Fonograma 108.077
o lundu de George W. Johnson
Palavras-chave:
Cançoneta, Lundu, Coon song, Fonografia, Casa EdisonResumo
Um exame do fonograma Gargalhada (pega na chaleira), cançoneta por Eduardo das Neves, expõe a origem da expressão “pegar na chaleira” e revela incongruências nos critérios de catalogação online do Instituto Moreira Salles. Provavelmente datada de 1906, a gravação aparece como um “lundu” em catálogos comerciais de 1915–1926, e as mesmas ideias musicais foram reaproveitadas em outros registros sonoros da Casa Edison comercializados entre 1913 e 1919. A música e o gargalhar que Neves reaproveita foram criados por George Washington Johnson, o primeiro astro negro da gravação mecânica. Mas enquanto o ex-escravo norte-americano se auto-ridiculariza de acordo com estereótipos brancos, o autodenominado “crioulo” encena uma sátira ao comportamento masculino das classes dominantes do Rio. Neste processo, a coon song transforma-se na antítese do gênero.
Referências
ABBOT, Lynn e Doug SEROFF. 2002. Out of Sight: The Rise of African American Popular Music. Jackson: University Press of Mississippi.
ABREU, Martha. 2003. “Eduardo das Neves (1874–1919): histórias de um crioulo malandro”. In Denise Pini Rosalem da Fonseca (org.). Resistência e inclusão: história, cultura, educação e cidadania afro-descendentes. Rio de Janeiro: PUC-Rio e Consulado Geral dos Estados Unidos, v. 1, p.73–87.
ALBIN, Ricardo Cravo. 2006. “Eduardo das Neves”. Dicionário Cravo Albin da música popular brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu, p.526 e 1032–1033. Online: . Acessado em 25 de maio de 2008.
ALENCAR, Edigar. 1979. O carnaval carioca através da música. Rio de Janeiro: Francisco Alves, INL e MEC, 3ª ed. corrigida, ampliada e atualizada.
BARBOSA, Orestes. 1923. Ban-ban-ban!. Rio de Janeiro: Benjamim Costallat e Miccolis.
BARRETO, João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos (João do Rio). [1908]. A alma encantadora das ruas. Rio de Janeiro e Paris: Garnier, 1910. Online: . Acesso em 4 de outubro de 2009.
BÉHAGUE, Gerard. 2002. “Bridging South America and the United States in Black Music Research”. Black Music Research Journal 22 (1): 1–11.
BROOKS, Tim. 2004. Lost Sounds: Blacks and the Birth of the Recording Industry, 1890–1919. Urbana e Chicago: University of Illinois Press.
BURNIM, Mellonee V. e Portia K. MAULTSBY. 2006. “Glossary”. In BURNIM e MAULTSBY orgs 2006, p.643–649.
BURNIM, Mellonee V. e Portia K. MAULTSBY (orgs). 2006. African American Music: An Introduction. New York e London: Routledge.
COSTA, Luiz Edmundo de Melo Pereira da (Luiz Edmundo). 1938. O Rio de Janeiro do meu tempo: ilustrações originaes de Marques Junior, Henrique Cavalleiro, Armando Pacheco, Raul, Calixto, Gil, J. Carlos, Rocha Daniel, Julião Machado, Lobão e outros. Photographias de Marc Ferrez, Luiz Bueno, W. Crown e Augusto Malta. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 3 vv.
FERLIM, Uliana Dias Campos. 2006. “A polifonia das modinhas: diversidade e tensões musicais no Rio de Janeiro na passagem do século XIX ao XX”. Campinas: Unicamp, dissertação de mestrado em História. Online: . Acesso em 4 de outubro de 2009.
FRANCESCHI, Humberto Moraes. 2008. Entrevista telefônica concedida ao autor, 23 e 24 de maio e 14 de julho.
———. 2002. A Casa Edison e seu tempo. Rio de Janeiro: Sarapuí (com 4 CDs de áudio e 5 de imagem).
———. 1984. Registro sonoro por meios mecânicos no Brasil. Rio de Janeiro: Studio HMF.
GOMES, João Ferreira (Jota Efegê). 1966. “Dudu, o bombeiro boêmio”. O Jornal, 10 de julho. Citado de Figuras e coisas da música popular brasileira. Rio de Janeiro: MEC-Funarte, 1978, v. 1, p.177–179.
———. 1965. “Eduardo da Neves, da cançoneta, da seresta e também do carnaval”. O Jornal, 28 de novembro. Citado de Figuras e coisas da música popular brasileira. Rio de Janeiro: MEC-Funarte, 1978, v. 1, p.158–160.
GUIMARÃES, Francisco (Vagalume). [1933]. “O Diamante Negro”. Na roda do samba. Rio de Janeiro: Typ. São Benedicto. Citado da seg. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1978, p.65–75.
HALLIFAX, Andrew. 2008. “Making Transfers from 78 RPM Sources: the CHARM Transfer Engineer’s Approach”. Online: . Acesso em 29 de maio de 2008.
HARER, Ingeborg. 2006. “Ragtime”. In BURNIM e MAULTSBY orgs 2006, p.127–144. Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Academia das Ciências de Lisboa. 2001. Dicionário da língua portuguesa contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa. Lisboa: Verbo, 2 vv.
LISBOA Júnior, Luiz Américo. 1996. “Eduardo da Neves, nosso primeiro cronista musical”. Jornal Agora (Itabuna), 21–27 de abril. Citado de Oitenta e um temas da música popular brasileira. Itabuna: Agora, 2000, p.182–189.
NEVES, Eduardo das. 1905. Mysterios do violão: grandioso e extraordinario repertorio de modinhas brasileiras. Rio de Janeiro: Quaresma.
———. [c. 1903]. O trovador da malandragem. Rio de Janeiro: Quaresma, 1926 (ii).
PARTRIDGE, Eric, editado por Paul BEALE. 1989. A Concise Dictionary of Slang and Unconventional English Edited by Paul Beale from ‘A Dictionary of Slang and Unconventional English’ by Eric Partridge. London: Routledge.
PINHEIRO, Abílio Soares. 1906. Os estranguladores do Rio ou o crime da Rua da Carioca. Rio de Janeiro: Miotto.
PORTO, Ana Gomes. 2009. “Novelas sangrentas: literatura de crime no Brasil (1870-1920)”. Campinas: Unicamp, tese de doutorado em História. Online: . Acesso em 3 de outubro de 2009.
SALEM, James M. n.d. “African American Songwriters and Performers in the Coon Song Era: Black Innovation and American Popular Music”. Columbia Journal of American Studies. Online: . Acesso em 25 de julho de 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






