Estudo da utilização de modelagem como estratégia para fundamentar uma proposta de ensino relacionada à energia envolvida nas transformações químicas

Autores

  • Vinícius Catão de Assis Souza Instituto Metodista Izabela Hendrix e Colégio Loyola, Belo Horizonte
  • Rosária Justi Departamento de Química e Programa de Pós- Graduação em Educação - UFMG

Resumo

O envolvimento dos alunos em atividades de modelagem emerge como parte essencial de uma abordagem de ensino mais dinâmica e que compactua com as diretrizes atuais para o ensino de ciências. Considerando-se esse contexto, uma proposta para o ensino da energia envolvida nas transformações químicas foi elaborada a partir do diagrama Modelo de Modelagem. Nesse artigo, apresentamos aspectos importantes dessa estratégia de ensino e sua fundamentação teórica, assim como os resultados da investigação sobre a aprendizagem de alunos da 2º série do Ensino Médio. Todas as aulas foram filmadas e os materiais escritos produzidos pelos alunos recolhidos. A análise desses materiais fundamentou a elaboração de estudos de caso, visando compreender como as atividades de modelagem podem contribuir para um melhor aprendizado dos principais aspectos conceituais relativos à Termoquímica. Os resultados evidenciam que a estratégia de modelagem auxiliou os alunos de forma significativa na compreensão da temática em estudo.

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Publicado

2011-02-05

Como Citar

Souza, V. C. de A., & Justi, R. (2011). Estudo da utilização de modelagem como estratégia para fundamentar uma proposta de ensino relacionada à energia envolvida nas transformações químicas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3978

Edição

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