O Piano Complementar na formação acadêmica

concepções pedagógicas e perspectivas de interdisciplinaridade

Autores

  • Maria Inêz Lucas Machado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Piano complementar, Abordagem interdisciplinar em música, Apreciação, Performance e criação, Formação acadêmica, Proposta pedagógica na música

Resumo

Estudo sobre fundamentos para que a abordagem interdisciplinar do Piano Complementar possa promover a integração entre domínios diversos da formação acadêmica, no bacharelado e na licenciatura. São discutidas as vantagens da articulação pedagógica entre a apreciação, a performance e a criação, com a contextualização de aspectos inerentes ao ensino e ao desenvolvimento musical. As particularidades dos diversos perfis dos alunos da graduação, bem como suas necessidades e semelhanças, são subsídios para observações sobre a interface entre as disciplinas, a compreensão musical e conexões entre a prática no instrumento e a percepção da música. As concepções de alguns pianistas e professores são também tratadas e diretamente correlacionadas com a prática e a reflexão sobre a música e o ensino musical.

Biografia do Autor

  • Maria Inêz Lucas Machado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Concluiu a Graduação em Piano, a Especialização em Educação Musical e o Mestrado em Estudos das Práticas Musicais na Escola de Música da UFMG. É professora da instituição, na qual exerceu o cargo de Vice-Diretora por dois mandatos consecutivos, entre 2002 e 2010, e, por um semestre, o cargo de Diretora. Acumula experiências pedagógicas e administrativas, inclusive em projetos e cursos diversos de Extensão. Atua em disciplinas do núcleo da formação geral - percepção musical, treinamento auditivo, piano complementar - com ênfases em performance e educação musical. Constituem suas áreas de interesse (estudos e trabalhos publicados) temas tais como as dinâmicas da formação básica, intermediária e acadêmica em música, a Extensão e a Graduação em Música na Universidade Pública.

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Publicado

2013-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Piano Complementar Na formação Acadêmica: Concepções pedagógicas E Perspectivas De Interdisciplinaridade”. 2013. Per Musi, nº 27 (junho): 1-17. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39764.