Enfoque CTS na pesquisa em Educação em Ciências: extensão e disseminação

Autores

  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação nas Ciências - Unijuí
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - UFSC
  • Sandra Mara Mezalira Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação nas Ciências - Unijuí
  • Neusa Maria John Scheid Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Resumo

O enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem permeado o contexto das pesquisas brasileiras em Educação em Ciências. Para compreender a extensão e disseminação dessa perspectiva, realizou-se um estudo das produções publicadas nas Atas dos eventos brasileiros sobre Ensino de Biologia, Química, Física e Ciências envolvendo o período de 2003 a 2006. Observou-se: áreas das Ciências mais envolvidas; referências utilizadas para o embasamento das concepções CTS abordadas pelos autores e a identificação das instituições de ensino que fomentaram as pesquisas. Constatou-se um significativo incremento das discussões sobre CTS no período em que a Física, as Ciências e a Biologia apresentaram mais trabalhos do que a Química. Além disso, a análise, com base na epistemologia de Fleck, sinaliza que os estudos balizados no enfoque CTS seguem duas abordagens: os que explicitam os pressupostos e configurações e os preocupados com a relação CTS no currículo de ensino de Ciências da Natureza, podendo caracterizar dois estilos de pensamento.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Pansera-de-Araújo, M. C., Gehlen, S. T., Mezalira, S. M., & Scheid, N. M. J. (2011). Enfoque CTS na pesquisa em Educação em Ciências: extensão e disseminação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3996

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