Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e tem como objetivo disseminar resultados e reflexões advindos de investigações conduzidas na área de Educação em Ciências, com ética e eficiência, de forma a contribuir para a consolidação da área, para a formação de pesquisadores, e para a produção de conhecimentos em Educação em Ciências, que fundamentem o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com o bem estar social.

Atualmente, está classificada como A1 no QUALIS CAPES (2017-2020).

e-ISSN: 1984-2686  ISSN:1806-5104

Anúncios

Convite XIV ENPEC

2023-09-27

Prezadas(os) colaboradoras(es) da RBPEC, boa tarde!

Em nome da comissão editorial o convidamos para participar, durante o XIV ENPEC, em Caldas Novas, das seguintes atividades:

Escola de Formação
Encontro 10: Editoração de periódicos acadêmicos em educação em ciências

Ministrantes:
Silvania Sousa Do Nascimento (UFMG/RBPEC);
Aline Andréia Nicolli (UFAC/RBPEC);
Alice Alexandre Pagan (UFMT/RBPEC),
Márcia Gorette (UFRN/RBPEC) e Suzani Cassini (UFSC/RBPEC)

Data: 02/10
Horário: 14h às 17h

Encontro de Editores de Periódicos em Educação em Ciências

Mediadoras:
Márcia Gorette (UFRN/RBPEC)
Aline Andréia Nicolli (UFAC/RBPEC)

Convidadas(os):
Roberto Nardi (UNESP-Bauru) Ciência e Educação
Katia Calligaris (UFPE) Currículo & Docência
Anderson Ricardo Carlos, representando Ygor Bernardes dos Santos (USP) Balbúrdia
Terezinha Valim Oliver Gonçalves (UFPA) Amazônia-Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática

Data: 03/10
Horário: 19h às 21h
Local: Centro de Convenções DIROMA

MESA-REDONDA 05: POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA

Objetivo: Discutir como as pesquisas em Educação em Ciências têm articulado os mecanismos de divulgação de informações públicas da Ciência. O espaço midiático e jornalístico é uma ferramenta importante no processo de comunicação do conhecimento, no entanto, existe a necessidade de desvelar o pano de fundo dessas informações e entender os impactos na formação para a cidadania. Além disso, a mesa terá como foco legitimar a figura docente, pois é em sala de aula que, muitas vezes aparecem informações oriundas de saberes não conceituais, insuficientes, ingênuos, frutos da comunicação pública da Ciência.

Palestrantes:
Mailce Borges Mota (UFSC)
Andrea Carvalho Vieira (CAPES/MEC)
Silvania Sousa Do Nascimento (UFMG/RBPEC)

Mediadora:
Alice Alexandre Pagan (UFMT/RBPEC)

Data: 04/10
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Auditório do Hotel Exclusive

Tema em Debate:
Encontro 6: Periódicos da Educação em Ciências: os desafios e as perspectivas da editoria e publicação na área

Debatedoras(es):
Ana Luiza de Quadros (UFMG);
Silvania Sousa do Nascimento (UFMG/RBPEC);
Paula Cristina Cardoso Mendonça (UFOP);

Mediador:
Luiz Gustavo Franco Silveira (UFMG)

Data: 04/10
Horário: 19h às 21h
Local: Centro de Convenções DIROMA

Encontro de Pesquisadores Íberos e do Sul Global da Educação em Ciências

Palestrantes:
IRLAN VON LINSINGEN (PPGECT/UFSC)
BRUNO ANDRADE PINTO MONTEIRO (UFRJ/MACAÉ)
SUZANI CASSIANI (UFSC)
BRUNO FERREIRA DOS SANTOS (UESB)
JAIRO ANDRÉS VELÁSQUEZ SARRIA (Universidad del Tolima/Colombia)

Data: 05/10
Horário: 17 `às 19h
Local: Auditório do Hotel Exclusive

TEMA 12: UMA “GIRA” DECOLONIAL NAS EDUCAÇÕES EM CIÊNCIAS: SITUANDO SABERES, REDES DE CONHECIMENTO E PERSPECTIVAS DO SUL GLOBAL

Debatedores(as):
Fabiana Aparecida de Carvalho (UEM);
Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFRJ);
Yonier Alexander Orozco Marin (UFNT)

Mediador(a):
Suzani Cassiani (UFSC)

Data: 06/10
Horário: 10 às 12h
Local: Salas – Centro de Convenções DIROMA

Saiba mais sobre Convite XIV ENPEC

Edição Atual

v. 23 (2023): Janeiro-Dezembro
Publicado: 2023-01-29

Diálogos com Autores e Leitores

Editorial

Artigos

Ver Todas as Edições

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e tem como objetivo divulgar resultados e reflexões advindos de investigações conduzidas na área de Educação em Ciências, com ética e eficiência, de forma a contribuir com a consolidação da área, a formação de pesquisadores e a produção de conhecimentos em Educação em Ciências, que fundamentem o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com o bem-estar social.

Atualmente, ela está classificada como A1 no QUALIS CAPES (2017-2020).

e-ISSN: 1984-2686  ISSN:1806-5104