Revistas

  • Aletria: Revista de Estudos de Literatura

    Aletria: Revista de Estudos de Literatura é um periódico trimestral, com avaliação de pares, mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 1993. Tem como missão fomentar a produção acadêmica sobre Estudos Literários e Culturais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate na área.

    A revista Aletria aceita, em fluxo contínuo, artigos inéditos em sua especialidade: ensaios sobre estudos literários e culturais e resenhas e recensões críticas de obras literárias e de obras científicas na área de literatura e teoria literária.

    Não se cobra dos autores pela publicação.

  • Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG

    Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG (Brasil) é um periódico semestral, com avaliação de pares, editado em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) pela Universidade Federal de Minas Gerais desde 2007, dedicado à publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e trabalhos artísticos da área de Estudos Judaicos. Tem como missão fomentar a produção acadêmica do Brasil e do exterior permitindo a divulgação de pesquisas e contribuindo para o debate contínuo na área.

  • Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

    Periódico do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG que busca a preservação da memória e a promoção do conhecimento por meio da publicação de pesquisas científicas sobretudo nos campos da arqueologia, biodiversidade, geociências, farmacologia (farmacognosia), museologia, conservação e restauro.

  • Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas

    A revista Bibliotecas Universitárias é uma publicação semestral de natureza científica editada pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) voltada para pesquisadores e profissionais de informação. Sua missão é difundir o conhecimento em Biblioteconomia e Ciência da Informação, temas pertinentes às bibliotecas universitárias, abrangendo as questões teóricas e práticas das áreas, em seus aspectos tecnológicos, humanos, sociais e afins. 

  • Arquivos em Odontologia

    A revista Arquivos em Odontologia (ISSN: 2178 - 1990) é uma publicação científica contínua do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). A revista tem classificação B3 Qualis Capes, é revisada por pares (sistema duplo-cego). A missão da revista é promover e divulgar a produção intelectual no campo da saúde e da educação em Odontologia e áreas afins, avaliando e publicando artigos originais de pesquisa básica e aplicada nas seguintes categorias: pesquisa original, revisões sistemática e integrativa, casos clínicos e cartas ao Editor. Os artigos publicados são disponibilizados de forma gratuita através da plataforma SEER.

  • Caderno de Ciências Agrárias

    O CADERNO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS é uma publicação científica eletrônica de acesso aberto, de fluxo contínuo, vinculada ao Instituto de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com sede  na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. De caráter científico e acadêmico, este periódico publica pesquisas inéditas nas áreas de Ciências Agrárias e áreas correlatas.

  • Cadernos de Pesquisa

    Revista do antigo Departamento de Linguística e Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1978 e 1994
  • Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura

    Revista do antigo Departamento de Linguística e Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1978 e 1994
  • Cadernos do Leste

    O periódico Cadernos do Leste (1679-5806) é o periódico acadêmico revisado por pares do Laboratório de Estudos Territoriais (Leste) do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi publicado pela primeira vez em 2000, é circulado anualmente, por meio de publicações impressas e acesso on-line. O foco principal da publicação é divulgar importantes pesquisas científicas originais nas áreas das geociências e dos estudos territoriais, bem como notícias relacionadas a políticas científicas e outros assuntos de interesse a pesquisadores ou que tenham implicações para a geociências e geotecnologias. Embora seja a revista do Laboratório de Estudos Territoriais, são aceitos trabalhos de toda a comunidade acadêmica que tenham pertinência com o escopo do periódico, que foi classificado recentemente como B2 pela Capes (2017-2020). O Cadernos do Leste está sediado na sala 335 do IGC/UFMG.

  • ConTextura

    1. Encadeamento; modo como estão ligadas entre si as diferentes partes de um todo organizado; conexão completa e organizada; diversidade de ideias e emoções que formam uma rede complexa, um contexto. 2. Conjunto, todo, totalidade; aquilo que constitui o texto no seu todo. 3. Com-textura; ato ou efeito de tecer, tecido, trama. 4. Texto com textura; Contextura.

    A revista Contextura é uma iniciativa do corpo discente da UFMG, coordenada e editada pelo PET-Filosofia, com o intuito de divulgar a produção intelectual de jovens pesquisadores e discentes em Filosofia de todo o Brasil. 

    Convidamos os leitores a se cadastrarem no serviço de notificação de publicação da revista. Clique em Cadastro no menu superior da página. O cadastro permitirá ao leitor receber o sumário via e-mail a cada nova edição. A lista procura também reivindicar um nível básico de apoio ou de leitura da revista. Leia a Política de privacidade, que assegura aos leitores que seus nomes e endereços informados não serão utilizados para outros fins.

    Deseja enviar contribuições à revista?
    Nós recebemos artigos em fluxo contínuo. Convidamos todos a conferir a seção o Submissões e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema e confiram as exigências antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão. 

  • Educação em Revista

    Clique aqui para fazer nova submissão ou para ver suas submissões pendentes.

    Sobre a Revista

    Educação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Tem como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores (as) de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. A revista publica em português, ou inglês, ou espanhol, manuscritos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.

    Histórico

    Educação em Revista - UFMG foi criada em 1985 com a edição de dois números anuais. Em 2009, a sua periodicidade passou a ser trimestral, buscando dar vazão mais rapidamente à demanda apresentada. Em 2011, foi implantado o sistema ahead of print, pelo qual os artigos aprovados são previamente divulgados, antes da publicação definitiva em periódico. Educação em Revista foi o primeiro periódico brasileiro da área educacional a implantar este tipo de publicação. Em 2012, a revista alterou novamente a periodicidade, passando a adotar a publicação quadrimestral.

    Em 2016, a revista optou pelo formato exclusivamente eletrônico e, a partir de 2017, pela publicação em fluxo contínuo, que possibilita maior agilidade e maior transparência na tramitação dos manuscritos. Com essa medida foi possível aumentar em 25% os trabalhos publicados anualmente. Por este histórico, constata-se que o periódico Educação em Revista passou a ser um veículo reconhecido pela comunidade acadêmica nacional e internacional e procurado pelos (as) pesquisadores (as) para publicação de seus manuscritos.

     

    Em 2021, em consonância com a Ciência Aberta, a Educação em Revista passou a adotar política editorial envolvendo: a aceitação de preprints, disponibilização de materiais suplementares da pesquisa e abertura do processo de peer review. Torna-se relevante destacar que a experiência com avaliação por pares aberta teve início em 2023.  A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado que passou por avaliação aberta. Os (as) avaliadores (as) recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons. Com essas práticas, a Educação em Revista busca promover maior transparência nos processos de produção do conhecimento, bem como proporcionar o compartilhamento e reutilização dos dados e demais conteúdos das pesquisas.

     

    A Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com esses princípios, a Educação em Revista passou a adotar uma série de práticas, como a política de acesso aberto, o código de boas práticas e o uso das redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Para artigos com múltipla autoria é requerida a indicação do papel de cada um dos autores. Além disso, incentiva-se o compartilhamento dos dados de análise, instrumentos, roteiros e materiais disponibilizados em repositórios on-line, como: SciELO, Zenodo, Figshare e OSF e o link deve ser divulgado no trabalho. Os (as) autores (as) devem optar por formatos de arquivos a partir dos quais os dados possam ser extraídos, objetivando maximizar a acessibilidade e a reutilização do conjunto de dados. Caso não possam ser publicados, essa informação deve ser indicada no manuscrito.

     

    Educação em Revista está classificada no Qualis-Capes como A1, desde 2013, nas áreas de Educação, Linguística e Artes e Filosofia/Teologia. É um dos periódicos classificados como “específicos da área educacional” em avaliação promovida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, em 2006, quando recebeu a menção “Nacional A”. No Qualis Capes 2017-2020 a Educação em Revista permaneceu com A1.

    A revista encontra-se hoje organizada em seis seções:

    1. Artigos:Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área.
    2. Resenhas:Reúne manuscritos que apresentem leitura crítica de obras relevantes para a área educacional que tenham sido publicadas nos últimos 2 anos.
    3. Resenhas Avaliativas: Reúne resenhas avaliativas originadas de processo de avaliação por pares aberta de manuscritos.
    4. Palavra aberta:Reúne artigos de opinião sobre temas atuais de repercussão na área educacional.
    5. Entrevistas:Reúne entrevistas inéditas que apresentem contribuições relevantes para o campo educacional.
    6. Dossiê:Reúne conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebido a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos(as) editores(as).

    Informações básicas 

    Educação em Revista é um periódico de acesso aberto, exclusivamente eletrônico, que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores/as de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.

    Este periódico publica artigos inéditos, em fluxo contínuo, que apresentam resultados de pesquisas empíricas ou teóricas. A critério dos/as editores/as, publicam-se ainda revisões críticas da produção científica e acadêmica na área; dossiês temáticos destinados à revisão de áreas e/ou à análise de questões emergentes da pesquisa educacional; resenhas de obras de interesse para o campo e entrevistas. 

    Está classificada no Qualis-Capes como A1, desde 2013, nas áreas de Educação, Linguística e Artes e Filosofia/Teologia. É um dos periódicos classificados como “específicos da área educacional” em avaliação promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED.

    Bases Indexadoras

    • Diadorim (IBICT), Brasília, DF, Brasil
    • Directory of Open Access Journals (DOAJ)
    • Edubase (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
    • Educ@ (Fundação Carlos Chagas)
    • Latindex (UNAM), Ciudad del México, México
    • Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil
    • Sistema de Editoração Eletrônica (SEER/IBICT), Brasília, DF, Brasil
    • Scientific Electronic Library Online - SciELO
    • Sistema de Información Científica - Redalyc Clacso - Facultad de Ciencias Políticas Y Administración Pública – Universidad Autônoma del Estado de México, Ciudad del México, México
    • Sumários.Org - Ribeirão Preto, SP, Brasil

    Propriedade intelectual

    Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

    Divulgação nas Redes Sociais

    Patrocinadores

    O periódico recebe financiamento de:

  • (Des)troços: revista de pensamento radical

    (Des)troços: revista de pensamiento radical (e-ISSN 2763-518X) es una revista electrónica semestral de acceso abierto y publicación continua del grupo de investigación "El estado de excepción en el Brasil contemporáneo: para una lectura crítica del argumento de la emergencia en el escenario político-jurídico nacional", perteneciente al Departamento de Derecho del Trabajo e Introducción al Estudio del Derecho de la Facultad de Derecho de la Universidad Federal de Minas Gerais.

    Nuestra línea editorial propone desafiar la tradición filosófica establecida, dando espacio a corrientes de pensamiento subterráneas o marginales con el objetivo de promover una crítica radical y no disciplinada de los discursos filosóficos que han dado forma y siguen dando forma a la construcción del Derecho y el Estado en Occidente. Estos discursos, basados en visiones autoritarias de lo político, ocultan estructuras y mecanismos de dominación, como el género, la clase, la raza y la sexualidad, que terminan normalizando la excepción y legitimando la violencia del poder político-jurídico.

    La revista acepta artículos en flujo continuo para los dos números del volumen anual, así como contribuciones a dossiers temáticos.

  • Ensaio Investigación en educación científica

    Revista de flujo continuo, arbitrada por pares, que publica artículos nacionales e internacionales inéditos, de carácter empírico o teórico, con temas de interés para el campo de la investigación en Educación en Ciencias y sus interlocuciones con las ciencias sociales y humanas, buscando cumplir con criterios de rigor académico y pertinencia social y educativa.

    La publicación de la revista Ensaio Research in Science Education está a cargo del Centro de Enseñanza de las Ciencias y Matemáticas - CECIMIG (www.fae.ufmg/cecimig), agencia de investigación y extensión en el área de educación científica de la Facultad de Ciencias. Educación de UFMG. La revista también cuenta con el apoyo del Programa de Posgrado en Educación de la UFMG (Nivel 7 en Capes) y alianzas interinstitucionales en nuestra composición editorial: universidades brasileñas (UFOP, UFJF, UFES, CEFET-RJ, UNESP, UFSC, UFABC, USP, UFRB) e internacionales (King's College of London, Universidad de Santiago de Compostela, Universidad de Groningen).

    Su primer número fue editado en el segundo semestre de 1999. Posteriormente, fue disponible en formato electrónico, con 3 números por año. A partir de 2017, se convirtió en publicación anual.

    Durante los últimos veinte años, hemos buscado consolidarnos como una revista de referencia en el campo de la educación científica. Buscamos siempre mejorar nuestro proceso de recepción, evaluación y publicación de artículos, contando con un equipo editorial calificado, con el apoyo de colaboradores de diferentes instituciones. 

    El título abreviado del periódico es Ens. Pesqui. Educ. Cien. (Belo Horizonte), que debe ser usado en bibliografías, notas al pie de página, referencias y subtítulos bibliográficos.

  • Ensaios de Literatura e Filologia

     

    Revista do antigo Departamento de Letras Clássicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1978 e 1987.

  • Estudos Germânicos

     

    Revista do antigo Departamento de Letras Germânicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1980 e 1989.

  • FuLiA/UFMG

    A FuLiA/UFMG é uma revista eletrônica científica e artística sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, quadrimestral, de fluxo contínuo, com o objetivo de atender às demandas crescentes de publicações de pesquisas sobre o futebol e outros esporte em diálogo com os estudos da linguagem, das artes, das humanidades, da educação e do lazer.

    A FuLiA/UFMG foi fundada em 2016 pelos pesquisadores Elcio Loureiro Cornelsen e Gustavo Cerqueira Guimarães e está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, fundado em 2010.

    O periódico aceita submissões de artigos e ensaios de doutores ou doutorandos para as seções DossiêParalelas e Poética, além de textos para as seções Resenha, Entrevista e Tradução & Edição.

    Artigos de mestres, mestrandos, graduados ou graduandos somente em coautoria com doutores ou doutorandos. 

    A revista aceita submissão de artigos derivados de teses ou dissertações. No entanto,  artigos publicados em Anais serão aceitos apenas se estiverem substancialmente reformulados.

    A FuLiA/UFMG segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e não admite comportamentos antiéticos e nem tolera quaisquer formas de plágio.

    Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão

    A seção Poética está aberta à submissão de Ensaios de pesquisadores doutores, entre sete e doze páginas, sobre a representação do(s) esporte(s) na literatura e/ou nas outras artes. As normas de submissão são as mesmas da seção de artigos. Sob a curadoria dos editores, essa seção publica trabalhos artísticos em diálogo com a temática do dossiê.

    A seção Poética já publicou trabalhos artísticos de Alexandre Junior (desenho), Ana Martins Marques (poesia), Braulio Tavares (narrativa), Caio Junqueira Maciel (poesia), Cristovão Tezza (narrativa), Daniel Kfouri (fotografia), Duke (charge), Ed Marte (fotografia), Elcio Cornelsen (poesia), Eugênio Sávio (fotografia), Ewerton Martins Ribeiro (narrativa), Gustavo Cerqueira Guimarães (narrativa e poesia), Juliano Klevanskis (narrativa), Kaio Carmona (poesia), Kátia Lombardi (fotografia), Luis Maffei (ensaio), Marcelo Dolabela (poesia), Mário Alex Rosa (poesia), Michael Augustin (desenho), Paulina Chiziane (narrativa), Patrícia Azevedo (fotografia/curadoria), Rafael Fava Belúzio (narrativa), Renato Negrão (poesia), Skank (canção), Tatiana Pequeno (poesia) e Wagner Moreira (poesia).

    A revista está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA) da Faculdade de Letras da UFMG, fundado em 2010. 

     

    Imagem do portal: Um a zero (fragmento), 2012, Pablo Lobato (Brasil/MG).

  • Fronteiras da Representação do Conhecimento

    Fronteiras da Representação do Conhecimento é uma revista vinculada ao grupo de pesquisa Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (ReCOL) certificado pelo CNPq, com 15 anos de atuação ao longo dos quais reuniu mais de 500 publicações em Ciência da Informação e dezenas de alunos formados em mestrado e doutorado.

    Editor: Prof. Mauricio B. Almeida, UFMG

    Indexado: Brapci / DOAJ

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    Estão abertas as SUBMISSÕES 

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    Open Access Statement

    This is an open access journal which means that all content is freely available without charge to the user or his/her institution. Users are allowed to read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of the articles, or use them for any other lawful purpose, without asking prior permission from the publisher or the author. This is in accordance with the BOAI definition of open access.

     

  • Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia

    Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia é uma revista on-line, publicada quadrimestralmente por universidades federais sediadas no Estado de Minais Gerais que possuem curso de Psicologia - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Federal de Uberlândia.

    Versão On-line ISSN 1983-8220

    A Revista destina-se a pesquisadores e profissionais de Psicologia e áreas afins. O objetivo da revista é difundir e debater os avanços em Psicologia. Publica trabalhos originais com até 25 páginas, na forma de: Relatos de pesquisa (quantitativos e qualitativos), Ensaios, Revisões de literatura e Relatos de Experiência.

    Os manuscritos submetidos a Gerais devem ser inéditos, não podendo ter sido publicados anteriormente, nem estar simultaneamente submetidos a outros periódicos e/ou para publicação em outros veículos.

    Missão
    A Revista destina-se a pesquisadores e profissionais de Psicologia e áreas afins. O objetivo da revista é difundir e debater os avanços em Psicologia. Publica trabalhos originais, na forma de relatos de pesquisa, ensaios, revisões de literatura e relatos de experiência referentes ao campo da Psicologia e áreas afins.

     

    Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha

    Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901

    contato.editoriagerais@gmail.com

     

    APOIO:
     
  • Indisciplinar

    A Indisciplinar é uma revista acadêmica digital editada pelo grupo de pesquisa Indisciplinar (Escola de Arquitetura - UFMG / CNPq). Propondo-se como reflexão sobre a construção do espaço urbano, bem como sobre a estruturação do saber científico, esta publicação almeja integrar produções acadêmicas (de graduandos a pesquisadores consolidados na área), a análises conduzidas por outros atores fundamentais no debate sobre a produção do espaço e as disputas territoriais – como artistas, ativistas e agentes de movimentos sociais e populares. É de interesse da revista fomentar o debate sobre a construção do espaço urbano a partir de um projeto transdisciplinar, capaz de evidenciar os interesses transversais e transescalares envolvidos nas disputas territoriais, sejam eles políticos, econômicos e/ou sociais. Assim como nas demais áreas de atuação do grupo Indisciplinar, a revista almeja relacionar ensino, pesquisa e extensão e confere destaque às proposições de novas metodologias científicas. 

    A proposta multidisciplinar da revista incentiva artigos em diversas áreas do conhecimento, como: urbanismo, arquitetura, artes, design, educação, direito, ciências sociais, ciências políticas, engenharias, dentre outras.

    ISSN: 2525-3263

    revista.indisciplinar.com

  • Interfaces - Revista de Extensão da UFMG

    Interfaces – Revista de Extensión de UFMG es el periódico publicado por la Prorrectoría de Extensión de la Universidad Federal de Minas Gerais (Proex/UFMG) dedicada a los estudios extensionistas desarrollados en contextos nacionales y internacionales. En formato bilingüe (portugués-español), su objetivo es contribuir con análisis y reflexiones acerca de los fundamentos, los conceptos, las experiencias extensionistas y sus repercusiones, buscando fortalecer el diálogo Universidad-Sociedad. Como desdoblamientos de la publicación, la UFMG espera contribuir con los procesos de formación académica y ciudadana, con la democratización del conocimiento, con la ampliación de los derechos sociales así como el desarrollo de políticas públicas fundamentadas en diálogo con las cuestiones sociales contemporáneas.

    Interfaces es una revista de acceso abierto que garantiza el acceso irrestricto a la lectura de sus artículos y no cobra impuestos a los autores.. La revista adopta Creative Commons Attribution 4.0 Attribution International License CC BY.
  • Journal of Information and Data Management

    JIDM is an electronic journal that is published three times a year. Its focus is on information and data management in large repositories and document collections. Specifically, it relates to different areas from Computer Science, including databases, information retrieval, digital libraries, knowledge discovery, data mining, geographic information systems, among others.
  • LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer

    Licere es una revista editada por el Programa Interdisciplinario de Posgrado en Ocio en Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil, sin fines lucrativos. Está abierto a recibir contribuciones de profesionales de las más diferentes áreas de especialización y capacitación, siempre y cuando tengan la intención de contribuir al progreso de la discusión sobre Ocio en nuestro contexto.

  • Lundiana: International Journal of Biodiversity

    Lundiana é uma revista de acesso aberto com revisão por pares que publica artigos a respeito de todos os aspectos da biodiversidade em um modelo de publicação contínua (na medida em que os artigos vão sendo editados, sem o atraso causado pela espera por fechar volumes). Lundiana aceita artigos taxonômicos, especialmente com a descrição de novos táxons e espécies, de biologia da conservação, ecologia, filogenia, filogeografia, estudos a respeito da diversidade genética de espécies nativas ou introduzidas, educação, divulgação científica e história da ciência a respeito da biodiversiade. Lundiana também espera ser um canal para opiniões da comunidade científica e da população em geral em políticas a respeito da biodiversidade.

    ISSN Eletrônico: 2675-5327

  • Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658

    A Múltiplos Olhares em Ciência da Informação é uma revista de publicação científica em formato eletrônico de acesso aberto e gratuito vinculada à Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ela promove a comunicação científica das produções de pesquisas dos discentes e docentes de graduação e pós-graduação do campo da Ciência da Informação. 

    Em 2020, a Revista foi integrada ao Portal de Periódicos da UFMG e iniciou o processo de publicação contínua e atribuição de DOI em todas publicações. Nesse quadriênio (2021- 2024) passou por reformulações na política editorial e no layout , capacitação da equipe, ações para divulgação científica nas redes sociais (Instagram e LinkedIn), foi indexada e preservada no Latindex, DOAJ, EuroPub, Oasisbr, Diadorim, Cariniana e Miguilim e passou a adotar práticas da ciência aberta. Todas essas ações resultaram em um maior controle de qualidade dos manuscritos, diminuindo o tempo médio de avaliação e otimizando todos os processos editoriais. 

    Colabore com a revista, submetendo seu artigo ou seja também um avaliador.

    Para se cadastrar como avaliador preencha o formulário aqui!

  • Mosaico: Estudos em Psicologia

    A Mosaico: Estudos em Psicologia, criada em 12 de fevereiro de 2007, iniciou sua reorganização em 18 de maio de 2016, é o veículo periódico de divulgação científica de discentes de graduação e pós-graduação, vinculado ao Centro Acadêmico de Psicologia da UFMG e editado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

    O periódico preza por um Corpo Editorial formado por alunos de graduação e pós-graduação, e um Conselho Consultivo formado por professores-pesquisadores, salvaguardando a qualidade das publicações. Entendemos que o envolvimento discente com a pesquisa científica contribui para sua formação, na medida em que desperta a possibilidade de participar ativamente do seu saber, desenvolvendo a responsabilidade no trato com as questões da ciência, senso crítico e dever social.

    A Mosaico publicou, anualmente, artigos originais em língua portuguesa até o ano de 2012, suspendendo suas atividades e publicações entre 2013 e 2016. Foi reativada em maio de 2016 iniciando sua reorganização e sendo reaberta a submissão de novos manuscritos. A partir de 2018, a Mosaico publicou, anualmente, exclusivamente via eletrônica, artigos originais em língua portuguesa. A partir de 2023, a Mosaico se tornou um periódico A4 e publicará, semestralmente, exclusivamente via eletrônica, artigos originais em língua portuguesa de graduandos, pós-graduandos, recém-graduados e recém pós-graduados a menos de um ano nas seguintes categorias: estudos teóricos/ensaios, relatos de pesquisa, revisão crítica de literatura, relatos de experiência profissional, comentário crítico, e entrevistas.

     

  • Nuntius Antiquus

    Nuntius Antiquus é um periódico semestral, de fluxo contínuo, com avaliação de pares, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008. Publica artigos científicos tendo como temática culturas e literaturas da Antiguidade e da Idade Média. Tem como missão fomentar a produção científica na área de estudos clássicos e medievais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. A revista destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros voltados estritamente para os domínios da Antiguidade e do Medievo.

    Não se cobra dos autores pela publicação.

    Qualis A2 (quadriênio 2017–2020).

     
  • O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira

    A revista O Eixo e a Roda tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Brasileira, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos.

  • Per Musi

    PER MUSI - Revista Acadêmica de Música (ISSN 2317-6377) es una revista que tiene como objetivo publicar artículos científicos bien estructurados y fundamentados en portugués, inglés y español, que constituyan contribuciones relevantes para las diversas subáreas de la música. Eventualmente, Per Musi publica partituras, reseñas y entrevistas relacionadas con la investigación en Música. La presentación de trabajos es continua durante todo el año.

    Los autores deben registrarse para acceder al área de presentación.

  • Outramargem: revista de Filosofia

    A Outramargem: revista de filosofia, é uma publicação eletrônica internacional fundada por iniciativa de discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O principal objetivo é divulgar pesquisas de pós-graduandos, nacionais e internacionais, no âmbito da filosofia e áreas afins,  promovendo o intercâmbio entre os pesquisadores por meio de artigos, resenhas, traduções e entrevistas.

  • Perspectivas em Ciência da Informação

    Perspectivas em Ciência da Informação es una publicación trimestral de la Escola de Ciência da Informação de la Universidade Federal de Minas Gerais. Fue lanzado en 1996, reemplazando a la Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Difunde artículos científicos, informes de investigación, estudios teóricos, revisiones de literatura, textos didácticos, relatos de experiencia, traducciones y reseñas en las áreas de Ciencias de la Información, Archivística, Biblioteconomía, Museología y áreas afines.

     

    Su clasificación Qualis – CAPES (2017-2020):

    • A2 – Comunicación e Información y otras áreas del conocimiento

    Perspectinvas em Ciência da Informação está disponible en Acceso Abierto, en el sistema Open Journal Systems (OJS), anteriormente llamado Electronic Journal Publishing Service (SEER) y no tiene otro dominio o dirección electrónica.

    Los autores que deseen enviar artículos a la revista pueden obtener más información en "Directrices para los autores"

    Invitamos a los lectores a registrarse en el notificación de publicación de la revista. El registro permitirá al lector recibir el Resumen vía e-mail de cada nueva edición.

    ISSN: 1413-9936 (impreso)
               1981-5344 (electrónico)

  • Perspectiva Pictorum

    A Revista Perspectiva Pictorum (ISSN: 2965-1085) é um periódico de Artes e Cultura  que recebe contribuições nacionais e internacionais de diversas disciplinas ligadas às expressões artísticas. Concentrando-se nas interlocuções do campo de Artes e áreas correlatas, tais como a história da arte, as artes plásticas e visuais, design, filosofia, estética, comunicação, restauro (arquitetônico e pictórico) entre outras, a revista tem como objetivo proporcionar um espaço de divulgação e discussão de trabalhos acadêmicos direcionados a estas temáticas, bem como suas conexões com outros campos de conhecimento. 

  • Phasis

     

    Estudos camonianos das comemorações do IV Centenário da publicação de Os Lusíadas, publicados em 1973.

  • PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG

    La Revista PÓS es periódico académico electrónico publicado por el Programa de Posgrado en Artes de la Universidad Federal de Minas Gerais. Creado en 2011, acepta artículos, ensayos, traducciones, ensayos visuales y entrevistas en las siguientes áreas de Arte: Bellas Artes, Visuales e Interartes; Interartes y Experiencia en Educación; Artes escénicas; Cine; Poética digital y Preservación del Patrimonio Cultural. Se aceptan materiales originales de doctores o estudiantes de doctorado. La evaluación se realiza mediante el sistema doble ciego. La revista es de libre acceso para autores y lectores y contiene un consejo editorial con una gran mayoría de miembros que no pertenecen a la UFMG, incluidos asesores internacionales.

    Este trabajo se llevó a cabo con el apoyo de la Coordinación para el mejoramiento de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) - Código de Financiación 001

    Entre los años 2020, 2021 y 2022, la revista recibió financiamiento de FAPEMIG para cubrir los costos de maquetación y revisión de texto de los números publicados.

  • REME-Revista Mineira de Enfermagem

    A REME - Revista Mineira de Enfermagem é uma publicação periódica técnico-científica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/EE), sediada em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil.
    Destina-se à publicação de artigos elaborados por profissionais e acadêmicos da área da saúde e da enfermagem com foco na educação, pesquisa, gestão e prática de assistência à saúde, são aceitos artigos que possam contribuir para a ampliação do conhecimento e para o desenvolvimento da saúde e da enfermagem.
    São aceitos para publicação artigos de pesquisa,  revisão, reflexão  e relato de caso ou de experiência. Além dos tipos de artigos citados, a revista conta com publicação de editoriais, produzidos por Experts em determinada área, a convite dos editores da revista ou carta ao editor.

  • Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras

    Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras é um periódico anual, com avaliação de pares, mantido pelaFaculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil) desde 2008. É veiculado unicamente em formato eletrônico, tendo como objetivo contribuir com a divulgação dos trabalhos de pesquisa linguística e literária que vem sendo realizados por alunos de pós-graduação (doutorado e mestrado) e de graduação de cursos de Letras. A proposta da revista é estimular a elaboração de trabalhos completos e inéditos na corrente teórica pertinente.

    Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras is a peer-reviewed annual journal, sponsored by the School of Lettersof the Federal University of Minas Gerais (Brazil) since 2008. It is published only in electronic format, aiming to share research in Linguistics and Literature conducted by students of Graduate and Undergraduate programs. The proposal of the journal is to stimulate the development of complete and original works in adequate theoretical framework.
  • Revista Brasileira de Estudos do Lazer

    A Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL - é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL - http://anpel.com.br/) sem fins lucrativos que objetiva divulgar a produção científica nacional e internacional sobre o Lazer e temas afins.

  • Revista Brasileira de Estudos Políticos

    Desde dezembro de 1956, a Revista Brasileira de Estudos Políticos – RBEP revela a sua vocação como arena da discussão científica que privilegia idéias, doutrinas, problemas e institutos abordados criticamente. A linha editorial da RBEP é de intensa interdisciplinaridade, abrindo os saberes jurídicos para os humanísticos, tanto em dimensão clássica quanto em dimensão social, tornando-se espaço de publicação e veiculação de ideias jurídicas, que dialoguem com questões políticas, filosóficas e sociais.

  • Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

    A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e tem como objetivo disseminar resultados e reflexões advindos de investigações conduzidas na área de Educação em Ciências, com ética e eficiência, de forma a contribuir para a consolidação da área, para a formação de pesquisadores, e para a produção de conhecimentos em Educação em Ciências, que fundamentem o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com o bem estar social.

    Atualmente, está classificada como A1 no QUALIS CAPES (2017-2020).

    e-ISSN: 1984-2686  ISSN:1806-5104

  • Revista da Universidade Federal de Minas Gerais

    El principal objetivo de esta importante revista de nuestra universidad es abordar temas específicos desde una perspectiva interdisciplinaria y transversal. Respondiendo a un proyecto trazado en su relanzamiento en 2012, en 2020 pasó a formar parte de las actividades del Instituto de Estudios Avanzados Transdisciplinarios de la UFMG, con periodicidad cuatrimestral y en versión digital alojada en el Portal de Pediatría de la UFMG. Creada en 1929 con el nombre de Revista da Universidade de Minas Gerais, recibió su nombre actual en 1965 y sufrió una interrupción en su publicación en 1969, que se prolongó durante 43 años. La Revista UFMG es una publicación trimestral de la Universidad Federal de Minas Gerais.
    
    ISSN: 2316-770X
  • Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG

        O periódico “Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG” teve seu primeiro número publicado no ano de 1972 revelando-se desde então como uma significativa fonte de informação para difusão do conhecimento científico produzido no campo da Biblioteconomia brasileira e internacional de forma inovadora, empreendedora e a frente de seu tempo desde a década de 70. Este empreendimento, sem dúvidas, contribuiu com a construção do protagonismo científico e acadêmico da então Escola de Biblioteconomia da UFMG, que se tornou em fevereiro do ano 2000, a Escola de Ciência da Informação da UFMG.

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  • Revista de Ciências do Estado

    La Revista de Ciências do Estado – REVICE es una revista científica que es el resultado de la joven licenciatura en el grado de Ciências do Estado (2008) de la Facultad de Derecho de la Universidade Federal de Minas Gerais. REVICE tuvo su primer número publicado en julio de 2016, que inauguró un nuevo campo de publicaciones en el área de las ciencias del Estado. Así como la graduación, la Revista de Ciencias del Estado presenta un perfil de intensa interdisciplinariedad, que forma parte del conocimiento político, jurídico y social para el diálogo transversal con las diversas áreas del conocimiento en humanidades.

    En su corto período de existencia, REVICE ha demostrado ser un importante centro de discusión científica, tanto de estudiantes como de profesores, que privilegia el enfoque crítico de problemas, teorías, doctrinas y realidades, convirtiéndose en un espacio para la publicación de estudios filosóficos, históricos, problematizantes, teóricos o prácticos de las ciencias del Estado.

    La Revista de Ciências do Estado también pretende construir un entorno calificado para la discusión de temas que requieren enfoques diferenciados y metodologías innovadoras, capaces de enfrentar desafíos contemporáneos que afectan y a menudo confluyen con el Estado, la Política, la Ciudadanía, los Estudios Estratégicos, la Administración Pública y la Gobernanza Pública; por lo tanto, habrá obras privilegiadas que valoren conexiones originales e innovadoras en los campos del conocimiento y que retomen y dialoguen con artículos anteriores de la propia REVICE.

    Inspirado en la división entre dos cursos de la licenciatura en Ciências do Estado, que se desarrolla tanto en el camino del Estado Democrático y la Contemporaneidad como en el camino de la Democracia y la Gobernanza Social, REVICE acepta enfoques de lo local a lo global. La Revista de Ciências do Estado tiene como objetivo alentar a los estudiantes de grado y posgrado a formar sus habilidades de investigación en el área, contribuyendo no solo a su formación académica, sino también a la sociedad civil.

    La Revista de Ciências do Estado está clasificada por la Capes como A4 en la Clasificación de Publicaciones Periódicas para el Cuatrienal 2017-2020. e-ISSN 2525-8036 / ISSN 2595-6051.

  • Revista de Direito Comparado e Estudos Culturais

    A Revista de Direito Comparado e Estudos Culturais é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG reunindo artigos inéditos (em base nacional e internacional), com o objetivo de estimular estudos comparatistas e internacionalistas críticos, orientados pela interdisciplinaridade e que levem em consideração as complexas dinâmicas culturais e identitárias, a partir das quais se formulam, em contextos distintos, diferentes soluções normativas.

     

  • Revista de Estudos de Língua Portuguesa

    Revista do antigo Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil), publicada entre 1982 e 1987.
  • Revista de Música Vocal Erudita Brasileira

    Editada em Belo Horizonte (MG, Brasil), pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, a Revista de Música Vocal Erudita Brasileira possui abrangência internacional e periodicidade com fluxo contínuo, com avaliação de pares. Criado em 2023, o periódico é dedicado à publicação de artigos inéditos em português, inglês e espanhol, além de resenhas, traduções, entrevistas e partituras sobre canções de câmara, óperas e composições corais brasileiras.

  • Revista do Centro Pedagógico

    A Revista do Centro Pedagógico está vinculada à Editora CP, sendo uma iniciativa do corpo docente e técnico do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.  O principal objetivo é publicar artigos e dossiês sobre temas que contribuam para o debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área. É dirigida a pesquisadores, profissionais e estudantes da Educação.

    O ISSN da Revista do Centro Pedagógico é 2965-8020.

  • Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável

    A Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: ambiente Construído e patrimônio sustentável, tem por objetivo o debate em profundidade de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, através da publicação de contribuições técnicas e científicas originais abordando em especial o meio-ambiente e o patrimônio cultural e natural.

  • Revista Kriterion

    Kriterion es una revista alojada en la Universidad Federal de Minas Gerais, Departamento de Filosofía, y fue publicada por primera vez en 1947. Su objetivo es publicar investigación original de alta calidad en la filosofía.

    Periodicidad: Cuatrimestral.

    Áreas de interés: Filosofía y temas relacionados.

    Fuentes de indexación: SciELO (América Latina), Philosopher’s Index (EE.UU.), MLA Internacional Bibliography (Nueva York, EE.UU.), Bilbiographie de la Philosophie (Lovaina, Bélgica), CCN/IBICT (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas, Brasil), Pergamum (Sistema Integrado de Bibliotecas, Brasil)

  • Revista Docência do Ensino Superior

    La Revista Docência do Ensino Superior es una revista científica editada por GIZ - Dirección de Innovación y Metodologías de Enseñanza, vinculada al Rectorado de Graduados de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG), y se presenta como un espacio para el debate y la reflexión sobre actividades de la educación superior.

    Se publican textos originales, con resultados de investigaciones, ensayos o informes de experiencias que abordan temas relacionados con la enseñanza en la educación superior, tales como metodologías de enseñanza y aprendizaje, desarrollo de materiales didácticos y recursos pedagógicos, estrategias de evaluación, entre otros, en las diferentes áreas de conocimiento. También se aceptan para publicación resúmenes de tesis y disertaciones, entrevistas y reseñas.

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  • Revista Multiface Online

    A Revista Multiface Online (ISSN 2358-9760) é uma iniciativa dos bolsistas do Programa de Ensino Tutorial (PET) dos cursos de Ciências Econômicas e de Administração e do Sistema de Bolsas do curso de Relações Econômicas Internacionais da FACE/UFMG.

    A revista não tem fins lucrativos e é uma publicação científica exclusiva de alunos de graduação ou de artigos provenientes de trabalhos feitos para a conclusão do curso. Ela busca ser aberta a uma orientação pluralista, admitindo trabalhos de diferentes correntes teóricas, além de trabalhos não necessariamente ligados a um formato padrão de artigo científico.

    Os artigos publicados são listados e indexados em bases bibliográficas internacionais (DOAJ, Scientific Indexing ServicesLatindex,  Google ScholarSumários de Revistas BrasileirasDigital Object Identifier). 

  • Revista Geonomos

    Revista do Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa, órgão complementar do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, que visa aumentar a comunicação entre os geocientistas, publicando artigos originais e inéditos de caráter técnico-científico nos campos relacionados à Geologia e Geociências. Publicada desde 1993, tem a periodicidade composta por dois volumes anuais.

  • Revista Práxis Comunal

    A Revista Práxis Comunal (ISSN: 2596-1020) foi concebida como um periódico científico digital com dupla perspectiva: por um lado, abarcar todo o diversificado universo da teoria marxista, e por outro, contemplar prioritariamente, mas não exclusivamente, os campos da Antropologia, da Arqueologia e da História. Nosso periódico está vinculado ao Laboratório de Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais, que possui uma trajetória significativa no âmbito da difusão de conhecimento crítico baseado na tradição marxista de pensamento, sendo que, na contemporaneidade, ainda é possível identificar vestígios dessa influência. Não poderíamos deixar de notar que a opção por criar essa revista no contexto da Fafich é fruto de um desejo de ampliar tal condição. Somos financiados pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMG, o CACS, um histórico Centro Acadêmico de representação estudantil. 

    O objetivo principal da revista está voltado para a divulgação e o debate incluindo textos clássicos e contemporâneos tendo como referência a diversidade presente hoje no que foi acima denominado de “universo da teoria marxista”. A divulgação de textos contemporâneos abre a possibilidade para que debates sejam viabilizados tendo como referência as posições dos diferentes autores. São bem vindas abordagens teóricas e práticas da teoria marxista tratando de situações específicas da realidade social. Serão contemplados artigos de dossiê, de temática livre, resenhas e traduções. A submissão poderá ser realizada a partir da titulação de graduando. Essa opção tem o objetivo de estimular jovens pesquisadores a desenvolverem suas produções científicas. 

    As submissões devem ser feitas somente através do email "praxiscomunal@fafich.ufmg.br". 
    Para quaisquer dúvidas, contata-nos também pelo email supracitado.

  • Revista Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos

     

    Revista semestral vinculada ao Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 2005 e 2010.

  • Tabebuia


    Tabebuia é um periódico mantido pelo Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil) desde 2009.

  • Revista Três Pontos

    A Revista Três [...] Pontos é um periódico de publicação semestral editado pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMG. Destinada a estimular a produção de artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiência e entrevistas entre GRADUANDOS(AS) ou RECÉM-GRADUADOS(AS) há no máximo um ano.

    Buscando sempre se apresentar como ampla e plural no que diz respeito a suas posições científicas e político-ideológicas, a Revista Três [...] Pontos abre espaço para publicações de alunos de qualquer instituição universitária do Brasil, inclusive advindas de outros cursos, reiterando a importância de diversas perspectivas sobre temas que são compartilhados também por outras áreas do conhecimento.
  • Teia: Revista Literária dos Estudantes de Letras

    Revista destinada à divulgação de textos literários do corpo discente da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 2011 e 2012.

  • Temporalidades

    Temporalidades é um periódico semestral dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de História da UFMG. Trata-se de um espaço voltado para a publicação de trabalhos originais produzidos por pesquisadores da área de História, ou que com ela dialoguem, sem restrição de titulação, apesar de voltar-se, preferencialmente, para um público constituÌdo por alunos de pós-graduação o de todo o Brasil e também do exterior.
  • Trabalho & Educação

    A revista Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X é um periódico quadrimestral, publicado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Texto Livre

    Texto Livre es una revista de publicación continua, en línea de acceso abierto mantenida por la Facultad de Letras de la Universidad Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008. Publica artículos científicos, relatos de experiencias, ensayos, reseñas críticas, entrevistas y dossiers, con revisión por pares, que abordan la multi / pluri / inter / transdisciplinariedad en los campos de la lingüística, semiótica, educación, comunicación, tecnologías de la información e informática, traducción, robótica y cultura libre relacionado con las tecnologías. Su misión es impulsar la producción científica en estos campos, permitiendo que investigadores de Brasil y del exterior difundan sus investigaciones y contribuyan al debate y al progreso científico en el área. Temas relacionados de interés para esta publicación son: enseñanza de idiomas mediada por tecnología, comunicación en los medios, uso de tecnologías en la enseñanza-aprendizaje, recursos educativos abiertos, cultura libre, inclusión digital, alfabetización digital, impacto de las tecnologías en la traducción, difusión en software libre y otros temas relacionados con las tecnologías. La revista acepta textos en portugués, español, inglés y francés. Texto Livre está dirigido a investigadores y un público no académico interesado en los temas de la revista.

  • Transversal: International Journal for the Historiography of Science

    Transversal: International Journal for the Historiography of Science is an open-access semiannual [June and December] online journal published by the Graduate Program in History (Science and Culture in History) of Federal University of Minas Gerais (Universidade Federal de Minas Gerais).
     
    Transversal: International Journal for the Historiography of Science promotes scholarly research in the historiography of science and chronicles its history and criticism. Although historiography of science is a sub-discipline of History, we construe this subject broadly to include analysis of the historiography of science produced by history of science, philosophy of science, science education and related disciplines. By focusing its analysis on the different historical, social and epistemological implications of science, historiography of science is a transversal knowledge with respect to the production of science, hence the name of this journal. In order to accomplish its purpose, Transversal: International Journal for the Historiography of Science discusses historical, theoretical, conceptual and methodological aspects of the different themes, works and authors present in this tradition, as well as the new approaches in the recent historiography of science.
  • Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica

    Vestigios – Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica promove a aproximação e interação de pesquisadores que trabalham com este campo do conhecimento na região. Trata-se de uma publicação pluralista, voltada principalmente a apoiar a produção teórica e a formulação e o desenvolvimento de abordagens alternativas que dêm conta das dinâmicas particulares que têm construído nossas sociedades.