Ensino-Aprendizagem de Ciências e Argumentação: Discussões e Questões Atuais

Autores

  • Paula Cristina Mendonça Universidade Federal de Ouro Preto
  • Rosária Justi Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Argumentação, Habilidades Argumentativas, Explicação, Ensino e Aprendizagem de Ciências

Resumo

Nos últimos dez anos, várias pesquisas na área de Ensino de Ciências relacionadas à temática argumentação têm sido publicadas. Neste artigo, apresentamos uma revisão da literatura sobre tais pesquisas, que contempla dois objetivos principais. O primeiro consiste na discussão sobre argumentação (i) em um contexto mais amplo, no qual recorremos a autores de outros campos do conhecimento para caracterizá-la; e (ii) na ciência e envolvendo seu consequente papel tanto na aprendizagem de conhecimentos científicos e sobre ciência quanto no desenvolvimento de habilidades científicas. O segundo objetivo consiste na apresentação de alguns debates e questões atuais sobre a pesquisa envolvendo argumentação no Ensino de Ciências. Mais especificamente, abordamos as relações entre argumentação e modelagem e entre argumentação e explicação. Nesse contexto, novas questões de pesquisa suscitadas a partir de nossa revisão da literatura se relacionam à avaliação do desenvolvimento das habilidades argumentativas de estudantes e ao ensino explícito versus não explícito de argumentação (em especial, ao ensino da distinção entre explicação e argumentação).  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cristina Mendonça, Universidade Federal de Ouro Preto

Sou licenciada em química. Sou mestre e doutorada em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fui orientada pela professora Rosária Justi. Desenvolvi trabalho de mestrado na área de modelagem no ensino de Química. Desenvolvi trabalho de doutorado relacionando modelagem e argumentação no Ensino de Química. Trabalho desde 2009 na Universidade Federal de Ouro Preto, com disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado para estudantes do curso de Química Licenciatura. Sou pesquisadora do grupo Reagir: Modelagem e Educação em Ciências. Tenho publicado em periódicos nacionais e internacionais da área de ensino de ciências. Tenho orientado aluno de iniciação científica e mestrado com pesquisas na área de modelagem e argumentação. 

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

Mendonça, P. C., & Justi, R. (2013). Ensino-Aprendizagem de Ciências e Argumentação: Discussões e Questões Atuais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(1), 187–216. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4257

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>