FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POR UMA PEDAGOGIA INTEGRADORA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Education of teachers for the Professional and Technological Education: for an integrator pedagogy of the Professional Education

Authors

  • Ronaldo Marcos de Lima Araújo UFPA

Keywords:

Educação, Formação de professores

Abstract

A dualidade estrutural da educação brasileira reproduziu as posições dos diferentes segmentos sociais na divisão social do trabalho, atribuindo a alguns a possibilidade de exercer o pensar e o conceber, entendidos como reservados às atividades chamadas atividades manuais. Se há problemas e preconceitos advindos desta realidade que atingem os profissionais da educação básica, são alarmantes
suas repercussões na formação, exercício e valorização dos profissionais da educação profissional. Eles são alvo ainda mais frágil da segmentação e das hierarquias do saber. Sofrem, portanto, uma dupla discriminação: como formadores e como formandos, eles mesmos, da educação profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-05-24

How to Cite

ARAÚJO, R. M. de L. FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POR UMA PEDAGOGIA INTEGRADORA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Education of teachers for the Professional and Technological Education: for an integrator pedagogy of the Professional Education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 53–63, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8586. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.