Branquitude e Racismo na Ciência e na Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u403422

Palavras-chave:

branquitude, racismo, educação em ciências

Resumo

Neste artigo, elegemos reflexões sobre os conceitos de branquitude e racismo e sobre o racismo na ciência e na educação em ciências, por considerarmos estas temáticas de suma importância, dada a composição racial da população brasileira, a situação sociocultural desfavorável enfrentada pela população negra e por serem ainda pouco estudadas no âmbito da pesquisa em educação em ciências. A partir dessa constatação, elegemos como objetivo identificar e produzir articulações teóricas entre branquitude, racismo, educação e educação em ciências que possam contribuir para o combate ao racismo no âmbito acadêmico e na sociedade brasileira. Perguntamos: como os conceitos de branquitude e de racismo estão sendo apropriados pela educação e pela educação em ciências? O trabalho está organizado em três seções: as duas primeiras são caracterizadas como reflexões teóricas, nas quais os temas são discutidos a partir de diferentes perspectivas, da área de Educação; e a terceira seção consiste em uma revisão da literatura, realizada a partir de periódicos da área de pesquisa em educação em ciências, cobrindo o período total de publicação de cada periódico. Embora a discussão teórica sobre o conceito de branquitude possa ser considerada um avanço para a luta antirracista, ainda não foi apropriada por esta área, e  a recente discussão sobre o racismo precisa ganhar maior protagonismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Almeida, N. F. P., Amâncio, M. H., Santos, S. P., & Sales, L. V. (2018). Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPED (1995-2015). Revista Brasileira de Educação, 23, e230033, 1–24. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230033 DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230033

Alves-Brito, A., & Alho, K. R. (2022). Educação para as relações étnico-raciais: um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 24, e37363. https://doi.org/10.1590/1983-21172022240122 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172022240122

Alves-Brito, A., Bootz, V., & Massoni, N. T. (2018). Uma sequência didática para discutir relações étnico-raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) na educação científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 35(3), 917–955. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p917 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p917

Bento, C. (2002). Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público (Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/T.47.2019.tde-18062019-181514 DOI: https://doi.org/10.11606/T.47.2019.tde-18062019-181514

Bento, C. (2022). O pacto da branquitude. Companhia das Letras.

Bispo, C. dos S., & Massena, E. P. (2023). Diálogos em foco: reconfiguração curricular e educação étnico-racial na formação docente em Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 23, e45859, 1–23. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u1059108 DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u10591081

Bolsanello, M. A. (1996). Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileiras. Educar em Revista, (12), 153–165. https://doi.org/10.1590/0104-4060.166 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.166

Bueno, W., Pacheco, R., & Schucman, L. V. (2023). Branquitude e fronteiras do antirracismo. In Ibirapitanga, & L. V. Schucman (Org.), Branquitude: Diálogos sobre racismo e antirracismo. Fósforo.

Camargo, M. J. R., Faustino, G. A. A., & Benite, A. M. C. (2023). Denegrindo trajetórias acadêmicas: formação docente em Química e a Lei 10.639/2003. Ciência & Educação, 29, e22045. https://doi.org/10.1590/1516-731320230045 DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320230045

Campos, D. M. C. de., & Marques, T. S. (2021). Branquitude no ensino superior: a pesquisa sobre o branco nas relações étnico-raciais. Raído, 5(37), 84–98. https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14420 DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14420

Cardoso, L. (2010). Branquitude acrítica e crítica: a supremacia racial e o branco anti-racista. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 8(1), 607–630. DOI: https://doi.org/10.11600/rlcsnj.8.1.70

Carneiro, S., Schucman, L. V., & Lisboa, A. P. (2023). Alianças possíveis e impossíveis entre brancos e negros para equidade racial. In Ibirapitanga, & L. V. Schucman (Org.), Branquitude: Diálogos sobre racismo e antirracismo. Fósforo.

Carvalho, T. R. de, & Lopes, N. C. (2021). Raças humanas como questão sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências. Ciência & Educação, 27, e21030. https://doi.org/10.1590/1516-731320210030 DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320210030

Carvalho, C. J. M. de., & Morais, J. L. M. de (2024). O fenômeno da branquitude e a educação básica no Brasil. Revista Eventos Pedagógicos, 15(2), 432–445. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12040 DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12040

Costa, A. P., Martins, C. H. S., & Silva, H. C. (2020). Necroeducação: reflexões sobre a morte do negro no sistema educacional brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 25, e250043. https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250043 DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250043

Costa, F. R. da, Silva, T. A. L., Faustino, G. A. A., Camargo, M. J. R., & Benite, A. M. C. (2024a). A química de saneantes dos álcoois e a discussão sobre mídia, ciência e pandemia: a educação para as relações étnico-raciais no ensino remoto. Ciência & Educação, 30, e24018. https://doi.org/10.1590/1516-731320240018 DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320240018

Costa, F. R., Silva, T. A. L., Camargo, M. J. R., & Benite, A. M. C. (2024b). A química do vinho no Egito Antigo: a Lei 10.639/03 no ensino remoto. Química Nova na Escola, 46, 104–113. https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160362 DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160362

Diangelo, R., Bento, C., & Amparo, T. (2023). O branco na luta antirracista: limites e possibilidades. In Ibirapitanga, & L. V. Schucman (Org.), Branquitude: Diálogos sobre racismo e antirracismo. Fósforo.

Faustino, D., Cardoso, L., & Brito, L. (2023). O protagonismo negro no desvelar da branquitude. In Ibirapitanga, & L. V. Schucman (Org.), Branquitude: Diálogos sobre racismo e antirracismo. Fósforo.

Gomes, N. L. (2012). Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, 12(1), 98–109. https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.htm

Gomes, S. S. W., & Junior, W. E. F. (2024). Biografia científica como possibilidade para a valorização de uma ciência química mais feminina e negra. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 26, e42474. https://doi.org/10.1590/1983-21172022240168 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172022240168

Gomes, T. B., & Soares, F. M. (2024). Os usos do conceito de branquitude para uma educação antirracista no Brasil. Revista Educação e Emancipação, 17(1), 149–166. https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.8 DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.8

Júnior, W. E. F. (2008). Educação anti-racista: reflexões e contribuições possíveis do ensino de ciências e de alguns pensadores. Ciência & Educação, 14(3), 397–416. https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000300003 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000300003

Magalhães, P., & Messeder Neto, H. da S. (2024). Fundamentos anticoloniais da didática histórico-crítica para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas aulas de Química: abrindo caminhos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 24, e51504. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u685711 DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u685711

Marin, Y. O., Nunes, P., & Cassiani, S. (2020). A branquitude e a cisgeneridade problematizadas na formação de professoras(es) de Ciências e Biologia: uma proposta decolonial no estágio supervisionado. Ensino, Saúde e Ambiente, (esp.), 225–238. https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43025 DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43025

Meinerz, C. B., & Pereira, P. N. (2018). Educação das relações étnico-raciais e superação da branquitude. Identidade, 23(1), 161–180.

Neto, J. L., Selles, S. E., & Valiente, C. (2022). Ensino de Biologia e racimo: representações de corpos negros em coleções didáticas de ciências da natureza e suas tecnologias. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 15(esp. 2), 831–852. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.746 DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.746

Ramos, G. (1957). Introdução crítica à sociologia brasileira. Editorial Andes. DOI: https://doi.org/10.2307/3538119

Rosa, K., Alves-Brito, A., & Pinheiro, B. C. S. (2020). Pós-verdade para quem? Fatos produzidos por uma ciência racista. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1440–1468. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1440 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1440

Santana, N. M. C. de (16–21 de julho, 2023). Do racismo científico à supremacia branca: uma reflexão sobre o avanço do extremismo racista no Brasil. 32º Simpósio Nacional de História – ANPUH Nacional, São Luís, Maranhão.

Santos, M. C. dos, Andrade Neto, J. E., Santos, M. S. B., Santos, Y. de J. A., & Meyer, L. M. N. (2022). Análise da abordagem da história do racismo científico no ensino de ciências: resultados de uma revisão da literatura. História de Ciência e Ensino, 25, 45-61. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25esppp.45-61 DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25esppp.45-61

Santos, R. A. dos, & Silva, R. M. de N. B. (2018). Racismo científico no Brasil: um retrato racial do Brasil pós-escravatura. Educar em Revista, 34(68), 253–268. https://doi.org/10.1590/0104-4060.53577 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.53577

Schucman, L. V. Afinal, para que estudamos branquitude? In Ibirapitanga, & L. V. Schucman (Org.), Branquitude: Diálogos sobre racismo e antirracismo. Fósforo.

Sepúlveda, C., Fadigas, M., & Arteaga, J. M. S. (2022). Educação das relações étnico-raciais a partir da história do racismo científico: princípios de planejamento e materiais curriculares educativos. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 15(esp. 2), 808–830. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.743 DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.743

Silva, T. T. (1999). Documentos de identidade: Introdução às teorias de currículo. Autêntica.

Silva, I. S., Massoni, N. T., & Alves-Brito, A. (2024). História e conhecimento experiencial de pessoas negras na Física e nas ciências: uma revisão da literatura. Investigações em Ensino de Ciências, 29(1), 272–290. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p272 DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p272

Souza, V. S. de. (2022). Eugenia, racismo científico e antirracismo no Brasil: debates sobre ciência, raça e imigração no movimento eugênico brasileiro. Revista Brasileira de História, 42(89), 92–115. https://doi.org/10.1590/1806-93472022v42n89-06 DOI: https://doi.org/10.1590/1806-93472022v42n89-06

Verrangia, D. (2016). Criações docentes e o papel do ensino de ciências no combate ao racismo e a discriminações. Educação em Foco, 21(1), 79–103. https://doi.org/10.22195/2447-524620162119657 DOI: https://doi.org/10.22195/2447-5246v21n120162944

Werneck, J., Pires, T., & Santana, B. (2023). O que podem os indivíduos diante da estrutura? In Ibirapitanga, & L. V. Schucman (Org.), Branquitude: Diálogos sobre racismo e antirracismo. Fósforo.

Downloads

Publicado

2025-07-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Branquitude e Racismo na Ciência e na Educação em Ciências. (2025). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e55956, 1-20. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u403422

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>