A Inserção Profissional de um Professor de Física

Autores

  • Juarez Melgaço Valadares Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG
  • Alberto Villani Instituto de Física - USP

Palavras-chave:

Professor novato, ensino de Física, saberes profissionais, políticas públicas.

Resumo

Nosso objetivo com este trabalho foi compreender o percurso de um professor de Física que, a despeito de sua inserção numa escola em que os professores encontravam-se resistentes a inovações curriculares, conduziu seu ensino apoiado em práticas alternativas. Tal cenário foi marcado pela implantação de uma política educacional, a Escola Plural, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para a nossa análise, utilizamos o conceito de intermediário, retirado da teoria psicanalítica de René Kaës. Acreditamos que esse ensaio possa trazer contribuições tanto no que se refere às descontinuidades existentes entre a formação inicial e a inserção profissional, quanto na compreensão das práticas que se efetivam nas escolas em função das mudanças nas diretrizes educacionais.

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Biografia do Autor

Juarez Melgaço Valadares, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG

Departamento de Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino de Física

Alberto Villani, Instituto de Física - USP

Programa de Pós-graduação Interunidades

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Valadares, J. M., & Villani, A. (2016). A Inserção Profissional de um Professor de Física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(1), 35–55. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4336

Edição

Seção

Artigos

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