Comunicação não-verbal em sala de aula

  • Flávia Maria Teixeira dos Santos Universidade Luterana do Brasil
  • Eduardo Fleury Mortimer Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Neste texto analisamos os aspectos não-verbais da comunicação em sala de aula. A investigação desses aspectos comunicativos em aulas de química do ensino médio envolveu a realização de uma pesquisa de caráter etnográfico. A filmagem das aulas e análise das gravações permitiu o tratamento de aspectos como a ocupação dos espaços físicos nas salas; a gesticulação e as posturas físicas adotadas pela professora e pelos estudantes; os silêncios, etc. Esses elementos são constitutivos do processo de comunicação do conhecimento científico em aula. Neste texto discutimos as característica desses elementos e as implicações desse tipo de análise para o ensino de ciências.

Publicado
2011-11-28
Como Citar
Santos, F., & Mortimer, E. (2011). Comunicação não-verbal em sala de aula. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4181
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##