Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva

Autores

  • Juliana Rezende Torres Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica -Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiane Muenchen Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica -Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fábio Peres Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renata Hernandez Lindemann Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando José Fernandes Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O trabalho busca refletir criticamente o processo de obtenção de temas estruturadores de currículos críticos, por meio da utilização da Investigação Temática articulada à Análise Textual Discursiva. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva, associados às etapas da Investigação Temática, favoreceram a sistematização do processo de interpretação do conhecimento dos sujeitos envolvidos nessa investigação. Além de relacionarmos as etapas levantamento preliminar da realidade e unitarização, escolha das  situaçõessignificativas/diálogos descodificadores e categorização, redução temática/sala de aula e comunicação, entendemos que a Análise Textual Discursiva pode estar presente em cada uma das etapas da Investigação Temática. A vinculação de uma “estratégia” de estruturação de programas escolares a uma metodologia de análise de dados possibilitou o desenvolvimento de um trabalho de formação de professores, cuja finalidade era discutir como organizar o currículo escolar de forma a romper com a hegemonia conteudista que desconsidera os problemas sociais da realidade dos estudantes.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Torres, J. R., Gehlen, S. T., Muenchen, C., Gonçalves, F. P., Lindemann, R. H., & Gonçalves, F. J. F. (2011). Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4021

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