Jogos de linguagem e mudança discursiva na interação compartilhada de estudantes com sistema hipermídia

Autores

  • Flavia Rezende NUTES-UFRJ
  • Márcio Trindade NUTES-UFRJ

Resumo

Descrevemos o processo de construção compartilhada de significados de uma dupla de estudantes de graduação em Educação Física que interage com o sistema hipermídia “Biomec”. Os jogos de linguagem desenvolvidos nos encontros com as páginas de velocidade angular e momento de inércia foram descritos com base em um instrumento teórico construído a partir de uma abordagem sociocultural e pragmática de aprendizagem, incluindo: as lacunas explicitadas na interação; as relações construídas em termos de similaridades e diferenças; os efeitos dos encontros com o sistema sobre as mudanças discursivas e a construção de significados. Concluímos que a ocorrência de algum tipo de mediação semiótica – do sistema hipermídia ou do discurso – foi fundamental para explicitação das lacunas, estabelecimento do consenso e construção de relações. Em relação à mediação do sistema, observamos que as animações, mais do que os textos, fizeram o papel de esquemas públicos de referência, permitindo a construção de novas relações e de novos significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Rezende, F., & Trindade, M. (2011). Jogos de linguagem e mudança discursiva na interação compartilhada de estudantes com sistema hipermídia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(1), 81–102. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4125

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)