As Três Cantorias de Cego para piano de José Siqueira

um enfoque sobre o emprego da tradição oral nordestina

Autores

  • Vania Claudia da Gama Camacho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55752

Palavras-chave:

José Siqueira, música para piano, cantoria de cego, tradição oral

Resumo

Elucidação de como os elementos poéticos e musicais da tradição folclórica oral, especificamente da cantoria nordestina, foram transportados para o piano pelo compositor paraibano José Siqueira (1907-1985) nas Três Cantorias de Cego. Como representante da corrente nacionalista, Siqueira concretiza seu vocabulário e estilo musical através do uso de elementos colhidos do folclore nordestino. Vários aspectos da cantoria nordestina são representados destacado-se: as melodias folclóricas; os modelos de versos empregados pelos cantadores; a alternância entre voz e instrumento; os instrumentos; as características da voz do cantador.

Biografia do Autor

  • Vania Claudia da Gama Camacho, Universidade Federal da Paraíba

    Vania Claudia da Gama Camacho é Mestre em Piano pela UFRGS na classe do professor Dr. Ney Fialkow. Participou de Masters Classes e Festivais de Música realizados em várias partes do país e no exterior, entre eles o XXVII e o XXVIII Festivais de Inverno de Campos de Jordão, respectivamente em 1996 e 1997;e o Camping Musical de Bariloche na sua 47º temporada (Argentina). Vencedora do II Concurso Gerardo Parente -Música Brasileira para Piano e do I Concurso Nacional de Piano UFRN e, como camerista, com o Duo-Simões -Camacho, do Concurso Nacional de Piano e Música de Câmera da Cidade de Araçatuba e do XIII Concurso Jovens Instrumentistas (Piracicaba). Professora de piano da UFPB desde 1994, atuando como solista e camerista realizando concertos pelo país, especialmente nordeste. 

Referências

ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. 2.ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades Ltda Editora, 1982.

ANDRADE, Mario. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Ed. Martins; Brasília: INL, 1972. BÉHAGUE, Gerard. “Brazil”. In: The New Grove Dictionary Of Music And Musicians. London: Macmillan Publishers Limited, vol.II, 1980a, p.221-244.

CASCUDO, Luís da Câmara. Vaqueiros e Cantadores. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1984.

CARVALHO, José Jorge. “Formas musicais narrativas do nordeste brasileiro”. In: Revista INIDEF nº 1, [S.l.] 1979, p. 33-68.

CORRÊA DE AZEVEDO, Luis Heitor. Folk music: brazilian, apud. Béhague, Gerard. “Brazil”. In: The New Grove Dictionary Of Music And Musicians, London,: Macmillan Publishers Limited, Vol.II, 1980, P.221-244.

DIÉGUES JUNIOR, Manuel. “Ciclos temáticos na literatura de cordel”. In: Literatura popular em verso, tomo I. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1973. p. 1-151.

MARCONDES, Marco Antônio, ed. Enciclopédia da música brasileira. 2.ed. São Paulo: Art Editora, Publifolha, 1998.

FIALKOW, Ney. “The ponteios of Camargo Guarnieri”. Dissertação de doutorado. The Peabody Institute of the Johns Hopkins University, 1995.

GERVAISE, Claude. Étude comparée des languages harmoniques de Fauré et Debussy. Paris: Richard-Masse, 1971.

LAMAS, Dulce Martins. “A música na cantoria nordestina”. In: Literatura popular em verso, tomo I. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1973, p. 233-270.

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 4.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

RAMALHO, Elba Braga. Cantoria. 27 nov. 1999. E-mail para: Vania Camacho.

RAMON Y RIVERA, Luis Felipe. Fenomenologia de la etnomusica del area latinoamericana, Venezuela: Biblioteca INIDEF 3 - CONAC, 1980.

RIBEIRO, Domingos de Azevedo. Cantigas de cego. João Pessoa: RIGRAFI editora Ltda, 1992.

SIQUEIRA, José de Lima. Sistema pentatônico brasileiro. João Pessoa: Secretaria da Educação e Cultura - diretoria geral de cultura, 1981.

____. Sistema modal na música folclórica do Brasil. João Pessoa: Secretaria de Educação e Cultura - diretoria geral de cultura, 1981.

____. Música para a juventude (terceira série). Rio de Janeiro: Companhia Editora Americana, 1954.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“As Três Cantorias De Cego Para Piano De José Siqueira: Um Enfoque Sobre O Emprego Da tradição Oral Nordestina”. 2004. Per Musi, nº 09 (janeiro): 66-78. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55752.