Dificuldades e Estratégias para Compreensão do Conceito de Emaranhamento Quântico: Um Estudo na Formação Inicial de Professores de Física

Palavras-chave: emaranhamento quântico, formação de professores, Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado envolvendo o estudo do emaranhamento quântico na disciplina de Física Moderna e Contemporânea de um curso de Licenciatura em Física. O marco teórico-metodológico adotado foi a teoria da mediação de Vygotsky e a filosofia linguística de Bakhtin. A partir da simulação computacional do emaranhamento quântico no Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder e considerando uma abordagem fenomenológica, buscou-se compreender quais são os recursos utilizados e as dificuldades enfrentadas pelos futuros professores ao propor uma explicação para o fenômeno. Os estudantes trabalharam em duplas, utilizando um roteiro exploratório e as interações discursivas resultantes foram gravadas em áudio para posterior transcrição e análise. Os resultados obtidos mostram que, frente ao caráter bastante contraintuitivo do fenômeno, os estudantes acabam recorrendo a modelos clássicos que dificultam o reconhecimento do caráter não local, fundamental para a compreensão do emaranhamento quântico. Além disso, o resultados evidenciam o papel do software e do roteiro exploratório como ferramentas mediadoras, uma vez que promovem ricas trocas discursivas entre os estudantes, as quais são fundamentais para que consigam prosseguir na atividade.

Biografia do Autor

Jader da Silva Netto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Departamento de Ensino
Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física
Instituto de Física
Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física
Instituto de Física

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Publicado
2019-04-17
Como Citar
Netto, J., Cavalcanti, C., & Ostermann, F. (2019). Dificuldades e Estratégias para Compreensão do Conceito de Emaranhamento Quântico: Um Estudo na Formação Inicial de Professores de Física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 1-36. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u136
Seção
Artigos