Recursos e restrições nas explicações de futuros professores de física sobre mecânica quântica

Autores

  • Alexsandro Pereira de Pereira PPG Ensino de Física/ Instituto de Física/ UFRGS
  • Fernanda Ostermann Instituto de Física/ Departamento de Física/ UFRGS

Palavras-chave:

Mediação textual, restrições, abordagem sociocultural, ensino de ciências

Resumo

Nesse trabalho, apresentamos um estudo sobre o papel da mediação textual no ensino de ciências. Esse estudo traz resultados preliminares de uma tese de doutorado, ainda em andamento, que investiga a formação inicial de professores de física em mecânica quântica. A metodologia adotada no presente estudo consiste na análise do discurso de um grupo de licenciandos em física, conforme eles respondem a um teste escrito sobre física moderna. O objetivo é analisar o modo como “recursos textuais” disponíveis nesse contexto institucional moldam as explicações de futuros professores de Física sobre mecânica quântica. Os resultados da análise mostraram que os recursos textuais empregados pelos estudantes oferecem sérias restrições à formulação de uma resposta adequada ao problema proposto pelo professor. Essas restrições parecem estar relacionadas aos múltiplos objetivos associados à tarefa em questão.

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Publicado

2012-09-14

Como Citar

Pereira, A. P. de, & Ostermann, F. (2012). Recursos e restrições nas explicações de futuros professores de física sobre mecânica quântica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(2), 9–28. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4228

Edição

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