Estudo da utilização de modelagem como estratégia para fundamentar uma proposta de ensino relacionada à energia envolvida nas transformações químicas
Resumo
O envolvimento dos alunos em atividades de modelagem emerge como parte essencial de uma abordagem de ensino mais dinâmica e que compactua com as diretrizes atuais para o ensino de ciências. Considerando-se esse contexto, uma proposta para o ensino da energia envolvida nas transformações químicas foi elaborada a partir do diagrama Modelo de Modelagem. Nesse artigo, apresentamos aspectos importantes dessa estratégia de ensino e sua fundamentação teórica, assim como os resultados da investigação sobre a aprendizagem de alunos da 2º série do Ensino Médio. Todas as aulas foram filmadas e os materiais escritos produzidos pelos alunos recolhidos. A análise desses materiais fundamentou a elaboração de estudos de caso, visando compreender como as atividades de modelagem podem contribuir para um melhor aprendizado dos principais aspectos conceituais relativos à Termoquímica. Os resultados evidenciam que a estratégia de modelagem auxiliou os alunos de forma significativa na compreensão da temática em estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-05
Como Citar
Souza, V. C. de A., & Justi, R. (2011). Estudo da utilização de modelagem como estratégia para fundamentar uma proposta de ensino relacionada à energia envolvida nas transformações químicas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3978
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.