Jogos de linguagem e mudança discursiva na interação compartilhada de estudantes com sistema hipermídia
Resumo
Descrevemos o processo de construção compartilhada de significados de uma dupla de estudantes de graduação em Educação Física que interage com o sistema hipermídia “Biomec”. Os jogos de linguagem desenvolvidos nos encontros com as páginas de velocidade angular e momento de inércia foram descritos com base em um instrumento teórico construído a partir de uma abordagem sociocultural e pragmática de aprendizagem, incluindo: as lacunas explicitadas na interação; as relações construídas em termos de similaridades e diferenças; os efeitos dos encontros com o sistema sobre as mudanças discursivas e a construção de significados. Concluímos que a ocorrência de algum tipo de mediação semiótica – do sistema hipermídia ou do discurso – foi fundamental para explicitação das lacunas, estabelecimento do consenso e construção de relações. Em relação à mediação do sistema, observamos que as animações, mais do que os textos, fizeram o papel de esquemas públicos de referência, permitindo a construção de novas relações e de novos significados.
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