Desafios e perspectivas contemporâneas da docência universitária
um diálogo com o professor António Nóvoa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.48009Palavras-chave:
pedagogia universitária, docência universitária, formação de professores, identidade profissional, articulação universidade-escolaResumo
Entrevista realizada com o professor António Nóvoa sobre os desafios contemporâneos da docência universitária. Em agosto de 2023, o professor Nóvoa esteve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para realizar uma Conferência e na ocasião concedeu entrevista às docentes membros da comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior (RDES), que integra a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da UFMG. A técnica de pesquisa utilizada foi a coleta direta por meio de uma entrevista. Na elaboração do instrumento foi considerada a produção do autor no âmbito da pedagogia universitária, além de questões relativas à formação de professores universitários, identidade profissional, articulação universidade-escola, tecnologias e desafios da docência universitária no século XXI. No diálogo com o professor, houve o privilégio de explorar suas contribuições enriquecedoras, desvendando como suas ideias têm contribuído para redefinir e fortalecer a formação de professores em contextos diversos. Ao evidenciar os desafios presentes no ensino superior, Nóvoa nos indica caminhos para fomentar uma educação superior pública, laica e gratuita, além de destacar a importância da liberdade e da inovação na construção dos processos pedagógicos junto aos estudantes e também na formação de professores.
Downloads
Referências
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.
NÓVOA, António; FORESTI, Miriam Celí Pimentel Porto; PEREIRA, Maria Lúcia Toralles. Universidade e formação docente – Entrevista. Revista: Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 4, n. 7, ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/GvJyMSqMSQQpjvnWcRrHkTQ/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2023.
NÓVOA, António. Conferência proferida na abertura. In: VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA – ENSINO SUPERIOR. 2012. Anais [...] Portugal, 2012. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5749665/mod_resource/content/1/pedagogia_universitaria_antonio_novoa.pdf. Acesso em 08/09/2023.
NÓVOA, António; AMANTE, Lúcia. Em busca da Liberdade. A pedagogia universitária do nosso tempo. REDU – Revista de Docencia Universitaria, v. 13, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-34. Disponível em: https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/6441/6506. Acesso em: 07 set. 2023.
NÓVOA, António. Professores: libertar o futuro. São Paulo: Diálogos Embalados, 2023.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Notícias: António Nóvoa defende a escola como local de trabalho para os alunos. 2023. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/antoniio-novoa-defende-a-escola-como-local-de-trabalho-para-os-alunos. Acesso em: 07 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 António Nóvoa, Pauliane Romano Cirilo, Patrícia Nascimento Silva, Bréscia França Nonato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).