Estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão do fenômeno da complementaridade em atividades didáticas mediadas pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder

Autores/as

  • Jader da Silva Netto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
  • Cláudio José de Holanda Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Ostermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Formação de professores, Perspectiva sociocultural, Conceitos de Física Quântica.

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado na qual estão sendo investigadas as estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão de alguns conceitos fundamentais de Física Quântica em atividades didáticas mediadas pelo software Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder (IVMZ). Essas atividades didáticas trataram a complementaridade onda-partícula, teseimportante da Interpretação de Copenhagen, de modo a abordar os fenômenos intermediários de interferência quântica via simulação no IVMZ. À luz da teoria da mediação de Vygotsky e da filosofia translinguística de Bakhtin foram analisados os enunciados de uma dupla de estudantes durante atividades de simulaçãocomputacional mediadas também pelo uso de roteiros exploratórios concebidos para este fim. Os resultados indicam que a compreensão ativamente responsiva que ambos evidenciam em determinadas passagens ao longo dos extratos discursivos provavelmente deu suporte para que os estudantes tenham demonstrado mudanças discursivas importantes no processo de compreensão dos conceitos abordados nas atividades didáticas.

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Biografía del autor/a

Jader da Silva Netto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves

Departamento de Ensino

Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Física

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Física

Publicado

2015-11-25

Cómo citar

Netto, J. da S., de Holanda Cavalcanti, C. J., & Ostermann, F. (2015). Estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão do fenômeno da complementaridade em atividades didáticas mediadas pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(2), 293–320. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4315

Número

Sección

Artigos

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