Discurso de estudantes e habitus pedagógico em cursos de graduação em Ciências Naturais

Autores

  • Isabella de Oliveira UFRJ
  • Flavia Rezende UFRJ

Palavras-chave:

Habitus pedagógico, perspectivas, Ciências Naturais, análise relacional.

Resumo

Partindo da articulação entre a filosofia da linguagem de Bakhtin e a sociologia da prática de Bourdieu investigamos o discurso de estudantes e o habitus pedagógico reproduzido nos cursos de Bacharelado e Licenciatura das Ciências Naturais de uma universidade pública. Seis estudantes matriculados nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, em Química e em Biologia foram entrevistados. A análise das entrevistas revelou perspectivas de bacharelandos e licenciandos em relação à qualidade do ensino, às disciplinas, à avaliação e desempenho. A análise relacional entre essas perspectivas permitiu identificar diferenças importantes entre as mesmas e indícios de mais de um habitus pedagógico convivendo nesses cursos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-09

Como Citar

Oliveira, I. de, & Rezende, F. (2012). Discurso de estudantes e habitus pedagógico em cursos de graduação em Ciências Naturais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(3), 55–74. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4208