SABERES NO TRABALHO ENTRE EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS: REFLEXÕES INICIAIS / Knowledge at work between experiences and memories: initial reflection

Auteurs

  • Charles Moreira Cunha FaE/UFMG

Mots-clés :

Memória, Experiência, Saberes no trabalho

Résumé

O artigo interroga o quanto podemos compreender as memórias como experiência que podem se atualizar nos saberes do trabalho. Autores como Maurice Halbwachs (1974, 1994, 2004), Walter Benjamin (1994, 2006), Michael Pollak (1989), Yves Schwartz e Louis Durrive (2007), Paolo Jedlowski (1987, 2003), Jacques Duraffourg (1997), Carlos Rodrigues Brandão (1998) e Ecléa Bosi (1994, 2003) são confrontados em permanência às histórias que narram trabalhadores em nossos encontros de pesquisa, ensino e extensão. Nesse confronto, podemos compreender como memórias individuais e coletivas são coconstruídas e permanecem imbricadas e, sabendo que se nem toda memória pode ser objeto de narrativas, podemos vislumbrar como ela reverbera na forma de saberes nos atos de trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Charles Moreira Cunha, FaE/UFMG

Doutorado e Mestrado em Educação pela FaE/UFMG, Graduação em Geografia pela PUCMINAS. Professor Adjunto da FaE/UFMG.

Téléchargements

Publiée

2013-12-08

Comment citer

CUNHA, C. M. SABERES NO TRABALHO ENTRE EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS: REFLEXÕES INICIAIS / Knowledge at work between experiences and memories: initial reflection. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 209–222, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9233. Acesso em: 18 mai. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

> >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.