 2003 a 2005. Atualmente, é responsável pelo setor de Conteúdo da CEAD-UFV, que abrange da elaboração de roteiros de vídeos à produção/adaptação de materiais didáticos. Na CEAD, responde, dentre outros trabalhos, pelo Espaço do Produtor– site de extensão rural desenvolvido e mantido pela Coordenadoria. Disponível em: https://www2.cead.ufv.br/espacoProdutor/scripts/inicio.php
  • Silvane Guimarães Silva Gomes, Universidade Federal de Viçosa

    Professora da Universidade Federal de Viçosa e diretora da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD). Bacharela e Licenciada em Economia Doméstica, Mestre em Economia Familiar e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, com ênfase em uso de novas tecnologias no processo educacional e aprendizagem ativa. Pesquisadora e estudiosa dos temas: metodologias de aprendizagem ativa, uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem, educação a distância e produção de material didático para EAD

  • Estela da Silva Leonardo, Universidade Federal de Viçosa(UFV)

    Estudante do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa (MG), na área de concentração de Estudos Literários. Licenciada em Letras pela mesmo universidade. Atua na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFV na área de apoio pedagógico para o ambiente virtual de aprendizagem PVANet e na produção de materiais didáticos para cursos a distância. Interesse em pesquisa na área de: tecnologias na educação, educação a distância, ensino de literatura mediado pelo uso de tecnologias, formação do leitor.

Referências

Brasil. Decreto-lei n. 19.850 de 11 de abril de 1931. Cria o Conselho Nacional de Educação. Brasília, 1931. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 12 jul. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade em EAD. Brasília: MEC, Secretaria de Educação a Distância. 2007.

BRASIL. Senado Federal. Lei n, 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 12 jul. 2016.

BROOK, D. O tsunami provocado pela internet nas universidades. Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, 7 maio 2012. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/509241-o-tsunami-provocado-pela-internet-nas-universidades. Acesso em: 12 jul. 2016.

CAMPOS, J. P. Avaliação e projeto de interfaces humano-computador do PVANet II. 2007. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Viçosa, 2007.

CASTELLS, M. A. A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 2005.

CENSO EaD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012. Curitiba: Ibpex, 2013. Disponível em: http://www.abed.org.br/censoead/censoEAD.BR_2012_pt.pdf. Acesso em: 25 mar. 2014.

CHERMANN, M.; BONINI, L. M. Educação a Distância. Novas tecnologias em ambientes de aprendizagem pela Internet. Mogi das Cruzes, SP: Universidade Braz Cubas, 2000.

CORREA, E. J. Institucionalização da extensão nas universidades públicas brasileiras: estudo comparativo 1993/2004. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

CSEH, M. et al. Re-conceptualizing Marsick and Watkins' model of informal and incidental learning in the workplace. Proceedings of the 1999 Conference of the Academy of Human Resource Development, 1999 apud FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. A teoria sobre aprendizagem informal e suas implicações nas organizações. Revista Gestão, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 193-208, maio/ago. 2010.

ENES, T. Arquivo Histórico da Universidade Federal de Viçosa: subsídios e perspectivas para a história da educação superior no Brasil do século XX. In: CONGRESSO LUSOBRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., Uberlândia, 2006. Anais... Uberlândia: Editora da UFU, 2006. 1 CD-ROM. p. 5108-5116.

ESPAÇO do Produtor. 2011. Disponível em: https://www2.cead.ufv.br/espacoProdutor/scripts/inicio.php. Acesso em: 23 jun. 2016.

FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. A teoria sobre aprendizagem informal e suas implicações nas organizações. Revista Gestão, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 193-208. maio/ago. 2010.

FREIRE, R. B. Repensando a extensão universitária. Participação, Brasília, n. 7, p. 12-15, 2000.

FURTER, P. O planejador e a educação permanente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 27, p. 73-99, 1978. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1731/. Acesso em: 30 jul. 2015.

KUNSCH, M. M. K. Universidade e comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

MORAN, J. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 23, n.126, p. 24-26, set.-out. 1995.

PUNIE, Y. et al. A review of the impact of ICT on learning: working paper prepared for DG EAC, October 2006. Luxemburg: European Commission, Joint Research Centre, Institute for Prospective Technological Studies, 2008. Disponível em: http://www.jrc.ec.europa.eu/. Acesso em: 24 jun. 2016.

SANTOS, B. S. Plano Nacional de Extensão Universitária: 2000/2001. Disponível em: http://www.portal.ufpa.br/docsege/Planonacionaldeextensaouniversitaria.pdf. Acesso em: 12 jul. 2016.

SILVA, M. G. M.; SPELLER, P. Extensão universitária: qual o seu lugar no contexto da universidade? apud TORRES, A. F. B. Análise e sistematização das proposições sobre a extensão universitária brasileira. 2003. 223 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

SILVA, U. M. da. Extensão universitária: a interação do conhecimento na Semana do Fazendeiro – UFV. Viçosa: UFV, 1995.

TORI, R. A distância que aproxima. Revista de Educação a Distância, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 1-7, 2002. Disponível em: http://www.abed.org.br/. Acesso em: 10 jun. 2015. TORRES, A. F. B. Análise e sistematização das proposições sobre a extensão universitária brasileira. 2003. 223 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento. Relatório de atividades 2010. Viçosa, MG: Divisão de Gráfica Universitária, 2010. Relatório.

VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Publicado

13-07-2016

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

Extensão para a educação: a experiência de capacitação a distância do Espaço do Produtor. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 1, p. 160–172, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.1.160-172. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16720. Acesso em: 24 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 64

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)