A partilha do comum na performance Contra X Tempo
Processo criativo colaborativo como ato estético e político
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16116Palavras-chave:
Processo Colaborativo, Performance, PolíticaResumo
Este texto apresenta reflexões sobre o processo colaborativo de criação da performance coletiva Contra X Tempo. O trabalho consistia de sete ações performáticas criadas pelos artistas, que eram executadas concomitantemente por cada um dos integrantes em um mesmo espaço. Criou-se uma espécie de circuito, no qual cada artista realizava uma ação por um determinado tempo e, a seguir, passava a realizar outra ação proposta pelo colega, em um processo de compartilhamento. O trabalho lidou com a qualidade central da ação política – alteridade – o estado que se constitui por meio de relações de diferença ou a capacidade de colocar-se no lugar do outro e partilhar o espaço comum.
Referências
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de São Paulo, 1989.
Nicolete, Adélia. Criação coletiva e processo colaborativo: algumas semelhanças e diferenças no trabalho dramatúrgico. Sala Preta, n. 2, 318-325, 2002. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p318-325.
RANCIÈRE, Jaques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimentalorg.: Ed 34, 2005
SALLES, Cecilia Almeida. Redes da Criação: Construção da Obra de Arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.
SILVA, Gabriela Saenger. Arte em Partilha: práticas artísticas colaborativas e participativas em arte contemporânea. Orientadora: Maria Amélia Bulhões Garcia. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Hugo Fortes, Yiftah Peled, Marcos Martins, Tiago Cardoso Gomes, Luciana Magno, Leandra Espírito Santo, Síssi Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.