Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia
Resumen
Esse artigo apresenta a análise do desenvolvimento de uma atividade, planejada segundo a abordagem sociocultural e avaliada de acordo com a abordagem psicológica sociointeracionista do discurso, que tem como objetivo a contribuição para o Letramento Científico e para o estudo da História e Filosofia da Ciência. A pesquisa foi realizada com 27 alunos do 1o ano do ensino médio de uma escola particular de Belo Horizonte. Compararam-se duas resenhas escritas a partir da discussão de fragmentos de textos sobre evolução de Lamarck, Darwin e Wallace, uma feita antes e a outra depois da realização da atividade. Utilizaram-se como parâmetro de análise os aspectos que caracterizam a arquitetura interna dos textos, segundo Bronckart. A atividade proposta neste trabalho apresentou uma contribuição para o desenvolvimento do Letramento Científico, pois permitiu que treze dos vinte e sete alunos pesquisados produzissem resenhas com um avanço de acordo com os critérios definidos para a análise.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-02-12
Cómo citar
Soares, A. G., & Coutinho, F. Ângelo. (2011). Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4003
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.