A leitura do mundo através da tecnologia educacional: a adoção da Robótica Pedagógica nas práticas de democratização do conhecimento científico

Autores

  • Heitor Felipe da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.353-368

Palavras-chave:

robótica pedagógica, letramento científico, democratização, conhecimento, ciência e tecnologia

Resumo

RESUMO:Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) acerca da democratização do conhecimento científico e das práticas de alfabetização e letramento científico com adoção da robótica pedagógica em tais práticas, a fim de consolidar resultados publicados em veículos dedicados à divulgação do conhecimento científico. O mapeamento sistemático da literatura foi realizado em 2018, considerando trabalhos entre os anos de 2010 a 2017. Como base de dados, inicialmente foram escolhidos o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e posteriormente o Google Scholar. A partir da combinação de buscas foram recuperados quatro artigos, dos quais três foram considerados relevantes para extração e análise de dados via software EndNote. O mapeamento pode mostrar o quão pouco são realizados trabalhos voltados ao uso da robótica pedagógica como ferramenta de auxílio às práticas de democratização do conhecimento científico.

PALAVRAS-CHAVE: robótica pedagógica; letramento científico; democratização; conhecimento; ciência e tecnologia.

 

ABSTRACT:This article presents a Systematic Literature Mapping (MSL, in Portuguese) about the democratization of scientific knowledge and the practices of literacy and scientific literacy with the adoption of pedagogical robotics in such practices, in order to consolidate results published in vehicles dedicated to the dissemination of scientific knowledge. The systematic mapping of the literature was carried out in 2018, considering works between the years 2010 to 2017. As a database, the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations were initially chosen, and later Google Scholar. From the combination of searches, four articles were retrieved, of which three were considered relevant for extraction and data analysis through EndNote software. The mapping can show how little work is done on the use of pedagogical robotics as a tool to help the practices of democratization of scientific knowledge.

KEYWORDS: pedagogical robotics; scientific literacy; democratization; knowledge; science and technology.

Biografia do Autor

  • Heitor Felipe da Silva, Universidade Federal de Pernambuco
    Mestrando pelo programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação da Professora Doutora Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho. Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Joaquim Nabuco.
  • Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco
    Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Pós-doutorado na área de Educação e Tecnologia na Universidade Aberta, em Portugal. Professora (Associado) da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: cultura digital, cultura maker, narrativas digitais e transmidiáticas, redes sociais, estudos culturais, EaD e formação de professores.

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Publicado

26-12-2018

Edição

Seção

Robótica Pedagógica

Como Citar

A leitura do mundo através da tecnologia educacional: a adoção da Robótica Pedagógica nas práticas de democratização do conhecimento científico . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 3, p. 353–368, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.3.353-368. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827. Acesso em: 23 dez. 2024.

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