FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POR UMA PEDAGOGIA INTEGRADORA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Education of teachers for the Professional and Technological Education: for an integrator pedagogy of the Professional Education

Autores/as

  • Ronaldo Marcos de Lima Araújo UFPA

Palabras clave:

Educação, Formação de professores

Resumen

A dualidade estrutural da educação brasileira reproduziu as posições dos diferentes segmentos sociais na divisão social do trabalho, atribuindo a alguns a possibilidade de exercer o pensar e o conceber, entendidos como reservados às atividades chamadas atividades manuais. Se há problemas e preconceitos advindos desta realidade que atingem os profissionais da educação básica, são alarmantes
suas repercussões na formação, exercício e valorização dos profissionais da educação profissional. Eles são alvo ainda mais frágil da segmentação e das hierarquias do saber. Sofrem, portanto, uma dupla discriminação: como formadores e como formandos, eles mesmos, da educação profissional.

Publicado

2010-05-24

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POR UMA PEDAGOGIA INTEGRADORA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Education of teachers for the Professional and Technological Education: for an integrator pedagogy of the Professional Education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 53–63, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8586. Acesso em: 28 may. 2025.

Artículos similares

1-10 de 862

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a