Revistas

  • Aletria: Revista de Estudos de Literatura


    Aletria: Revista de Estudos de Literatura é um periódico trimestral, com avaliação de pares, mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 1993. Tem como missão fomentar a produção acadêmica sobre Estudos Literários e Culturais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate na área.


    A revista Aletria aceita, em fluxo contínuo, artigos inéditos em sua especialidade: ensaios sobre estudos literários e culturais e resenhas e recensões críticas de obras literárias e de obras científicas na área de literatura e teoria literária.

    Não se cobra dos autores pela publicação.


     ______

    Aletria: Revista de Estudos de Literatura is a peer-reviewed journal published every three monsths, sponsored by the Graduate Program in Literary Studies of the School of Letters of the Federal University of Minas Gerais (Brazil) since 1993. It aims to promote scholarly production in the Literary and Cultural Studies area, allowing researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the academic debate. 


    Aletria continually receives unpliblished works in its field: essays on Literary and Cultural Studies and reviews of literary and cientific works in the field of Literature and Literature Theory.


    Free of charge. 

  • Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG

    Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG (Brasil) é um periódico semestral, com avaliação de pares, editado em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) pela Universidade Federal de Minas Gerais desde 2007, dedicado à publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e trabalhos artísticos da área de Estudos Judaicos. Tem como missão fomentar a produção acadêmica do Brasil e do exterior permitindo a divulgação de pesquisas e contribuindo para o debate contínuo na área.

  • Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

    Periódico do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG que busca a preservação da memória e a promoção do conhecimento por meio de publicação de pesquisas científica nos campos da arqueologia, botânica, cartografia, museologia, dentre outras.

  • Arquivos em Odontologia

    A revista Arquivos em Odontologia, fundada em 1964, é considerada uma das primeiras publicações científicas brasileiras da área. Inicialmente, a revista recebeu o nome de Arquivos do Centro de Estudos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A partir do ano de 1997, passou a ser designada pelo nome atual. A revista é vinculada ao Colegiado de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG.


     


     A Arquivos em Odontologia visa promover e divulgar a produção intelectual no campo da saúde e da educação em Odontologia, avaliando e publicando artigos originais de pesquisa básica e aplicada. A revista conta com o processo de submissão online e utiliza o sistema double blind peer review (revisão por pares) para garantir uma avaliação justa da qualidade da pesquisa. Os artigos publicados são disponibilizados de forma gratuita através da plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).


     

  • Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas

    A revista Bibliotecas Universitárias é uma publicação semestral de natureza científica editada pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) voltada para pesquisadores e profissionais de informação. Sua missão é difundir o conhecimento em Biblioteconomia e Ciência da Informação, temas pertinentes às bibliotecas universitárias, abrangendo as questões teóricas e práticas das áreas, em seus aspectos tecnológicos, humanos, sociais e afins. 

  • Caderno de Ciências Agrárias

    O CADERNO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS é uma publicação científica eletrônica, de fluxo contínuo, vinculada ao Instituto de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com sede  na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. De caráter científico e acadêmico, este periódico publica pesquisas inéditas nas áreas de Ciências Agrárias e áreas correlatas.

  • Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura

    Revista do antigo Departamento de Linguística e Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1978 e 1994
  • Cadernos de Pesquisa

    Revista do antigo Departamento de Linguística e Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1978 e 1994
  • Cadernos do Leste

    O periódico Cadernos do Leste (1679-5806) é o periódico acadêmico revisado por pares do Laboratório de Estudos Territoriais (Leste) do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi publicado pela primeira vez em 2000, é circulado anualmente, por meio de publicações impressas e acesso on-line. O foco principal da publicação é divulgar importantes pesquisas científicas originais nas áreas das geociências e dos estudos territoriais, bem como notícias relacionadas a políticas científicas e outros assuntos de interesse a pesquisadores ou que tenham implicações para a geociências e geotecnologias. Embora seja a revista do Laboratório de Estudos Territoriais, são aceitos trabalhos de toda a comunidade acadêmica que tenham pertinência com o escopo do periódico. O Cadernos do Leste está sediado na sala 335 do IGC/UFMG.

  • ConTextura



    1. Encadeamento; modo como estão ligadas entre si as diferentes partes de um todo organizado; conexão completa e organizada; diversidade de ideias e emoções que formam uma rede complexa, um contexto. 2. Conjunto, todo, totalidade; aquilo que constitui o texto no seu todo. 3. Com-textura; ato ou efeito de tecer, tecido, trama. 4. Texto com textura; Contextura.



    A revista Contextura é uma iniciativa do corpo discente da UFMG, coordenada e editada pelo PET Filosofia, com o intuito de divulgar a produção intelectual e artística de jovens pesquisadores e alunos de Filosofia de todo o Brasil. https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistacontextura/index


    Convidamos os leitores a se cadastrarem no serviço de notificação de publicação da revista. Clique em Cadastro no menu superior da página. O cadastro permitirá ao leitor receber o sumário via e-mail a cada nova edição. A lista procura também reivindicar um nível básico de apoio ou de leitura da revista. Leia a Política de privacidade, que assegura aos leitores que seus nomes e endereços informados não serão utilizados para outros fins.



    Deseja enviar contribuições à revista?
    Nós recebemos artigos em fluxo contínuo. Convidamos todos a conferir a seção o Submissões e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema e confiram as exigências antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão. 

  • Educação em Revista

    Clique aqui para fazer nova submissão ou para ver suas submissões pendentes.


    Educação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação (FAE) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores/as de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. A revista publica em português, ou inglês, ou espanhol, manuscritos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.


    Informações básicas 


    Educação em Revista é um periódico de acesso aberto, exclusivamente eletrônico, que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores/as de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.


    Este periódico publica artigos inéditos, em fluxo contínuo, que apresentam resultados de pesquisas empíricas ou teóricas. A critério dos/as editores/as, publicam-se ainda revisões críticas da produção científica e acadêmica na área; dossiês temáticos destinados à revisão de áreas e/ou à análise de questões emergentes da pesquisa educacional; resenhas de obras de interesse para o campo e entrevistas. 


    Está classificada no Qualis-Capes como A1, desde 2013, nas áreas de Educação, Linguística e Artes e Filosofia/Teologia. É um dos periódicos classificados como “específicos da área educacional” em avaliação promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED.


    Fontes de indexação



    • BBE – Biblioteca Brasileira de Educação (Brasília, INEP). http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php

    • GeoDados – www.geodados.uem.br

    • IRESIE – Índice de Educación Superior Y Investigación Educativa (do Centro de

    • Estudos sobre la Universidad da Universidad Nacional Autônoma do México) – www.cesu.unam.mx/iresie

    • SciELO – Scientific Electronic Library Online – PAPESP- BIREME Project. www.scielo.br

    • DOAJ – Directory of Open Access journals – http://www.doaj.org/

    • Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras – http://diadorim.ibict.br/

    • Sumários.org – Sumários de Revistas Brasileiras – http://www.sumarios.org/

    • Latindex – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas

    • Científicas de América Latina el Caribe, España y Portugal – http://www.latindex.unam.mx/

    • EDUCA – http://educa.fcc.org.br/scielo.php


    Propriedade intelectual


    Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.


    Patrocinadores


    A publicação recebe financiamento de:



    • Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG (PRPq – UFMG)

    • CNPQ – Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    • CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    • Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG

    • Faculdade de Educação da UFMG

    • Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG

  • Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

    Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências é publicação do CECIMIG - Centro de Ensino de Ciências e Matemática - órgão de pesquisa e extensão no ensino de ciências da Faculdade de Educação da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Missão: Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências publica artigos de pesquisa inéditos (relatos de pesquisa empírica ou ensaios teóricos) de interesse ao campo da Educação em Ciências atendendo a um público de pesquisadores e estudantes de pós-graduação das áreas de Educação Científica, Ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química, Geociências e Astronomia), da Educação em Saúde e Ambiental e, ainda, a um público de formação inicial e continuada das Licenciaturas no campo das Ciências Naturais, de áreas afins e outros profissionais da Educação Básica envolvidos com a educação em ciências.

  • Ensaios de Literatura e Filologia

     

    Revista do antigo Departamento de Letras Clássicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1978 e 1987.

  • Estudos Germânicos

     

    Revista do antigo Departamento de Letras Germânicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1980 e 1989.

  • FuLiA / UFMG

    Revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes


    Este periódico eletrônico de fluxo contínuo, quadrimestral, tem o objetivo de atender às demandas crescentes de publicações de pesquisas sobre o esporte relacionadas aos estudos da linguagem e cultura, das ciências humanas, artes e mídias e do lazer.


    A FuLiA / UFMG aceita submissões, preferencialmente de doutores, de artigos e ensaios para as seções Dossiê e Paralelas, além de textos para as seções Resenha, Entrevista e Tradução/Edição.


    A revista conta ainda com a seção Poética, sob a responsabilidade dos editores, que pretende publicar áudios, imagens, vídeos e textos artísticos em diálogo com o dossiê temático. 


    Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão


    A revista está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), fundado em 2010, da Faculdade de Letras da UFMG. 

  • Interfaces - Revista de Extensão da UFMG

    Interfaces – Revista de Extensão da UFMG é o periódico da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (Proex/UFMG) dedicada aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional. Em formato bilíngue (português-espanhol), objetiva contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões, buscando fortalecer o diálogo Universidade-Sociedade. Como desdobramentos da publicação, a UFMG espera contribuir com os processos de formação acadêmica e cidadã, com a democratização do conhecimento, com a ampliação dos direitos sociais assim como com o desenvolvimento de políticas públicas fundamentadas no diálogo com as questões sociais contemporâneas.

  • Journal of Information and Data Management

    JIDM is an electronic journal that is published three times a year. Its focus is on information and data management in large repositories and document collections. Specifically, it relates to different areas from Computer Science, including databases, information retrieval, digital libraries, knowledge discovery, data mining, geographic information systems, among others.
  • LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer

    Licere é uma revista editada pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, de periodicidade trimestral, sem fins lucrativos. Está aberta para receber contribuições de profissionais das mais diferentes áreas de atuação e formação, desde que tenham o intuito de contribuir para o avançar da discussão sobre o Lazer em nosso contexto.

  • Memorandum: Memória e História em Psicologia

    Memorandum: Memória e História em Psicologia é uma revista eletrônica vinculada à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem como objetivo promover um espaço de debate sobre memória e história da psicologia. Nestes campos, propõe também diálogos com diversas áreas do conhecimento, tais como filosofia, história, educação, sociologia, antropologia, literatura, artes, dentre outras.

  • Mosaico: Estudos em Psicologia

    A Mosaico: Estudos em Psicologia, criada em 12 de fevereiro de 2007, iniciou sua reorganização em 18 de maio de 2016, é o veículo periódico de divulgação científica de discentes de graduação e pós-gradução, vinculado ao Centro Acadêmico de Psicologia da UFMG e editado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.


    O periódico preza por um Corpo Editorial formado por alunos de graduação e pós-graduação, e um Conselho Consultivo formado por professores-pesquisadores, salvaguardando a qualidade das publicações. Entendemos que o envolvimento discente com a pesquisa científica contribui para sua formação, na medida em que desperta a possibilidade de participar ativamente do seu saber, desenvolvendo a responsabilidade no trato com as questões da ciência, senso crítico e dever social.


    A Mosaico publicou, anualmente, artigos originais em língua portuguesa até o ano de 2012, suspendendo suas atividades e publicações entre 2013 e 2016. Foi reativada em maio de 2016 iniciando sua reorganização e sendo reaberta a submissão de novos manuscritos. A partir de 2018, a Mosaico publicará, anualmente, exclusivamente via eletrônica, artigos originais em língua portuguesa de graduandos, pós-graduandos, recém-graduados e recém pós-graduados a menos de um ano nas seguintes categorias: estudos teóricos/ensaios, relatos de pesquisa, revisão crítica de literatura, relatos de experiência profissional, comentário crítico, e entrevistas.


     

  • Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

    A Múltiplos Olhares em Ciência da Informação é uma revista de publicação científica em formato eletrônico de acesso aberto e gratuito vinculada à Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ela promove a comunicação científica das produções de pesquisas dos discentes de graduação e pós graduação do campo da Ciência da Informação.


    Em 2020, a Revista Mútiplos Olhares em Ciência da Informação foi integrada ao Portal de periódicos da UFMG e inicou o processo de publicação contínua atemática (submissões contínuas, com publicação após a o aceite), e um volume temático por ano.


    A publicação em fluxo contínuo significa que à medida que os artigos forem aprovados, já serão disponibilizados na revista, sem esperar que seja finalizado um número; já será atribuído o DOI e poderá ser referido nos currículos, citado e ter suas citações computadas.


    Sua politica de acesso e divugação segue as perspectivas Creative Commons: Atribuição-Compartilha Igual___CC BY-SA

  • Nuntius Antiquus


    Nuntius Antiquus é um periódico semestral, com avaliação de pares, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008 e publica artigos científicos tendo como temática culturas e literaturas da Antiguidade e da Idade Média. Tem como missão fomentar a produção científica na área de estudos clássicos e medievais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. A revista destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros voltados estritamente para os domínios da Antiguidade e do Medievo.


    A revista recebe artigos em fluxo contínuo. No momento em que tivermos artigos suficientes para compor o número, tomamos a liberdade de fechar o volume e de receber novos textos para um próximo número.


    Não se cobra dos autores pela publicação.


    Qualis B2, área de Letras e Linguística, ano-base 2016.


  • Outramargem: revista de Filosofia

    A Outramargem: revista de filosofia, é uma publicação eletrônica internacional fundada por iniciativa de discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O principal objetivo é divulgar pesquisas de pós-graduandos, nacionais e internacionais, no âmbito da filosofia e áreas afins,  promovendo o intercâmbio entre os pesquisadores por meio de artigos, resenhas, traduções e entrevistas.

  • Per Musi

    Periódico que objetiva publicar artigos científicos em português, inglês e espanhol bem estruturados e fundamentados, que constituam contribuições relevantes para as diversas subáreas da música. Eventualmente, Per Musi publica partituras, resenhas e entrevistas relacionadas à pesquisa em Música. A submissão de trabalho é contínua ao longo de todo o ano.


    Autores devem se registrar para acessarem a área de submissão.

  • Phasis

     

    Estudos camonianos das comemorações do IV Centenário da publicação de Os Lusíadas, publicados em 1973.

  • PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG

    A Revista PÓS é um periódico eletrônico editado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Criada em 2011, aceita artigos, ensaios, traduções, ensaios visuais e entrevistas nas seguintes áreas da Arte: Artes Plásticas, Visuais e Interartes; Arte e Experiência Interartes na Educação; Artes da Cena; Cinema; Poéticas Digitais e Preservação do Patrimônio Cultural. São aceitos materiais originais de doutores ou doutorandos. A avaliação e é feita pelo sistema duplo cego. A Revista é de livre acesso para autores e leitores e contém um conselho editorial com grande maioria de membros externos à UFMG, incluindo conselheiros internacionais.


    O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

  • Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras

    Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras é um periódico anual, com avaliação de pares, mantido pelaFaculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil) desde 2008. É veiculado unicamente em formato eletrônico, tendo como objetivo contribuir com a divulgação dos trabalhos de pesquisa linguística e literária que vem sendo realizados por alunos de pós-graduação (doutorado e mestrado) e de graduação de cursos de Letras. A proposta da revista é estimular a elaboração de trabalhos completos e inéditos na corrente teórica pertinente.

    Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras is a peer-reviewed annual journal, sponsored by the School of Lettersof the Federal University of Minas Gerais (Brazil) since 2008. It is published only in electronic format, aiming to share research in Linguistics and Literature conducted by students of Graduate and Undergraduate programs. The proposal of the journal is to stimulate the development of complete and original works in adequate theoretical framework.
  • Revista Brasileira de Estudos do Lazer

    A Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL - é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL - http://anpel.com.br/) sem fins lucrativos que objetiva divulgar a produção científica nacional e internacional sobre o Lazer e temas afins.

  • Revista Brasileira de Estudos Políticos

    Desde dezembro de 1956, a Revista Brasileira de Estudos Políticos – RBEP revela a sua vocação como arena da discussão científica que privilegia idéias, doutrinas, problemas e institutos abordados criticamente. A linha editorial da RBEP é de intensa interdisciplinaridade, abrindo os saberes jurídicos para os humanísticos, tanto em dimensão clássica quanto em dimensão social, tornando-se espaço de publicação e veiculação de ideias jurídicas, que dialoguem com questões políticas, filosóficas e sociais.

  • Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

    A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e tem como objetivo disseminar resultados e reflexões advindos de investigações conduzidas na área de Educação em Ciências, com ética e eficiência, de forma a contribuir para a consolidação da área, para a formação de pesquisadores, e para a produção de conhecimentos em Educação em Ciências, que fundamentem o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com o bem estar social.


    Atualmente, ela está classificada como A2 no QUALIS CAPES.


    e-ISSN: 1984-2686  


    ISSN: 1806-5104

  • Revista da Universidade Federal de Minas Gerais

    A Revista da UFMG é uma publicação semestral da Universidade Federal de Minas Gerais e tem como objetivo principal abordar temáticas específicas, numa perspectiva interdisciplinar, podendo divulgar também resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas. ISSN: 2316-770X

  • Revista de Direito Comparado e Estudos Culturais

    A Revista de Direito Comparado e Estudos Culturais é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG reunindo artigos inéditos (em base nacional e internacional), com o objetivo de estimular estudos comparatistas e internacionalistas críticos, orientados pela interdisciplinaridade e que levem em consideração as complexas dinâmicas culturais e identitárias, a partir das quais se formulam, em contextos distintos, diferentes soluções normativas.


     

  • Revista de Estudos de Língua Portuguesa

    Revista do antigo Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil), publicada entre 1982 e 1987.
  • Revista Docência do Ensino Superior

    A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e se apresenta como espaço de debate e reflexão sobre as atividades docentes de ensino superior.


    São publicados textos originais, com resultados de pesquisa, ensaios ou relatos de experiência, que abordam questões relacionadas à docência no ensino superior, como metodologias de ensino e de aprendizagem, desenvolvimento de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação, entre outras, nas diferentes áreas do conhecimento. Também são aceitos para publicação resumos de teses e dissertações, entrevistas e resenhas.


    Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter!

  • Revista Geonomos

    Revista do Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa, órgão complementar do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, que visa aumentar a comunicação entre os geocientistas, publicando artigos originais e inéditos de caráter técnico-científico nos campos relacionados à Geologia e Geociências. Publicada desde 1993, tem a periodicidade composta por dois volumes anuais.

  • Revista Multiface Online

    A Revista Multiface Online (ISSN 2358-9760) é um periódico semestral, iniciativa dos bolsistas do Programa de Ensino Tutorial (PET) dos cursos de Ciências Econômicas e de Administração e do Sistema de Bolsas do curso de Relações Econômicas Internacionais da FACE/UFMG.


    A revista não tem fins lucrativos e é uma publicação científica exclusiva de alunos de graduação ou de artigos provenientes de trabalhos feitos para a conclusão do curso. Ela busca ser aberta a uma orientação pluralista, admitindo trabalhos de diferentes correntes teóricas, além de trabalhos não necessariamente ligados a um formato padrão de artigo científico.


    Os artigos publicados são listados e indexados em bases bibliográficas internacionais (DOAJ, Scientific Indexing ServicesLatindex,  Google Scholar e Sumários de Revistas Brasileiras). 

  • Revista Práxis Comunal

    A Revista Práxis Comunal (ISSN: 2596-1020) foi concebida como um periódico científico digital com dupla perspectiva: por um lado, abarcar todo o diversificado universo da teoria marxista, e por outro, contemplar prioritariamente, mas não exclusivamente, os campos da Antropologia, da Arqueologia e da História. Nosso periódico está vinculado ao Laboratório de Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais, que possui uma trajetória significativa no âmbito da difusão de conhecimento crítico baseado na tradição marxista de pensamento, sendo que, na contemporaneidade, ainda é possível identificar vestígios dessa influência. Não poderíamos deixar de notar que a opção por criar essa revista no contexto da Fafich é fruto de um desejo de ampliar tal condição. Somos financiados pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMG, o CACS, um histórico Centro Acadêmico de representação estudantil. 

    O objetivo principal da revista está voltado para a divulgação e o debate incluindo textos clássicos e contemporâneos tendo como referência a diversidade presente hoje no que foi acima denominado de “universo da teoria marxista”. A divulgação de textos contemporâneos abre a possibilidade para que debates sejam viabilizados tendo como referência as posições dos diferentes autores. São bem vindas abordagens teóricas e práticas da teoria marxista tratando de situações específicas da realidade social. Serão contemplados artigos de dossiê, de temática livre, resenhas e traduções. A submissão poderá ser realizada a partir da titulação de graduando. Essa opção tem o objetivo de estimular jovens pesquisadores a desenvolverem suas produções científicas. 

    As submissões devem ser feitas somente através do email "praxiscomunal@fafich.ufmg.br". 
    Para quaisquer dúvidas, contata-nos também pelo email supracitado.

  • Revista Três Pontos



    A Revista Três [...] Pontos é um periódico de publicação semestral editado pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMG. Destinada a estimular a produção de artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiência e entrevistas entre GRADUANDOS(AS) ou RECÉM-GRADUADOS(AS) há no máximo um ano.







    Buscando sempre se apresentar como ampla e plural no que diz respeito a suas posições científicas e político-ideológicas, a Revista Três [...] Pontos abre espaço para publicações de alunos de qualquer instituição universitária do Brasil, inclusive advindas de outros cursos, reiterando a importância de diversas perspectivas sobre temas que são compartilhados também por outras áreas do conhecimento.



  • Revista Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos

     

    Revista semestral vinculada ao Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 2005 e 2010.

  • Tabebuia


    Tabebuia é um periódico mantido pelo Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil) desde 2009.

  • Teia: Revista Literária dos Estudantes de Letras

    Revista destinada à divulgação de textos literários do corpo discente da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 2011 e 2012.

  • Temporalidades

    Temporalidades é um periódico semestral dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de História da UFMG. Trata-se de um espaço voltado para a publicação de trabalhos originais produzidos por pesquisadores da área de História, ou que com ela dialoguem, sem restrição de titulação, apesar de voltar-se, preferencialmente, para um público constituÌdo por alunos de pós-graduação o de todo o Brasil e também do exterior.
  • Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

    Texto Livre: Linguagem e Tecnologia é um periódico quadrimestral, com avaliação de pares, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008. Ele publica artigos científicos, resenhas, ensaios e traduções de artigos tendo como temática a relação interdisciplinar entre linguagem e tecnologias digitais. Tem como missão fomentar a produção científica na área de estudos de linguagem, em especial análise, prática e ensino de produção textual com uso de novas tecnologias livres, além de estudos sobre documentação e divulgação de software livre, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. São temas correlatos de interesse desse periódico: intertextualidade, usabilidade, uso de computador em sala de aula, cultura livre, inclusão digital, letramento digital, impacto da tecnologia na tradução, divulgação em software livre e outros temas da relação linguagem e tecnologia. A revista aceita textos em português, espanhol, inglês e francês. Texto Livre destina-se aos pesquisadores e a uma audiência não acadêmica interessada em abordagens críticas aos temas de interesse da revista.

  • Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X

    A revista Trabalho & Educação é um periódico quadrimestral, publicado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Transversal: International Journal for the Historiography of Science

    Transversal: International Journal for the Historiography of Science is a semiannual online journal published by the Graduate Program in History (Science and Culture in History) of Federal University of Minas Gerais (Universidade Federal de Minas Gerais). Transversal: International Journal for the Historiography of Science promotes scholarly research in the historiography of science and chronicles its history and criticism. Although historiography of science is a sub-discipline of History, we construe this subject broadly to include analysis of the historiography of science produced by history of science, philosophy of science, science education and related disciplines. By focusing its analysis on the different historical, social and epistemological implications of science, historiography of science is a transversal knowledge with respect to the production of science, hence the name of this journal. In order to accomplish its purpose, Transversal: International Journal for the Historiography of Science discusses historical, theoretical, conceptual and methodological aspects of the different themes, works and authors present in this tradition, as well as the new approaches in the recent historiography of science.
  • Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica

    Vestigios – Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica promove a aproximação e interação de pesquisadores que trabalham com este campo do conhecimento na região. Trata-se de uma publicação pluralista, voltada principalmente a apoiar a produção teórica e a formulação e o desenvolvimento de abordagens alternativas que dêm conta das dinâmicas particulares que têm construído nossas sociedades.