Métodos Quantitativos Interpretativos na Educação em Ciências: Abordagens para Análise Multivariada de Dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u775800

Palavras-chave:

Análise de Correspondência, Análise Multivariada, Escalonamento Multidimensional

Resumo

A área de pesquisa em Educação em Ciências ainda sofre influências do positivismo, materializadas no delineamento de estudos tanto quantitativos como qualitativos. Os métodos quantitativos tradicionais se mostram como fortes agentes da perspectiva positivista de pesquisa, principalmente pela ingênua interpretação de que os dados numéricos representam a realidade dos fatos. Na intenção de se afastar dessa visão, observou-se um avanço na direção do desenvolvimento dos chamados métodos mistos, principalmente quanto à análise quantitativa interpretativa, que incentiva uma variedade maior de métodos analíticos para poder melhor compreender o objeto de estudo. Assim, objetiva-se discutir, nesse artigo, o Escalonamento Multidimensional (Multidimensional Scaling - EMD) e a Análise de Correspondência (Correspondence Analysis - AC), que se configuram como possibilidades de métodos quantitativos interpretativos recorrentemente utilizados na análise multivariada de dados, além de apresentar exemplos de aplicação em pesquisas na área de Educação em Ciências. O resultado da nossa apresentação é que métodos quantitativos interpretativos devidamente fundamentados e refletidos podem se afastar do paradigma positivista que ainda permeia a área de Educação em Ciências.

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Publicado

2019-12-26

Como Citar

Monteiro Nascimento, M., Antunes Júnior, E., Cavalcanti, C., & Ostermann, F. (2019). Métodos Quantitativos Interpretativos na Educação em Ciências: Abordagens para Análise Multivariada de Dados. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 775–800. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u775800

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