Onda ou Partícula? Um Estudo das Trajetórias Ontológicas da Radiação Eletromagnética em Livros Didáticos de Física da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u855885Palavras-chave:
livro didático, Estudos das Ciências, CTS, Latour, Física Moderna, Física QuânticaResumo
Neste artigo, partimos de elementos da Sociologia da Ciência de Bruno Latour para analisar atores da Educação em Ciências. De acordo com Latour, a Educação em Ciências participa da rede da Ciência no elo da representação pública. Deste modo, professores, livros didáticos, dentre outros membros desta rede (humanos e não-humanos), podem ser compreendidos como parte da própria Ciência, sendo que a Educação em Ciências e as Ciências participam da rede uma da outra. A partir desta perspectiva, catalogamos enunciados retirados de três livros didáticos aprovados no edital do PNLDEM 2018 de acordo com a tipologia proposta por Latour para analisar enunciados de cientistas. Em uma primeira análise qualitativa, buscamos compreender a trajetória ontológica de diferentes interpretações para a radiação eletromagnética no contexto da Física clássica e moderna. Ademais, valemo-nos de uma segunda arguição qualitativa do dictum e do modus destes enunciados, para elucidar os recursos estilísticos utilizados pelos autores de livros didáticos na construção das trajetórias ontológicas de actantes. Nossos resultados demonstraram que, nos três livros analisados, somente a luz tida como onda no contexto clássico atinge a autonomização. Apesar disso, enunciados com alto grau de realidade foram encontrados para interpretações ontológicas antagônicas.
Downloads
Referências
Badino, M., & Navarro, J. (2013). A History of Quantum Physics through Textbooks. Berlin: Max Planck Research Library for the History and Development of Knowledge.
Ballentine, L. E. (1970). The Statistical Interpretation of Quantum Mechanics. Rev. Mod. Phys., 42(4), 358–381. https://doi.org/10.1103/RevModPhys.42.358
Bohr, N. (1928). The Quantum Postulate and the Recent Development of Atomic Theory. Nature, 121, 580–590.
Bonjorno, J., Ramos, C., Prado, E., Bonjorno, V., Bonjorno, M., Casemiro, R., & Bonjorno, R. (2016). Física: eletromagnetismo, física moderna. (FTD, Ed.) (3a ed.). São Paulo.
Callon, M. (1984). Some elements of a sociology of translation: domestication of the scallops and the fishermen of St Brieuc Bay. The Sociological Review, 32, 196–233. https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.1984.tb00113.x
Cassab, M., & Martins, I. (2008). Significações de professores de Ciências a respeito do livro didático. Ensaio Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(1), 1–24.
Collins, H. M., & Evans, R. (2002). The third wave of science studies: Studies of expertise and experience. Social Studies of Science, 32(2), 235–296. https://doi.org/10.1177/0306312702032002003
Compton, A. H. (1923). A Quantum Theory of the Scattering of X-rays by Light Elements. Physical Review, 21(5), 483–502. https://doi.org/10.1103/PhysRev.21.483
Contents, T. H. E., Modern, O. F., In, P., Books, E., Physics, O. F., & High, O. F. (2019). Os conteúdos de física moderna em livros didáticos de física do Educational books of physics of high. Debates em Educação, 11, 106–124. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p106-124
De Broglie, L. (1922). Rayonnement noir et quanta de lumière. Journal Physical Radium, 3(11), 422–428.
De Broglie, L. (1924). A tentative theory of light quanta. Philosophical Magazine, 47(278), 446–458.
Dirac, P. A. M. (1958). The Principles of quantum mechanics. Claredon Press.
Einstein, Alber. (1905). Über einen die Erzeugung und Verwandlung des Lichtes betreffenden heuristischen Gesichtspunkt. Annalen de Phisik, 17(132).
Einstein, Albert. (1909). On the Development of Our Views Concerning the nature and constitutio of radiation. In Albert Einsteins - The Swiss Years: Writings, 1900–1909 (English translation supplement).
Feynman, R., Leighton, R., & Sands, M. (2013). Feynman’s Lectures on Physics. California Institute of Technology.
FNDE, 2017. (n.d.). Portal do FNDE. https://www.fnde.gov.br/component/k2/item/514?Itemid=890
Gaspar, A. (2016). Compreendendo a física: eletromagnetismo e física moderna (3a Ed.). Ática.
Geertz, C. (1973). The interpretation of Cultures. Basic Book.
Grangier, P., Roger, G., & Aspect, A. (1986). Experimental Evidence for a Photon Anticorrelation Effect on a Beam Splitter: A New Light on Single-Photon Interferences. Europhysics Letters (EPL), 1(4), 173–179. https://doi.org/10.1209/0295-5075/1/4/004
Greenstein, G., & Zajone, A. G. (2006). The Quantum Challenge – Modern Research on the Foundation of Quantum Mechanics. Jones and Bartlett Publishers.
Greimas, A. J., & Courtés, J. (1982). Semiotics and Language. Indiana University Press.
Jammer, M. (1974). The Philosophy of Quantum Phyiscs. John Wiley and Sons.
Justi, R., & Gilbert, J. (2000). History and philosophy of science through models: some challenges in the case of “the atom.” International Journal of Science Education, 22(9), 993–1009. https://doi.org/10.1080/095006900416875
Kaiser, D. (2005). Drawing Theories Apart: The dispersion of Feynmann’s diagrams in Postwar Physics. Chicago University Press.
Kaiser, D. (2006). Pedagogy and the practice of science. Cambridge: The MIT Press. https://doi.org/Doi 10.1080/14697680601043290
Kopp, F. A., & Almeida, V. de. (2019). Analogias e metáforas no ensino de Física Moderna apresentadas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(1), 69–98.
Kuhn, T. (1978). Black-Body Theory and the Quantum Discontinuity, 1894-1912. Oxford University Press.
Kuhn, T. (1996). The structure of Scientific Revolutions (3 Ed). The University of Chicago Press.
Latour, B. (1993). The Pasteurization of France. Harvard University Press.
Latour, B. (1994). Jamais fomos modernos. 1 Ed. Editora 34.
Latour, B. (1999). Pandora’s Hope: Essays on the reality of Science Studies. Harvard University Press.
Latour, B. (2005). Reassembling the Social: An Introduction to Actor Network Theory. Oxford University Press.
Latour, B., & Woolgar, S. (1986). Laboratory Life: The construction of scientific facts. Princeton University Press.
Law, J. (1984). On the methods of long-distance control: Vessels, navigation and the Portuguese route to India. Sociological Review, 32(S1), 234–263. https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.1984.tb00114.x
Lightman, B. (2016). A Companion to the History of Science. John Willey and Sons.
Lima, N. W., Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. de H. (2017). Física Quântica no ensino médio: Uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM 2015. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 435–459.
Lima, N. W., Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. de H. (2018a). A não-modernidade de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 34(2), 367–388. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p367
Lima, N. W., Souza, B. B. De, Cavalcanti, C. J. de H., & Ostermann, F. (2018b). Um Estudo Metalinguístico sobre as Interpretações do Fóton nos Livros Didáticos de Física Aprovados no PNLDEM 2015: Elementos para uma Sociologia Simétrica da Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(1), 331–364. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181331
Lima, N. W., Vazata, P. A. V., Ostermann, F., Cavalcanti, C. J. de H., & Moraes, A. G. (2019). Educação em Ciências nos Tempos de Pós-Verdade: Reflexões Metafísicas a partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 155–189. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u155189
Marques, T. C. de F., Martins, T. C., Novais, A. D. L. F., Gomes, L. M., Paschoal, C. M. M., Fernandes, C. S., & Ferreira, F. C. L. (2019). Ensino de física moderna e contemporânea na última década: Revisão sistemática de literatura. Scientia Plena, 15(7), 1–8. https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074809
Martins, I. (2006). Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-Posições, 1(49), 117–136.
Martins, R. de A., & Rosa, P. S. (2014). História da teoria quântica - a dualidade onda-partícula, de Einstein a De Broglie. Livraria da Física.
Montenegro, R. L., & Pessoa Jr., O. (2002). Interpretações da teoria quântica e as concepções dos alunos do curso de física. Investigações Em Ensino de Ciências, 7(2), 107–126.
Pessoa Jr., O. (2003). Conceitos de Física Quântica. Livraria da Física.
Pietrocola, M., Pogibin, A., Andrade, R., & Romero, T. R. (2016). Física em contextos, 3. (1a ed.). E. do Brasil.
Popper, K. (2002). The Logic of Scientific Discovery. Routledge.
Sartre, J.-P. (2007). Existentialism is a Humanism. Yale University Press.
Schrodinger, I. (1928). Collected Papers on Wave Mechanics. Backie & Son Limited.
Vazata, P. A. V., Lima, N. W., Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. de H. (2018). Proposta de um dispositivo analítico para avaliação da estabilização ontológica de um actante em livros didáticos à luz dos estudos da ciência de Bruno Latour. In Snef XXIII.
Vazata, P. A. V., Lima, N. W., Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. de H. (2019). A Natureza da Luz no Contexto Clássico e Moderno: Uma análise de enunciados de um Livro de Física aprovado no PNLDEM 2018 a partir dos Estudos da Ciência de Bruno Latour. XII O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. ABRAPEC.
Weinstein, M. (2008). Finding Science in the school body: Reflections on transgressing the boundaries of science education and the social studies of science. Science Education, 92(3), 389–403.
Zang, C., Giacosa, N., & Chrobak, R. (2019). El contenido científico en libros de textos: una revisión en revistas de acceso libre. Latin-American Journal of Physics Education, 13, 1–23.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.