Quatre Pièces caractéristiques, op.5 e Quatre Pièces fugitives, op.15 de Clara Schumann sobre o contexto da evolução do estilo da compositora
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.47697Palavras-chave:
ciclo, miniaturas para piano, evolução do estilo, C. Schumann, características dramatúrgicasResumo
O artigo é dedicado à consideração das características composicionais, dramatúrgicas e estilísticas de dois ciclos de miniaturas para piano de C. Schumann: Quatre Pièces characteristicistiques op.5 e Quatre Pièces fugitives op.15, que mostram a evolução do estilo do compositor. Um exemplo de interpretação de concerto-virtuoso é o ciclo op.5. Ele é caracterizado por uma variedade de pinceladas e uma riqueza de nuances dinâmicas, bem como um brilho enfatizado de imagens musicais. Outro ciclo, op.15, é uma composição íntima e demonstra um afastamento do virtuosismo brilhante que era característico do primeiro período da obra do compositor. Essas obras diferem nos princípios da solução dramatúrgica e na implementação da programação nelas. Entretanto, elas têm certas constantes estilísticas: combinações contrastantes de diferentes texturas e temas, ritmos caprichosos.
Referências
Chernyavska, Marianna. 2019. “Postatʹ Klary Vik-Shuman v yevropeysʹkomu naukovomu dyskursi.” Aspekty istorychnoho muzykoznavstva XVII: 213-231 [Чернявська, Маріанна. 2019. “Постать Клари Вік-Шуман в європейському науковому дискурсі.” Аспекти історичного музикознавства XVII:. 213-231].
Flynn, Claire. 1991. “The Creative Art of Clara Schumann, (1819-1896).” Thesis, Master of Arts, Maynooth, St Patrick’s College.
Klassen, Janina. 2020.“Genie oder kein Genie, ist nicht die frage: Perspektiven auf Clara Wieck Schumann's Kompetenzerwerb.” Der Gesellschaft fur Musiktheorie 17(1): 103-115.
Lucciola, Iolanda Maria. 2001. “The character pieces of Clara Wieck-Schumann and Fanny Mendelssohn-Hensel: a stylistic comparison of gender traits and idioms proper to the genre.” Thesis, Master of Arts, Ottawa,.University of Ottawa.
Pattie, Ruairidh. 2020. “Characteristic Brilliance: an examination of compositional influence in Clara Schumann’s Op 5.” Thesis, Master of Arts, West Yorkshire, University of Huddersfield.
Pidgeon, Christopher. 2016 “The Forgotten Art of Clara Schumann: German Society’s Influence on a Female Composer.” Surrey Undergraduate Research Journal (SURJ) 2 (1) https://surj.surrey.ac.uk/index.php/surj/article/view/29 .
Reich, Nancy B. 2001. Clara Schumann: The Artist and the Woman, Revised Edition. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press.
Sagrans, Jacob. 2010. “Virtuosity in Clara Schumann’s Piano Compositions.” Musicological Explorations 11: 45-90.
Stefaniak, Alexander. 2017. “Clara Schumann’s Interiorities and the Cutting Edge of Popular Pianism.” Journal of the American Musicological Society 70 (3): 697-765. https://www.jstor.org/stable/10.2307/26417318.
Stefaniak, Alexander. 2021. Becoming Clara Schumann: Performance Strategies and Aesthetics in the Culture of the Musical Canon. Bloomington, Indiana: Indiana University Press.
Wieck, Clara. n.d. Vier flüchtige Stücke op. 15, Leipzig: Breitkopf und Härtel, n.d [1845]. Reprinted Breitkopf & Härtels Klavier-Bibliothek, Breitkopf und Härtel (ca.1900).
Wieck-Schumann, Clara. 1987. Ausgewählte Klavierwerke, München: G. Henle Verlag.
Wilson Kimber, Marian. 2004. “From the Concert Hall to the Salon: The Piano Music of Clara Wieck Schumann and Fanny Mendelssohn Hensel.”In Nineteenth-Century Piano Music, edited by R. Larry Todd, 2nd ed., 316-355. London: Routledge.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.