Revues

  • Aletria: Revista de Estudos de Literatura

    Aletria: Revista de Estudos de Literatura é um periódico trimestral, com avaliação de pares, mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 1993. Tem como missão fomentar a produção acadêmica sobre Estudos Literários e Culturais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate na área.

    A revista Aletria aceita, em fluxo contínuo, artigos inéditos em sua especialidade: ensaios sobre estudos literários e culturais e resenhas e recensões críticas de obras literárias e de obras científicas na área de literatura e teoria literária.

    Não se cobra dos autores pela publicação.

  • Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG

    Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG (Brasil) é um periódico semestral, com avaliação de pares, editado em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) pela Universidade Federal de Minas Gerais desde 2007, dedicado à publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e trabalhos artísticos da área de Estudos Judaicos. Tem como missão fomentar a produção acadêmica do Brasil e do exterior permitindo a divulgação de pesquisas e contribuindo para o debate contínuo na área.

  • Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

    Periódico do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG que busca a preservação da memória e a promoção do conhecimento por meio da publicação de pesquisas científicas sobretudo nos campos da arqueologia, biodiversidade, geociências, farmacologia (farmacognosia), museologia, conservação e restauro.

  • Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas

    A revista Bibliotecas Universitárias é uma publicação semestral de natureza científica editada pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) voltada para pesquisadores e profissionais de informação. Sua missão é difundir o conhecimento em Biblioteconomia e Ciência da Informação, temas pertinentes às bibliotecas universitárias, abrangendo as questões teóricas e práticas das áreas, em seus aspectos tecnológicos, humanos, sociais e afins. 

  • Arquivos em Odontologia

    A revista Arquivos em Odontologia (ISSN: 2178 - 1990) é uma publicação científica contínua do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). A revista tem classificação B3 Qualis Capes, é revisada por pares (sistema duplo-cego). A missão da revista é promover e divulgar a produção intelectual no campo da saúde e da educação em Odontologia e áreas afins, avaliando e publicando artigos originais de pesquisa básica e aplicada nas seguintes categorias: pesquisa original, revisões sistemática e integrativa, casos clínicos e cartas ao Editor. Os artigos publicados são disponibilizados de forma gratuita através da plataforma SEER.

  • Caderno de Ciências Agrárias

    O CADERNO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS é uma publicação científica eletrônica de acesso aberto, de fluxo contínuo, vinculada ao Instituto de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com sede  na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. De caráter científico e acadêmico, este periódico publica pesquisas inéditas nas áreas de Ciências Agrárias e áreas correlatas.

  • Cadernos de Pesquisa

    Revista do antigo Departamento de Linguística e Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1978 e 1994
  • Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura

    Revista do antigo Departamento de Linguística e Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1978 e 1994
  • Cadernos do Leste

    O periódico Cadernos do Leste (1679-5806) é o periódico acadêmico revisado por pares do Laboratório de Estudos Territoriais (Leste) do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi publicado pela primeira vez em 2000, é circulado anualmente, por meio de publicações impressas e acesso on-line. O foco principal da publicação é divulgar importantes pesquisas científicas originais nas áreas das geociências e dos estudos territoriais, bem como notícias relacionadas a políticas científicas e outros assuntos de interesse a pesquisadores ou que tenham implicações para a geociências e geotecnologias. Embora seja a revista do Laboratório de Estudos Territoriais, são aceitos trabalhos de toda a comunidade acadêmica que tenham pertinência com o escopo do periódico, que foi classificado recentemente como B2 pela Capes (2017-2020). O Cadernos do Leste está sediado na sala 335 do IGC/UFMG.

  • Caligrama: Revista de Estudos Românicos

    Caligrama : Revista de Estudos Românicos est publiée par la Faculté des lettres de l'Université Fédérale du Minas Gerais (Brésil) depuis 1981. Sa mission est de promouvoir la production scientifique dans le domaine des langues et littératures romanes, en permettant aux chercheurs de faire connaître leurs travaux et de contribuer au débat et au progrès scientifique dans ce domaine. La revue est l'une des rares revues à se consacrer exclusivement à la langue et à la littérature romanes.

    Processus d'évaluation par les pairs

    Caligrama : Revista de Estudos Românicos adopte un système d'évaluation par les pairs en aveugle.

    La revue suit les directives du « Code of Conduct and Good Practice » du COPE (Committee on Publication Ethics), et les articles soumis doivent être conformes à ces directives. Pour plus d'informations sur le code, veuillez consulter le texte original en anglais ou sa traduction en portugais.

    Toute soumission conforme aux règles de soumission de la revue et au code de conduite et de bonnes pratiques sera d'abord analysée par le rédacteur en chef, qui évaluera les éventuels problèmes de paternité (plagiat, republication, IA, etc.). Les cas de mauvaise conduite éventuelle seront analysés conformément aux lignes directrices du COPE.

    La durée moyenne de l'évaluation est de 90 jours.

    Les évaluateurs sont recrutés parmi les professeurs docteurs ayant une expérience dans divers domaines, dans différentes régions du Brésil, ainsi que dans des institutions étrangères.

    Fréquence

    Publié tous les quatre mois.

    Politique de libre accès

    Cette revue offre un accès immédiat et gratuit à son contenu, en vertu du principe selon lequel la mise à disposition du public des connaissances scientifiques permet une plus grande démocratisation du savoir.

  • ConTextura

    1. Encadeamento; modo como estão ligadas entre si as diferentes partes de um todo organizado; conexão completa e organizada; diversidade de ideias e emoções que formam uma rede complexa, um contexto. 2. Conjunto, todo, totalidade; aquilo que constitui o texto no seu todo. 3. Com-textura; ato ou efeito de tecer, tecido, trama. 4. Texto com textura; Contextura.

    A revista Contextura é uma iniciativa do corpo discente da UFMG, coordenada e editada pelo PET-Filosofia, com o intuito de divulgar a produção intelectual de jovens pesquisadores e discentes em Filosofia de todo o Brasil. 

    Convidamos os leitores a se cadastrarem no serviço de notificação de publicação da revista. Clique em Cadastro no menu superior da página. O cadastro permitirá ao leitor receber o sumário via e-mail a cada nova edição. A lista procura também reivindicar um nível básico de apoio ou de leitura da revista. Leia a Política de privacidade, que assegura aos leitores que seus nomes e endereços informados não serão utilizados para outros fins.

    Deseja enviar contribuições à revista?
    Nós recebemos artigos em fluxo contínuo. Convidamos todos a conferir a seção o Submissões e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema e confiram as exigências antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão. 

  • Educação em Revista

    Clique aqui para fazer nova submissão ou para ver suas submissões pendentes.

    Sobre a Revista

    Educação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Tem como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores (as) de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. A revista publica em português, ou inglês, ou espanhol, manuscritos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.

    Histórico

    Educação em Revista - UFMG foi criada em 1985 com a edição de dois números anuais. Em 2009, a sua periodicidade passou a ser trimestral, buscando dar vazão mais rapidamente à demanda apresentada. Em 2011, foi implantado o sistema ahead of print, pelo qual os artigos aprovados são previamente divulgados, antes da publicação definitiva em periódico. Educação em Revista foi o primeiro periódico brasileiro da área educacional a implantar este tipo de publicação. Em 2012, a revista alterou novamente a periodicidade, passando a adotar a publicação quadrimestral.

    Em 2016, a revista optou pelo formato exclusivamente eletrônico e, a partir de 2017, pela publicação em fluxo contínuo, que possibilita maior agilidade e maior transparência na tramitação dos manuscritos. Com essa medida foi possível aumentar em 25% os trabalhos publicados anualmente. Por este histórico, constata-se que o periódico Educação em Revista passou a ser um veículo reconhecido pela comunidade acadêmica nacional e internacional e procurado pelos (as) pesquisadores (as) para publicação de seus manuscritos.

     

    Em 2021, em consonância com a Ciência Aberta, a Educação em Revista passou a adotar política editorial envolvendo: a aceitação de preprints, disponibilização de materiais suplementares da pesquisa e abertura do processo de peer review. Torna-se relevante destacar que a experiência com avaliação por pares aberta teve início em 2023.  A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado que passou por avaliação aberta. Os (as) avaliadores (as) recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons. Com essas práticas, a Educação em Revista busca promover maior transparência nos processos de produção do conhecimento, bem como proporcionar o compartilhamento e reutilização dos dados e demais conteúdos das pesquisas.

     

    A Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com esses princípios, a Educação em Revista passou a adotar uma série de práticas, como a política de acesso aberto, o código de boas práticas e o uso das redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Para artigos com múltipla autoria é requerida a indicação do papel de cada um dos autores. Além disso, incentiva-se o compartilhamento dos dados de análise, instrumentos, roteiros e materiais disponibilizados em repositórios on-line, como: SciELO, Zenodo, Figshare e OSF e o link deve ser divulgado no trabalho. Os (as) autores (as) devem optar por formatos de arquivos a partir dos quais os dados possam ser extraídos, objetivando maximizar a acessibilidade e a reutilização do conjunto de dados. Caso não possam ser publicados, essa informação deve ser indicada no manuscrito.

     

    Educação em Revista está classificada no Qualis-Capes como A1, desde 2013, nas áreas de Educação, Linguística e Artes e Filosofia/Teologia. É um dos periódicos classificados como “específicos da área educacional” em avaliação promovida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, em 2006, quando recebeu a menção “Nacional A”. No Qualis Capes 2017-2020 a Educação em Revista permaneceu com A1.

    A revista encontra-se hoje organizada em seis seções:

    1. Artigos:Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área.
    2. Resenhas:Reúne manuscritos que apresentem leitura crítica de obras relevantes para a área educacional que tenham sido publicadas nos últimos 2 anos.
    3. Resenhas Avaliativas: Reúne resenhas avaliativas originadas de processo de avaliação por pares aberta de manuscritos.
    4. Palavra aberta:Reúne artigos de opinião sobre temas atuais de repercussão na área educacional.
    5. Entrevistas:Reúne entrevistas inéditas que apresentem contribuições relevantes para o campo educacional.
    6. Dossiê:Reúne conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebido a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos(as) editores(as).

    Informações básicas 

    Educação em Revista é um periódico de acesso aberto, exclusivamente eletrônico, que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores/as de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.

    Este periódico publica artigos inéditos, em fluxo contínuo, que apresentam resultados de pesquisas empíricas ou teóricas. A critério dos/as editores/as, publicam-se ainda revisões críticas da produção científica e acadêmica na área; dossiês temáticos destinados à revisão de áreas e/ou à análise de questões emergentes da pesquisa educacional; resenhas de obras de interesse para o campo e entrevistas. 

    Está classificada no Qualis-Capes como A1, desde 2013, nas áreas de Educação, Linguística e Artes e Filosofia/Teologia. É um dos periódicos classificados como “específicos da área educacional” em avaliação promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED.

    Bases Indexadoras

    • Diadorim (IBICT), Brasília, DF, Brasil
    • Directory of Open Access Journals (DOAJ)
    • Edubase (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
    • Educ@ (Fundação Carlos Chagas)
    • Latindex (UNAM), Ciudad del México, México
    • Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil
    • Sistema de Editoração Eletrônica (SEER/IBICT), Brasília, DF, Brasil
    • Scientific Electronic Library Online - SciELO
    • Sistema de Información Científica - Redalyc Clacso - Facultad de Ciencias Políticas Y Administración Pública – Universidad Autônoma del Estado de México, Ciudad del México, México
    • Sumários.Org - Ribeirão Preto, SP, Brasil

    Propriedade intelectual

    Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

    Divulgação nas Redes Sociais

    Patrocinadores

    O periódico recebe financiamento de:

  • (Des)troços: revista de pensamento radical

    (Des)troços: revista de pensamento radical (e-ISSN 2763-518X)

    (Des)troços: revue de pensée radicale (e-ISSN 2763-518X) est une revue électronique semestrielle en libre accès, de publication continue, émanant du groupe de recherche <<L'état d'exception dans le Brésil contemporain : pour une lecture critique de l'argument d'urgence dans le scénario politique et juridique national >> du Département de Droit du Travail et Introduction à l'Étude du Droit de la Faculté de Droit de l'Université Fédérale du Minas Gerais.

    Notre ligne éditoriale propose de brosser la tradition philosophique à rebrousse-poil, faisant émerger des courants souterrains ou marginaux de la pensée dans le but de promouvoir une critique radicale et non disciplinaire des discours philosophiques qui ont façonné et continuent de façonner la construction du Droit et de l'État en Occident. Ces discours, fondés sur des visions autoritaires du politique, masquent des structures et des dispositifs de domination, tels que le genre, la classe, la race et la sexualité, qui finissent par normaliser l'exception et légitimer la violence du pouvoir politique et juridique.

    La revue accepte des travaux en flux continu pour les deux numéros de l'année, ainsi que des contributions pour les dossiers thématiques.

  • Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

    Periódico de fluxo contínuo, arbitrado por pares, que publica artigos nacionais e internacionais que sejam inéditos, de caráter empírico ou teórico, com temas de interesse ao campo da pesquisa em educação em ciências da natureza e suas interlocuções com as ciências sociais e humanas, buscando atender a critérios de rigor acadêmico e de relevância social e educacional.

    A editoração do periódico Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências é de responsabilidade do Centro de Ensino de Ciências e Matemática - CECIMIG (www.fae.ufmg/cecimig), órgão de pesquisa e extensão na área de ensino de ciências da Faculdade de Educação da UFMG . A revista conta, ainda, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG (Nível 7 na Capes) e de parcerias interinstitucionais na composição de nosso corpo editorial em nível nacional (UFOP, UFJF, UFES, CEFET-RJ, UNESP, UFSC, UFABC, USP, UFRB) e internacional (King's College of London, Universidad de Santiago de Compostela, University of Groningen).

    O primeiro número da revista foi editado, no formato impresso, em 1999. Até 2006, passou a ser disponibilizada em formato eletrônico, com três números anuais, e a partir de 2017 tornou-se uma publicação de fluxo contínuo com volume único anual unicamente digital.

    Ao longo dos últimos vinte anos, buscamos nos consolidar como uma revista de referência na área de educação em ciências. Procuramos sempre aprimorar o nosso processo de recebimento, avaliação e publicação de artigos contando com uma equipe editorial qualificada, com o apoio de pessoas colaboradoras de diferentes instituições.

    O título abreviado do periódico é Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

  • Ensaios de Literatura e Filologia

     

    Revista do antigo Departamento de Letras Clássicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1978 e 1987.

  • Estudos Germânicos

     

    Revista do antigo Departamento de Letras Germânicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 1980 e 1989.

  • FuLiA/UFMG

    A FuLiA/UFMG é uma revista eletrônica científica sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, quadrimestral, de fluxo contínuo, com o objetivo de atender às demandas crescentes de publicações de pesquisas sobre o futebol e outros esporte em diálogo com os estudos da linguagem, das artes, das humanidades, da educação e do lazer. Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão

    O periódico aceita submissões de artigos e ensaios de doutores ou doutorandos para as seções DossiêParalelas e Poética, além de textos para as seções Resenha, Entrevista e Tradução & Edição. Artigos de mestres, mestrandos, graduados ou graduandos somente em coautoria com doutores ou doutorandos. 

    A revista aceita submissão de artigos derivados de teses ou dissertações. No entanto,  artigos publicados em Anais serão aceitos apenas se estiverem substancialmente reformulados. 

    A FuLiA/UFMG segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e não admite comportamentos antiéticos e nem tolera quaisquer formas de plágio.

    A FuLiA/UFMG foi fundada em 2016 pelos pesquisadores Elcio Loureiro Cornelsen e Gustavo Cerqueira Guimarães e está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, fundado em 2010.

    Classificação da FuLiA/UFMG no Qualis Periódicos/CAPES (2021-2024): A4.

     

    Imagem do portal: Um a zero (fragmento), 2012, Pablo Lobato (Brasil/MG).

  • Fronteiras da Representação do Conhecimento

    Fronteiras da Representação do Conhecimento é uma revista vinculada ao grupo de pesquisa Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (ReCOL) certificado pelo CNPq, com 15 anos de atuação ao longo dos quais reuniu mais de 500 publicações em Ciência da Informação e dezenas de alunos formados em mestrado e doutorado.

    Editor: Prof. Mauricio B. Almeida, UFMG

    Indexado: Brapci / DOAJ

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    Estão abertas as SUBMISSÕES 

    O template para submissão está AQUI e para submeter você pode clicar AQUI

    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

    Open Access Statement

    This is an open access journal which means that all content is freely available without charge to the user or his/her institution. Users are allowed to read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of the articles, or use them for any other lawful purpose, without asking prior permission from the publisher or the author. This is in accordance with the BOAI definition of open access.

     

  • Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia

    Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia é uma revista on-line, publicada quadrimestralmente por universidades federais sediadas no Estado de Minais Gerais que possuem curso de Psicologia - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Federal de Uberlândia.

    Versão On-line ISSN 1983-8220

    A Revista destina-se a pesquisadores e profissionais de Psicologia e áreas afins. O objetivo da revista é difundir e debater os avanços em Psicologia. Publica trabalhos originais com até 25 páginas, na forma de: Relatos de pesquisa (quantitativos e qualitativos), Ensaios, Revisões de literatura e Relatos de Experiência.

    Os manuscritos submetidos a Gerais devem ser inéditos, não podendo ter sido publicados anteriormente, nem estar simultaneamente submetidos a outros periódicos e/ou para publicação em outros veículos.

    Missão
    A Revista destina-se a pesquisadores e profissionais de Psicologia e áreas afins. O objetivo da revista é difundir e debater os avanços em Psicologia. Publica trabalhos originais, na forma de relatos de pesquisa, ensaios, revisões de literatura e relatos de experiência referentes ao campo da Psicologia e áreas afins.

     

    Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha

    Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901

    contato.editoriagerais@gmail.com

     

    APOIO:
     
  • Indisciplinar

    A Indisciplinar é uma revista acadêmica digital editada pelo grupo de pesquisa Indisciplinar (Escola de Arquitetura - UFMG / CNPq). Propondo-se como reflexão sobre a construção do espaço urbano, bem como sobre a estruturação do saber científico, esta publicação almeja integrar produções acadêmicas (de graduandos a pesquisadores consolidados na área), a análises conduzidas por outros atores fundamentais no debate sobre a produção do espaço e as disputas territoriais – como artistas, ativistas e agentes de movimentos sociais e populares. É de interesse da revista fomentar o debate sobre a construção do espaço urbano a partir de um projeto transdisciplinar, capaz de evidenciar os interesses transversais e transescalares envolvidos nas disputas territoriais, sejam eles políticos, econômicos e/ou sociais. Assim como nas demais áreas de atuação do grupo Indisciplinar, a revista almeja relacionar ensino, pesquisa e extensão e confere destaque às proposições de novas metodologias científicas. 

    A proposta multidisciplinar da revista incentiva artigos em diversas áreas do conhecimento, como: urbanismo, arquitetura, artes, design, educação, direito, ciências sociais, ciências políticas, engenharias, dentre outras.

    ISSN: 2525-3263

    revista.indisciplinar.com

  • Interfaces - Revista de Extensão da UFMG

    Interfaces – Revista de Extensão da UFMG é o periódico editorado Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (Proex/UFMG) dedicada aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional. Objetiva contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões, buscando fortalecer o diálogo Universidade-Sociedade. Como desdobramentos da publicação, a UFMG espera contribuir com os processos de formação acadêmica e cidadã, com a democratização do conhecimento, com a ampliação dos direitos sociais assim como com o desenvolvimento de políticas públicas fundamentadas no diálogo com as questões sociais contemporâneas.

    A Interfaces é um periódico de acesso aberto, não sendo cobrada nenhuma taxa para os autores e tão pouco para leitores.  O periódico adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional  atribuição CC BY.

     

  • Journal of Information and Data Management

    JIDM is an electronic journal that is published three times a year. Its focus is on information and data management in large repositories and document collections. Specifically, it relates to different areas from Computer Science, including databases, information retrieval, digital libraries, knowledge discovery, data mining, geographic information systems, among others.
  • LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer

    Licere é uma revista editada pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, de periodicidade trimestral, sem fins lucrativos. Está aberta para receber contribuições de profissionais das mais diferentes áreas de atuação e formação, desde que tenham o intuito de contribuir para o avançar da discussão sobre o Lazer em nosso contexto.

  • Lundiana: International Journal of Biodiversity

    Lundiana é uma revista de acesso aberto com revisão por pares que publica artigos a respeito de todos os aspectos da biodiversidade em um modelo de publicação contínua (na medida em que os artigos vão sendo editados, sem o atraso causado pela espera por fechar volumes). Lundiana aceita artigos taxonômicos, especialmente com a descrição de novos táxons e espécies, de biologia da conservação, ecologia, filogenia, filogeografia, estudos a respeito da diversidade genética de espécies nativas ou introduzidas, educação, divulgação científica e história da ciência a respeito da biodiversiade. Lundiana também espera ser um canal para opiniões da comunidade científica e da população em geral em políticas a respeito da biodiversidade.

    ISSN Eletrônico: 2675-5327

  • Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658

    A Múltiplos Olhares em Ciência da Informação é uma revista de publicação científica em formato eletrônico de acesso aberto e gratuito vinculada à Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ela promove a comunicação científica das produções de pesquisas dos discentes e docentes de graduação e pós-graduação do campo da Ciência da Informação. 

    Em 2020, a Revista foi integrada ao Portal de Periódicos da UFMG e iniciou o processo de publicação contínua e atribuição de DOI em todas publicações. Nesse quadriênio (2021- 2024) passou por reformulações na política editorial e no layout , capacitação da equipe, ações para divulgação científica nas redes sociais (Instagram e LinkedIn), foi indexada e preservada no Latindex, DOAJ, EuroPub, Oasisbr, Diadorim, Cariniana e Miguilim e passou a adotar práticas da ciência aberta. Todas essas ações resultaram em um maior controle de qualidade dos manuscritos, diminuindo o tempo médio de avaliação e otimizando todos os processos editoriais. 

    Colabore com a revista, submetendo seu artigo ou seja também um avaliador.

    Para se cadastrar como avaliador preencha o formulário aqui!

  • Mosaico: Estudos em Psicologia

    A Mosaico: Estudos em Psicologia, criada em 12 de fevereiro de 2007, iniciou sua reorganização em 18 de maio de 2016, é o veículo periódico de divulgação científica de discentes de graduação e pós-graduação, vinculado ao Centro Acadêmico de Psicologia da UFMG e editado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

    O periódico preza por um Corpo Editorial formado por alunos de graduação e pós-graduação, e um Conselho Consultivo formado por professores-pesquisadores, salvaguardando a qualidade das publicações. Entendemos que o envolvimento discente com a pesquisa científica contribui para sua formação, na medida em que desperta a possibilidade de participar ativamente do seu saber, desenvolvendo a responsabilidade no trato com as questões da ciência, senso crítico e dever social.

    A Mosaico publicou, anualmente, artigos originais em língua portuguesa até o ano de 2012, suspendendo suas atividades e publicações entre 2013 e 2016. Foi reativada em maio de 2016 iniciando sua reorganização e sendo reaberta a submissão de novos manuscritos. A partir de 2018, a Mosaico publicou, anualmente, exclusivamente via eletrônica, artigos originais em língua portuguesa. A partir de 2023, a Mosaico se tornou um periódico A4 e publicará, semestralmente, exclusivamente via eletrônica, artigos originais em língua portuguesa de graduandos, pós-graduandos, recém-graduados e recém pós-graduados a menos de um ano nas seguintes categorias: estudos teóricos/ensaios, relatos de pesquisa, revisão crítica de literatura, relatos de experiência profissional, comentário crítico, e entrevistas.

     

  • Nuntius Antiquus

    Nuntius Antiquus é um periódico semestral, de fluxo contínuo, com avaliação de pares, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008. Publica artigos científicos tendo como temática línguas, culturas e literaturas da Antiguidade e da Idade Média. Tem como missão fomentar a produção científica na área de estudos clássicos e medievais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. A revista destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros voltados estritamente para os domínios da Antiguidade e do Medievo.

    Não se cobra dos autores pela publicação.

    Qualis A2 (quadriênio 2017–2020).

     
  • O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira

    A revista O Eixo e a Roda tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Brasileira, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos.

  • Per Musi

    PER MUSI - Revista Acadêmica de Música (ISSN 2317-6377) é um periódico que objetiva publicar artigos científicos em português, inglês e espanhol bem estruturados e fundamentados, que constituam contribuições relevantes para as diversas subáreas da música. Eventualmente, Per Musi publica partituras, resenhas e entrevistas relacionadas à pesquisa em Música. A submissão de trabalho é contínua ao longo de todo o ano.

    Autores devem se registrar para acessarem a área de submissão.

  • Outramargem: revista de Filosofia

    A Outramargem: revista de filosofia, é uma publicação eletrônica internacional fundada por iniciativa de discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O principal objetivo é divulgar pesquisas de pós-graduandos, nacionais e internacionais, no âmbito da filosofia e áreas afins,  promovendo o intercâmbio entre os pesquisadores por meio de artigos, resenhas, traduções e entrevistas.

  • Perspectivas em Ciência da Informação

    A revista Perspectivas em Ciência da Informação é uma publicação em fluxo contínuo da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi lançada em 1996 em substituição à Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG com a publicação de um volume com quatro números anuais. Ela aderiu ao fluxo contínuo de publicações em 2023.  Divulga artigos científicos, relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões de literatura, textos didáticos, relatos de experiências, traduções e resenhas nas áreas de Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e áreas afins.

    Sua classificação Qualis – CAPES (2017-2020):

    • A2 – Comunicação e Informação e demais áreas do conhecimento

    A Perspectivas em Ciência da Informação está disponível em Open Access (Acesso Aberto), no sistema Open Journal Systems (OJS), antigamente chamado de Serviço de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) e não possui nenhum outro domínio ou endereço eletrônico.

    Os autores que desejarem submeter artigos para a revista podem obter mais informações em "Diretrizes para os autores"

    Convidamos os leitores a se cadastrarem no serviço de notificação de publicação da revista. O cadastro permitirá ao leitor receber o Sumário via e-mail para cada nova edição.

    ISSN: 1413-9936 (impresso)
               1981-5344 (eletrônico)

  • Perspectiva Pictorum

    A Revista Perspectiva Pictorum (ISSN: 2965-1085) é um periódico de Artes e Cultura  que recebe contribuições nacionais e internacionais de diversas disciplinas ligadas às expressões artísticas. Concentrando-se nas interlocuções do campo de Artes e áreas correlatas, tais como a história da arte, as artes plásticas e visuais, design, filosofia, estética, comunicação, restauro (arquitetônico e pictórico) entre outras, a revista tem como objetivo proporcionar um espaço de divulgação e discussão de trabalhos acadêmicos direcionados a estas temáticas, bem como suas conexões com outros campos de conhecimento. 

  • Phasis

     

    Estudos camonianos das comemorações do IV Centenário da publicação de Os Lusíadas, publicados em 1973.

  • PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG

    A Revista PÓS é um periódico eletrônico Qualis A1 editado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Criada em 2011, aceita artigos, traduções, ensaios visuais, resenhas, escritos de artista e entrevistas nas seguintes áreas da Arte: Artes Plásticas, Visuais e Interartes; Ensino-aprendizagem em Arte; Artes da Cena; Cinema; Poéticas Digitais e Preservação do Patrimônio Cultural. São aceitos materiais originais de doutores e doutorandos ou de mestres e mestrandos em coautoria com um doutor. A Revista funciona em sistema de publicação continuada, com a avaliação é feita pelo sistema duplo cego. A Revista é de livre acesso para autores e leitores e contém um conselho editorial com grande maioria de membros externos à UFMG, incluindo conselheiros internacionais.

    O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

    Entre os anos de 2020 a 2025 a revista contou com o financiamento da FAPEMIG para custeio da diagramação e da revisão dos números publicados.

  • REME-Revista Mineira de Enfermagem

    A REME - Revista Mineira de Enfermagem é uma publicação periódica técnico-científica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/EE), sediada em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil.
    Destina-se à publicação de artigos elaborados por profissionais e acadêmicos da área da saúde e da enfermagem com foco na educação, pesquisa, gestão e prática de assistência à saúde, são aceitos artigos que possam contribuir para a ampliação do conhecimento e para o desenvolvimento da saúde e da enfermagem.
    São aceitos para publicação artigos de pesquisa,  revisão, reflexão  e relato de caso ou de experiência. Além dos tipos de artigos citados, a revista conta com publicação de editoriais, produzidos por Experts em determinada área, a convite dos editores da revista ou carta ao editor.

  • Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras

    Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras é um periódico anual, com avaliação de pares, mantido pelaFaculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil) desde 2008. É veiculado unicamente em formato eletrônico, tendo como objetivo contribuir com a divulgação dos trabalhos de pesquisa linguística e literária que vem sendo realizados por alunos de pós-graduação (doutorado e mestrado) e de graduação de cursos de Letras. A proposta da revista é estimular a elaboração de trabalhos completos e inéditos na corrente teórica pertinente.

    Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras is a peer-reviewed annual journal, sponsored by the School of Lettersof the Federal University of Minas Gerais (Brazil) since 2008. It is published only in electronic format, aiming to share research in Linguistics and Literature conducted by students of Graduate and Undergraduate programs. The proposal of the journal is to stimulate the development of complete and original works in adequate theoretical framework.
  • Revista Brasileira de Estudos do Lazer

    A Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL - é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL - http://anpel.com.br/) sem fins lucrativos que objetiva divulgar a produção científica nacional e internacional sobre o Lazer e temas afins.

  • Revista Brasileira de Estudos Políticos

    Desde dezembro de 1956, a Revista Brasileira de Estudos Políticos – RBEP revela a sua vocação como arena da discussão científica que privilegia idéias, doutrinas, problemas e institutos abordados criticamente. A linha editorial da RBEP é de intensa interdisciplinaridade, abrindo os saberes jurídicos para os humanísticos, tanto em dimensão clássica quanto em dimensão social, tornando-se espaço de publicação e veiculação de ideias jurídicas, que dialoguem com questões políticas, filosóficas e sociais.

  • Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

    A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e tem como objetivo disseminar resultados e reflexões advindos de investigações conduzidas na área de Educação em Ciências, com ética e eficiência, de forma a contribuir para a consolidação da área, para a formação de pesquisadores, e para a produção de conhecimentos em Educação em Ciências, que fundamentem o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com o bem estar social.

    Atualmente, está classificada como A1 no QUALIS CAPES (2017-2020).

    e-ISSN: 1984-2686  ISSN:1806-5104

  • Revista da Universidade Federal de Minas Gerais

    L'objectif principal de cette revue importante de notre université est d'aborder des thématiques spécifiques dans une perspective interdisciplinaire et transversale. En réponse à un projet esquissé lors de sa relance en 2012, il est devenu en 2020 une des activités de l'Institut d'études transdisciplinaires avancées de l'UFMG, avec une périodicité quadrimensuelle et dans une version numérique hébergée sur le Portail Pédiatrie de l'UFMG. Créée en 1929 sous le nom de Revista da Universidade de Minas Gerais, elle reçut son nom actuel en 1965 et connut une interruption dans sa publication en 1969, qui dura 43 ans. Le magazine UFMG est une publication trimestrielle de l'Université fédérale du Minas Gerais.
    
    ISSN : 2316-770X
  • Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG

        O periódico “Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG” teve seu primeiro número publicado no ano de 1972 revelando-se desde então como uma significativa fonte de informação para difusão do conhecimento científico produzido no campo da Biblioteconomia brasileira e internacional de forma inovadora, empreendedora e a frente de seu tempo desde a década de 70. Este empreendimento, sem dúvidas, contribuiu com a construção do protagonismo científico e acadêmico da então Escola de Biblioteconomia da UFMG, que se tornou em fevereiro do ano 2000, a Escola de Ciência da Informação da UFMG.

    Leia Mais

  • Revista de Ciências do Estado

    A Revista de Ciências do Estado – REVICE é um periódico científico discente fruto do jovem bacharelado em Ciências do Estado (2008) da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. A REVICE teve seu primeiro número publicado em julho de 2016, o qual inaugurou um novo campo de publicações na área das ciências do Estado. Bem como a graduação, a Revista de Ciências do Estado apresenta um perfil de intensa interdisciplinaridade, que parte dos saberes políticos, jurídicos e sociais para o diálogo transversal com as diversas áreas do conhecimento em Humanidades. 

    A REVICE se revelou, em seu curto período de existência, um importante centro de discussão científica tanto discente quanto docente que privilegia a abordagem crítica de problemas, teorias, doutrinas e realidades, tornando-se um espaço para a publicação de estudos filosóficos, históricos, problematizantes, teóricos ou práticos das ciências do Estado.

    A Revista de Ciências do Estado pretende, ainda, construir um ambiente qualificado para discussão de temas que exigem abordagens diferenciadas e metodologias inovadoras, capazes de fazer frente aos desafios contemporâneos que afetam e, muitas vezes, confluem com o Estado, a Política, a Cidadania, os Estudos Estratégicos, a Administração e a Governança Públicas; por isso, serão privilegiados trabalhos que prezam por conexões originais e inovadoras nos campos do conhecimento e que retomam e dialogam com artigos anteriores da própria REVICE. 

    Inspirada na divisão entre dois percursos do bacharelado em Ciências do Estado, que se desdobra tanto no percurso de Estado Democrático e Contemporaneidade como no percurso de Democracia e Governança Social, a REVICE aceita abordagens desde o local até o global. A Revista de Ciências do Estado pretende estimular os alunos de graduação e pós-graduação a formarem suas capacidades de pesquisa na área, contribuindo não apenas para sua formação acadêmica, mas também para a sociedade civil.

    A Revista de Ciências do Estado é classificada pela Capes como A4 na Classificação de Periódicos do Quadriênio 2017-2020. e-ISSN 2525-8036 / ISSN 2595-6051.

  • Revista de Direito Comparado e Estudos Culturais

    A Revista de Direito Comparado e Estudos Culturais é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG reunindo artigos inéditos (em base nacional e internacional), com o objetivo de estimular estudos comparatistas e internacionalistas críticos, orientados pela interdisciplinaridade e que levem em consideração as complexas dinâmicas culturais e identitárias, a partir das quais se formulam, em contextos distintos, diferentes soluções normativas.

     

  • Revista de Estudos de Língua Portuguesa

    Revista do antigo Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil), publicada entre 1982 e 1987.
  • Revista de Estudos da Linguagem

    Revista de Estudos da Linguagem é um periódico trimestral, com avaliação cega de pares, mantido pela Faculdade de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1992. Tem como missão fomentar a produção científica na área de Teoria e Análise Linguística, permitindo aos pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. A revista recebe submissões eletrônicas em fluxo contínuo para seus números atemáticos e submissões sobre tema específico e dentro de prazo anunciados publicamente para seus números temáticos, sem qualquer cobrança de taxas. De acordo com o último Qualis (Quadriênio 2017-2020), a classificação da Revista é A1.

    Revista de Estudos da Linguagem is a peer-reviewed, quarterly journal, sponsored by the School of Letters and the Graduate Program in Linguists at Federal University of Minas Gerais (Brazil) since 1992. Its mission is to promote scientific research in the field of Theoretical Linguistics and Linguistic Analysis, therefore providing a venue for the publication of authentic research by Brazilian and foreign scholars, fostering scientific debate  and progress in the area. The journal accepts electronic submissions on an ongoing basis for its regular issues and submissions about specific themes within deadlines publicly announced. This is an open access journal and there are no submission nor processing fees.

  • Revista de Música Vocal Erudita Brasileira

    Editada em Belo Horizonte (MG, Brasil), pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, a Revista de Música Vocal Erudita Brasileira possui abrangência internacional e periodicidade com fluxo contínuo, com avaliação de pares. Criado em 2023, o periódico é dedicado à publicação de artigos inéditos em português, inglês e espanhol, além de resenhas, traduções, entrevistas e partituras sobre canções de câmara, óperas e composições corais brasileiras.

  • Revista do Centro de Estudos Portugueses

    A Revista do Centro de Estudos Portugueses, criada em 1979, é o mais antigo periódico em atividade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), estando vinculada desde sua origem ao  Centro de Estudos Portugueses. Trata-se de uma publicação semestral, com avaliação de pares, que tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Portuguesa, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos. Destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros destinados a difundir a produção acadêmica e a reflexão crítica estritamente sobre a literatura portuguesa.

    Qualis A4, área de Letras e Linguística, ano base de 2020.

    Não se cobra nenhuma taxa pela publicação dos artigos.

  • Revista do Centro Pedagógico

    A Revista do Centro Pedagógico está vinculada à Editora CP, sendo uma iniciativa do corpo docente e técnico do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.  O principal objetivo é publicar artigos e dossiês sobre temas que contribuam para o debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área. É dirigida a pesquisadores, profissionais e estudantes da Educação.

    O ISSN da Revista do Centro Pedagógico é 2965-8020.

  • Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável

    A Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: ambiente Construído e patrimônio sustentável, tem por objetivo o debate em profundidade de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, através da publicação de contribuições técnicas e científicas originais abordando em especial o meio-ambiente e o patrimônio cultural e natural.

  • Kriterion: Revista de Filosofia

    A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia. 

    A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), Scopus/Elsevier (Holanda), Web of Science, DOAJ, Latindex, e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.

  • Revista Docência do Ensino Superior

    A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e se apresenta como espaço de debate e reflexão sobre as atividades docentes de ensino superior.

    São publicados textos originais, com resultados de pesquisa, ensaios ou relatos de experiência, que abordam questões relacionadas à docência no ensino superior, como metodologias de ensino e de aprendizagem, desenvolvimento de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação, entre outras, nas diferentes áreas do conhecimento. Também são aceitos para publicação resumos de teses e dissertações, entrevistas e resenhas.

    Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram, no X e no LinkedIn!

  • Revista Multiface Online

    A Revista Multiface Online (ISSN 2358-9760) é uma iniciativa dos bolsistas do Programa de Ensino Tutorial (PET) dos cursos de Ciências Econômicas e de Administração e do Sistema de Bolsas do curso de Relações Econômicas Internacionais da FACE/UFMG.

    A revista não tem fins lucrativos e é uma publicação científica exclusiva de alunos de graduação ou de artigos provenientes de trabalhos feitos para a conclusão do curso. Ela busca ser aberta a uma orientação pluralista, admitindo trabalhos de diferentes correntes teóricas, além de trabalhos não necessariamente ligados a um formato padrão de artigo científico.

    Os artigos publicados são listados e indexados em bases bibliográficas internacionais (DOAJ, Scientific Indexing ServicesLatindex,  Google ScholarSumários de Revistas BrasileirasDigital Object Identifier). 

  • Revista Geonomos

    Revista do Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa, órgão complementar do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, que visa aumentar a comunicação entre os geocientistas, publicando artigos originais e inéditos de caráter técnico-científico nos campos relacionados à Geologia e Geociências. Publicada desde 1993, tem a periodicidade composta por dois volumes anuais.

  • Revista Práxis Comunal

    A Revista Práxis Comunal (ISSN: 2596-1020) foi concebida como um periódico científico digital com dupla perspectiva: por um lado, abarcar todo o diversificado universo da teoria marxista, e por outro, contemplar prioritariamente, mas não exclusivamente, os campos da Antropologia, da Arqueologia e da História. Nosso periódico está vinculado ao Laboratório de Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais, que possui uma trajetória significativa no âmbito da difusão de conhecimento crítico baseado na tradição marxista de pensamento, sendo que, na contemporaneidade, ainda é possível identificar vestígios dessa influência. Não poderíamos deixar de notar que a opção por criar essa revista no contexto da Fafich é fruto de um desejo de ampliar tal condição. Somos financiados pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMG, o CACS, um histórico Centro Acadêmico de representação estudantil. 

    O objetivo principal da revista está voltado para a divulgação e o debate incluindo textos clássicos e contemporâneos tendo como referência a diversidade presente hoje no que foi acima denominado de “universo da teoria marxista”. A divulgação de textos contemporâneos abre a possibilidade para que debates sejam viabilizados tendo como referência as posições dos diferentes autores. São bem vindas abordagens teóricas e práticas da teoria marxista tratando de situações específicas da realidade social. Serão contemplados artigos de dossiê, de temática livre, resenhas e traduções. A submissão poderá ser realizada a partir da titulação de graduando. Essa opção tem o objetivo de estimular jovens pesquisadores a desenvolverem suas produções científicas. 

    As submissões devem ser feitas somente através do email "praxiscomunal@fafich.ufmg.br". 
    Para quaisquer dúvidas, contata-nos também pelo email supracitado.

  • Revista Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos

     

    Revista semestral vinculada ao Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 2005 e 2010.

  • Tabebuia


    Tabebuia é um periódico mantido pelo Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil) desde 2009.

  • Revista Três Pontos

    A Revista Três [...] Pontos é um periódico de publicação semestral editado pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMG. Destinada a estimular a produção de artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiência e entrevistas entre GRADUANDOS(AS) ou RECÉM-GRADUADOS(AS) há no máximo um ano.

    Buscando sempre se apresentar como ampla e plural no que diz respeito a suas posições científicas e político-ideológicas, a Revista Três [...] Pontos abre espaço para publicações de alunos de qualquer instituição universitária do Brasil, inclusive advindas de outros cursos, reiterando a importância de diversas perspectivas sobre temas que são compartilhados também por outras áreas do conhecimento.
  • Teia: Revista Literária dos Estudantes de Letras

    Revista destinada à divulgação de textos literários do corpo discente da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), publicada entre 2011 e 2012.

  • Temporalidades

    Temporalidades é um periódico semestral dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de História da UFMG. Trata-se de um espaço voltado para a publicação de trabalhos originais produzidos por pesquisadores da área de História, ou que com ela dialoguem, sem restrição de titulação, apesar de voltar-se, preferencialmente, para um público constituÌdo por alunos de pós-graduação o de todo o Brasil e também do exterior.
  • Trabalho & Educação

    A revista Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X é um periódico quadrimestral, publicado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Texto Livre

    Texto livre: Linguagem e Tecnologia est une revue en ligne à publication continue, en libre accès, maintenue par la Faculté des Lettres de l'Université Fédérale de Minas Gerais (Brésil) depuis 2008. Elle publie des articles scientifiques, des rapports d'expérience, des essais, des recensions de livre, des entretiens et des dossiers, avec comité de lecture, traitant de la multi/pluri/inter/transdisciplinarité dans les domaines de la linguistique, de la sémiotique, de l'éducation, de la communication, des technologies de l'information et de l'informatique, de la traduction, de la robotique et de la culture libre liés aux technologies. Sa mission est de favoriser la production scientifique dans ce sens, permettant aux chercheurs du Brésil et de l'étranger de diffuser leurs recherches et de contribuer au débat et au progrès scientifique dans le domaine. Les sujets d'intérêt liés à ce périodique sont : l'enseignement des langues via la technologie, la communication dans les médias, l'utilisation des technologies dans l'enseignement-apprentissage, les ressources éducatives libres, la culture libre, l'inclusion numérique, l'alphabétisation numérique, l'impact des technologies sur la traduction, la diffusion en libre logiciels et autres thèmes liés aux technologies. La revue accepte des textes en portugais, espagnol, anglais et français. Texto Livre s'adresse aux chercheurs et à un public non universitaire intéressé par les thématiques de la revue.

  • Transversal: International Journal for the Historiography of Science

    Transversal: International Journal for the Historiography of Science is an open-access semiannual [June and December] online journal published by the Graduate Program in History (Science and Culture in History) of Federal University of Minas Gerais (Universidade Federal de Minas Gerais).
     
    Transversal: International Journal for the Historiography of Science promotes scholarly research in the historiography of science and chronicles its history and criticism. Although historiography of science is a sub-discipline of History, we construe this subject broadly to include analysis of the historiography of science produced by history of science, philosophy of science, science education and related disciplines. By focusing its analysis on the different historical, social and epistemological implications of science, historiography of science is a transversal knowledge with respect to the production of science, hence the name of this journal. In order to accomplish its purpose, Transversal: International Journal for the Historiography of Science discusses historical, theoretical, conceptual and methodological aspects of the different themes, works and authors present in this tradition, as well as the new approaches in the recent historiography of science.
  • Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica

    Vestigios – Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica promove a aproximação e interação de pesquisadores que trabalham com este campo do conhecimento na região. Trata-se de uma publicação pluralista, voltada principalmente a apoiar a produção teórica e a formulação e o desenvolvimento de abordagens alternativas que dêm conta das dinâmicas particulares que têm construído nossas sociedades.