v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

					Visualizar v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Belo Horizonte, mai.-ago. 2018.

Publicado: 16-07-2018

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.i-iii
    Daniervelin Renata Marques Pereira
    i-iii

Linguística e Tecnologia

  • Quando eu sou o Outro: problemas de ethos e identidade no filme Pequeno Grande Homem

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.1-17
    Carlos Böes de Oliveira
    1-17
  • Interculturalidade, representação e identidade em contextos de aprendizagem de língua estrangeira via teletandem

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.18-33
    Adriana Celia Alves
    18-33
  • Campo temático: possibilidade de organização de um dicionário infantil

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.34-49
    Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves
    34-49
  • Sistema automático de transcrição fonológica para o português

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.50-67
    Daniel da Silva Santos, Iara Cristina Araújo Nogueira, Cid Ivan da Costa Carvalho
    50-67
  • Ethos de violência, uma reflexão discursiva sobre comunidades virtuais que agridem professores

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.68-91
    Morgana Soares da Silva
    68-91
  • Novos gêneros do discurso, novas formas de ensino: as diferenças entre as videoaulas na atualidade

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.92-104
    Simone Cristina Mussio
    92-104

Educação e Tecnologia

  • A incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pelos professores de língua portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ES

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.105-120
    Márcia Aparecida Vergna, Antônio César Machado Silva
    105-120
  • Objetos de aprendizagem e ensino de literatura: inovação ou tradição?

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.121-134
    Marly Aparecida Fernandes
    121-134
  • Tecnologias digitais, biologia do conhecer e pesquisa-ação no ensino de línguas

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.135-159
    Rodrigo Camargo Aragão, Iky Anne Fonseca Dias
    135-159
  • Novas formas de aprender e ensinar: a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.160-176
    Renata Reis Chiossi, Christine Sertã Costa
    160-176
  • Blogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: uma revisão bibliográfica

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.177-191
    Edmilson Francisco, Patrícia Vasconcelos Almeida
    177-191
  • Uso de recursos podcast e webquest no estudo do tema avaliação na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.192-205
    Fernanda Beatriz da Costa Miranda de Carvalho, Cristhiane Pereira de Lima, Alessandra Dutra, Vanderley Flor da Rosa, Jair de Oliveira
    192-205
  • Hipertexto e saberes docentes

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.206-218
    Andréa Lourdes Ribeiro
    206-218
  • Conteúdos de língua Portuguesa em videoaulas para o ENEM

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.219-247
    Vanessa Luciene Pereira da Silva, Williany Miranda da Silva
    219-247

Semiótica e Tecnologia

  • Espaços e sentidos em disputa: confrontos na praça e no Facebook

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.248-263
    Luiza Helena Oliveira da Silva, Elias da Silva
    248-263
  • Morde&Assopra – Zariguim e Naomi: o perigo da ausência de uma semiótica da face do robô humanoide

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.264-289
    Vanda Maria Sousa
    264-289
  • Imagens científicas na semiótica e fotografias de Star Wars

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.290-303
    Natália Cipolaro Guirado
    290-303

Comunicação e Tecnologia

  • Tecnologias digitais, ação comunicativa e ética do discurso em redes sociais

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.304-317
    Úrsula Cunha Anecleto
    304-317

Tecnologia da Informação e Computação

  • Análise da usabilidade na comunidade Leitores BR do aplicativo Amino

    DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.318-340
    Andrea Silva Souza, Zuleica Camargo
    318-340