Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em Física à luz da sociologia de Bourdieu

Autores

  • Paulo Lima Jr Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Ostermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flavia Rezende Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo se apropria da sociologia da educação de Pierre Bourdieu (1930-2002) como ferramenta para a interpretação dos fenômenos evasão e retenção nos cursos de graduação em Física de uma universidade brasileira. Realizou-se uma análise de contingencia e sobrevivência dos registros discentes com o objetivo de avaliar a existência de relações estatisticamente significativas entre evasão e retenção, por um lado, e variáveis sócio-econômicas, por outro. Os resultados indicam que: (1) estudantes de diferentes posições sociais (em matéria de capitais econômico e cultural), ao entrar no curso de Física, têm aproximadamente as mesmas chances de obter diploma; (2) estudantes que obtêm diploma ficam retidos aproximadamente por tanto mais tempo quanto pior é sua posição social. Tais resultados foram discutidos e interpretados à luz da sociologia de Bourdieu de maneira a produzir novas questões de pesquisa.

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Publicado

2012-08-14

Como Citar

Lima Jr, P., Ostermann, F., & Rezende, F. (2012). Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em Física à luz da sociologia de Bourdieu. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 37–60. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4218

Edição

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