Paulo Freire Centennial: contributions of Freirean’s thought to Science Education
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u771776Keywords:
Paulo Freire, Educação em Ciências, Ideário FreireanoAbstract
A concepção educacional de Paulo Freire emerge nos anos 1960 quando, desafiado pelo problema do alto índice de analfabetismo brasileiro, inicia uma práxis cuja primeira síntese é apresentada no seu livro Educação como prática de liberdade. Perseguido e detido em prisão por cerca de dois meses pela ditadura militar implantada no Brasil em 1964, Freire se exilou no Chile, onde permaneceu até 1969.
Durante o período em que viveu no Chile se engajou em uma equipe de especialistas de várias áreas do conhecimento, na qual destacavam-se os agrônomos. Esta equipe tinha como foco a reforma agrária que estava sendo iniciada pelo governo eleito em 1964. Dentre outros problemas oriundos dessa iniciativa, a educação dos agricultores para a implementação da pretendida reforma, possibilitou que Freire, junto a tal equipe, realizasse uma nova síntese de suas concepções educacionais, fomentada pelo trabalho realizado, a qual foi publicada nos livros Pedagogia do Oprimido e Extensão ou Comunicação? Nos livros há um olhar crítico para as práxis educativas que se originaram no processo que estava sendo estabelecido. Assim, Freire amplia suas reflexões gnosiológicas e educacionais para além de uma educação destinada a analfabetos, ainda que tenha mantido como foco prioritário a educação não escolar. Ele considera que, além da leitura, o processo educativo em construção, deveria propiciar o estabelecimento de práticas agrícolas inéditas para os camponeses, que já eram estabelecidas e implementadas em outros espaços. Assim, o autor aprofunda tanto a sua compreensão gnosiológica como a educacional.
Downloads
References
Angotti, J. A. P. S. (1982). Solução alternativa para a formação de professores de Ciências. (Dissertação de mestrado. IFUSP/FEUSP). São Paulo.
Delizoicov, D. (1983). O ensino de física e a concepção freireana da educação. Revista de Ensino de Física. 5(2), 85–98.
Delizoicov, D. (1982). Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. (Dissertação de mestrado. IFUSP/FEUSP). São Paulo.
Pernambuco, M. M. C. (1993). Significações e realidade: conhecimento. In N. Pontuschka, (org.). Ousadia no diálogo — Interdisciplinaridade na escola pública. Edições Loyola.
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo — SME-SP. (1992). Ciências: Visão da Área. Movimento de Reorientação Curricular. DOT/SME-SP.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Demétrio Delizoicov, Simoni Tormöhlen Gehlen, Stefannie de Sá Ibraim
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.