Tendências contemporâneas do desenho

procedimentos em direção ao espaço e sua prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38610

Palavras-chave:

Desenho no Espaço, Assemblage, Instalação, Práticas Pedagógicas

Resumo

Problematização da relação entre a linguagem do desenho e o espaço do ambiente a partir de abordagem metodológica prático-pedagógica e de levantamento histórico, conceitual e referencial prático do tema. Seu objeto de estudo está nos procedimentos do desenho em direção ao espaço, subdivido em quatro operações: desenho no espaço, desenho assemblage, desenho instalação e desenho instalado, a partir dos referenciais teóricos Alberto Tassinari, Rosalind Krauss, Diego Rayck da Costa, Edith Derdyk e Fernando Castro Flórez. Os principais referenciais práticos são Rosana Paulino, Chiharu Shiota, Edith Derdyk, Gego e Waltércio Caldas. Este artigo busca apresentar a fundamentação teórica dos conceitos operacionais da pesquisa e alguns dos resultados da experimentação prática aplicada em atividades pedagógicas dirigidas dentro das disciplinas de desenho do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

Referências

ARGILES. Monica Sanches. Los Límites de La Instalación. In: CARRILLO, Jesus. Tendencias Del Arte, Arte de Tendencias. Madrid: Arte Cátedra, 2004.

ASSEMBLAGE. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo325/assemblage. Acesso em: 5 fev. 2019. Verbete da Enciclopédia.

BECKER, Jéssica. Linha de Maior Declive: relações poético-críticas do caminhar. Revista Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 26, seção Corpo, Percurso, Paisagem, 2020.

C/ARTE PRODUÇÕES CULTURAIS. Waltercio Caldas: o atelier transparente. Entrevista. Org. Marília Andrés Ribeiro. Belo Horizonte, 2006.

CAMNITZER, Luis (org.). Educação para a arte, arte para a educação. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2012. p. 13-28.

CCBB. Chiharu Shiota: Linhas de Vida. São Paulo, 2019. Catálogo. Disponível em: https://ccbb.com.br/wp-content/uploads/2021/04/catalogo_shiota.pdf. Acesso em: fev. 2020.

SHIOTA, Chiharu. Fios que tecem memórias. Revista Arte Versa, Porto Alegre, 2016. Série Coleção de Artistas. Disponível em: https://www.ufrgs.br/arteversa/chiharu-shiota-fios-que-tecem-memorias/. Acesso em: jun. 2019.

COSTA, Diego Rayck. Locus suspectus: o desenho no espaço e os espaços do desenho. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

COSTA, Diego Rayck. Desenho: pretensão, erro e ruína. Tese (Doutorado em Arte Contemporânea) – Universidade de Coimbra, Coimbra, 2015.

DE MICHELI, Mario. As vanguardas Artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

DERDYK, Edith (org.). Disegno, desenho, desígnio. São Paulo: Senac, 2007.

DERDYK, Edith. Linha de horizonte: por uma poética do ato criador. São Paulo: Intermeios, 2012.

DERDYK, Edith. Desde sempre, sempre desenhei. Revista Visualidades, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 165-171, jul./dez. 2013.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. Porto Alegre: Zouk, 2015.

ENTREVISTA COM ROSANA PAULINO. Revista do Centro de Pesquisa e Formação SESC SP, São Paulo, n. 5, set. 2017. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/files/artigo/0494111c/c343/4429/b5b7/c902f89bee30.pdf. Acessado em: 24 maio 2020.

FISCHER, Débora Vier. Antônio Augusto Bueno: o artista dos encontros mínimos com a natureza. Porto Alegre: Arte & Versa, 2018.

FLÓREZ, Fernando Castro. Robert Smithson. El dibujo en el campo expandido. In: MOLINA, Juan José Gómez. Estrategias Del dibujo en el arte contemporánea. Madri: Cátedra, 1999. p.553-592.

FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: MAC e Iluminuras, 1999.

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO. Desenhar no espaço: Artistas Abstratos do Brasil e da Venezuela na Coleção Patrícia Phelps de Cisneros. Material Didático. Porto Alegre, 2010.

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO. Limites sem limites: desenhos e traços da arte povera. Material Didático. Porto Alegre, 2014. Disponível em: http://iberecamargo.org.br/wp-content/uploads/2018/07/Material-Dida%CC%81tico_Limites-sem-limites-%E2%80%93-desenhos-e-trac%CC%A7os-da-Arte-Povera.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO. Waltercio Caldas: o ar mais próximo e outras matérias. Material Didático. Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://iberecamargo.org.br/wp-content/uploads/2018/07/Material-Dida%CC%81tico_Waltercio-Caldas-%E2%80%93-o-ar-mais-pro%CC%81ximo-e-outras-mate%CC%81rias.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

GONZÁLEZ, Júlio (1932) In KRAUSS, Rosalind. La Originalidad de la Vanguardia y Otros Mitos (1981). Madri: Alianza, 2006.

INGOLD, Tim. Líneas: uma breve história. Barcelona: Gedisa, 2015. E-book. Disponível em: www.livrariacultura.com.br. Acesso em: abr. 2019.

JIMÉNEZ, Ariel. Desenhar no espaço: artistas abstratos do Brasil e da Venezuela na Coleção Patrícia Phelps de Cisneros. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2011.

KRAUSS, Rosalind. La Originalidad de la Vanguardia y Otros Mitos (1981). Madri: Alianza, 2006.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Tradução: Jorge Menna Barreto. Massachusetts: October Magazine, 1997.

LARRAÑAGA, Josu. Instalaciones. San Sebastián: Nerea, 2001.

LONG, Richard. Walking the Line. Londres: Thames & Hudson, 2005.

MARTINS, Heitor; PEDROSA, Adriano. Gego: a linha emancipada. In: GEGO. A Linha Emancipada. São Paulo: Masp, 2019. Catálogo.

MOLINA, Juan José Gómez. Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. Madri: Cátedra, 1999.

MOLINA, Juan José Gómez (org.). Las Lecciones del Dibujo. Madri: Cátedra, 1995.

MONSELL, Alice; BANDEIRA, Rogger da Silva. A assemblagem e o uso de detritos urbanos na história da arte. Revista Seminário de História da Arte, Pelotas, v. 01, n. 07, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/13505. Acesso em: mar. 2020.

MORAIS, Angélica. Regina Silveira: cartografias da sombra. São Paulo: Edusp, 1996.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE AMERICANA. Rosana Paulino: Assentamento. Material Educativo. São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.rosanapaulino.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/11/PDF-Educativo.pdf. Acesso em: abr. 2019.

NAVES, Rodrigo. Apresentação do livro In: TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. p. 1

O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco – A ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PAULINO, Rosana. Diálogos Ausentes, vozes presentes. Mostra Diálogos Ausentes. São Paulo: ItaúCultural, 2016b. Disponível em: http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2016/12/di%C3%A1logosausentes_rosanapaulino-rev.pdf. Acesso em: maio 2010.

PAULINO, Rosana. A costura da memória. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016a. Catálogo. Disponível em: http://pinacoteca.org.br/wp-content/uploads/2019/07/AF_ROSANAPAULINO_18.pdf. Acesso em: 03/12/2021

PAULINO, Rosana. Reflexos e costuras da negritude. Revista Arte e Versa, Porto Alegre, abr. 2015. Disponível em: https://www.ufrgs.br/arteversa/?p=132. Acesso em: 15/10/2021

PERUGA, Iris. Gego: obra completa 1955-1990. Caracas: Fundación Cisneros, 2003.

RAQUEJO, Tonia. Land Art. San Sebastián: Nerea, 2003.

SWOON.Five Stories. 2005. Disponível em: https://swoonstudio.org/projects-1#/five-stories/. Acesso em: 29 nov. 2022.

LEWITT, Sol.A Wall Drawing Retrospective.EUA: Mass Moca’s, 2008. Disponível em: https://massmoca.org/event/walldrawing46/. Acesso em: jan. 2021.

TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

Vídeos

CALDAS, Waltércio. ESTADOS de imagem: Waltercio Caldas. Direção: Canal Arte. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LPhqUn8rT-g. Acesso em: 21 maio 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tendências contemporâneas do desenho: procedimentos em direção ao espaço e sua prática pedagógica. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 26, p. 295–329, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38610. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/38610. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 30

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.