Onda ou Partícula? Um Estudo das Trajetórias Ontológicas da Radiação Eletromagnética em Livros Didáticos de Física da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u855885

Palavras-chave:

livro didático, Estudos das Ciências, CTS, Latour, Física Moderna, Física Quântica

Resumo

Neste artigo, partimos de elementos da Sociologia da Ciência de Bruno Latour para analisar atores da Educação em Ciências. De acordo com Latour, a Educação em Ciências participa da rede da Ciência no elo da representação pública. Deste modo, professores, livros didáticos, dentre outros membros desta rede (humanos e não-humanos), podem ser compreendidos como parte da própria Ciência, sendo que a Educação em Ciências e as Ciências participam da rede uma da outra. A partir desta perspectiva, catalogamos enunciados retirados de três livros didáticos aprovados no edital do PNLDEM 2018 de acordo com a tipologia proposta por Latour para analisar enunciados de cientistas. Em uma primeira análise qualitativa, buscamos compreender a trajetória ontológica de diferentes interpretações para a radiação eletromagnética no contexto da Física clássica e moderna. Ademais, valemo-nos de uma segunda arguição qualitativa do dictum e do modus destes enunciados, para elucidar os recursos estilísticos utilizados pelos autores de livros didáticos na construção das trajetórias ontológicas de actantes. Nossos resultados demonstraram que, nos três livros analisados, somente a luz tida como onda no contexto clássico atinge a autonomização. Apesar disso, enunciados com alto grau de realidade foram encontrados para interpretações ontológicas antagônicas.

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Publicado

2020-08-28

Como Citar

Vazata, P. A. V. ., Lima, N. W., Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. de H. (2020). Onda ou Partícula? Um Estudo das Trajetórias Ontológicas da Radiação Eletromagnética em Livros Didáticos de Física da Educação Básica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 855–885. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u855885

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