Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula
Palavras-chave:
Formação de ProfessoresResumo
O estudo de aula leva os professores arefletirem, através de um trabalho eminentemente colaborativo, sobre a suaprática profissional. Neste artigo, analisamos as possibilidades formativas dosestudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professoresrelativas à prática letiva, comenfoque na seleção de tarefas e na análise do raciocínio dos alunos, bem como àsua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, seguiu-se umametodologia qualitativa e interpretativa, tendo por base a observaçãoparticipante. O estudo de aula que apresentamos decorreu num Agrupamentode Escolas, situado numa zona rural, e envolveu cinco professoras dos primeirosanos e uma equipa do Instituto de Educação. Os resultados reforçam a ideia queos estudos de aula podem proporcionar aos professores um olhar mais atentosobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e levá-los a valorizarmais os processos de raciocínio dos seus alunos.Downloads
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