Aprendizagem Mediada por Dispositivos Móveis

um estudo sobre affordances com vistas ao desenvolvimento das tarefas de leitura em inglês

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42312

Palabras clave:

Tecnologias móveis, Affordances, Aprendizagem de línguas, Ensino superior, Leitura

Resumen

Os dispositivos e aplicativos móveis estão presentes em diversas práticas sociais. Como eles estão também presentes nas práticas educacionais, faz-se necessário investigar suas possibilidades e limitações em contextos de aprendizagem de línguas no ensino superior. Este estudo, de natureza qualitativa interpretativista, tem o objetivo de investigar as affordances que surgem da utilização de dispositivos e aplicativos móveis no desenvolvimento de atividades de leitura em inglês. Para a geração dos dados, foi aplicado um questionário semiestruturado aos estudantes das disciplinas de Inglês Instrumental I e II, ofertadas pela Faculdade de Letras de uma instituição federal de ensino. Os resultados demonstram que, durante as atividades propostas nesses cursos, os estudantes se apropriam de dispositivos e aplicativos móveis para buscar significados de palavras – principalmente em pesquisas rápidas – respostas para dúvidas a qualquer hora e no próprio ritmo (otimização do tempo de estudo), bem como para aprimorar seu repertório lexical. O tamanho da tela dos smartphones e a usabilidade do Moodle para tarefas nesses dispositivos foram informadas como algumas das limitações para o desenvolvimento das tarefas propostas nos cursos. Esses resultados poderão servir de ponto de partida para futuras investigações sobre o uso dessas tecnologias digitais no contexto de aprendizagem de línguas.

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Citas

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Publicado

24-03-2023

Cómo citar

SANTOS, E. S. dos; BRAGA, J. de C. F. Aprendizagem Mediada por Dispositivos Móveis: um estudo sobre affordances com vistas ao desenvolvimento das tarefas de leitura em inglês. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e42312, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.42312. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/42312. Acesso em: 17 jul. 2024.