Processos seletivos de Universidades Públicas da Região Sul do Brasil: movimento de mudanças a partir do Novo ENEM

Authors

  • Laís Basso Costa-Beber Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Otavio Aloísio Maldaner Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/Ilhéus-BA

Keywords:

Novo ENEM, Educação Básica, Educação Química.

Abstract

O processo seletivo para ingresso no Ensino Superior público tem influenciado de forma significativa os currículos da Educação Básica. Com base nisso, investigou-se a utilização do Novo ENEM (2009) nos processos seletivos 2010 de Universidades Públicas da Região Sul do Brasil e buscou-se identificar características gerais desejadas para selecionar estudantes nessas universidades, a partir do que é explicitado nos Editais e Manuais do Candidato dos processos de seleção. Metodologicamente, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, com produção de seis categorias, dentre elas a interdisciplinaridade e contextualização, que são privilegiadas nos processos seletivos, contudo, entende-se que necessitam ser melhor compreendidas para que produzam modificações significativas na formação básica. O Novo ENEM, em sua primeira edição, induziu mudanças em 65% dos documentos de processos seletivos analisados. Esse exame, usado em processos seletivos, pode contribuir com reorganizações curriculares na Educação Básica que potencializem o processo de ensino e aprendizagem. 

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Published

2014-08-08

How to Cite

Costa-Beber, L. B., Maldaner, O. A., Pansera-de-Araújo, M. C., & Gehlen, S. T. (2014). Processos seletivos de Universidades Públicas da Região Sul do Brasil: movimento de mudanças a partir do Novo ENEM. Brazilian Journal of Research in Science Education, 14(1), 217–232. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4289

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