Fleck e a construção do conhecimento sobre Diabetes Mellitus e insulina: contribuições para o ensino

Autores/as

  • Denise Nogueira Heidrich Universidade Federal de Santa Catarina
  • Demétrio Delizoicov Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Para subsidiar o potencial uso da História da Ciência em disciplinas das áreas das Ciências Biológicas e de pós-graduações afins, foca-se um episódio da História da Ciência e da Saúde, qual seja a relação da Diabetes Mellitus com a insulina. Diabetes Mellitus é considerada, desde 1975, um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde. Foi feita uma análise histórico-epistemológica referente à construção do conhecimento sobre o hormônio insulina tendo como referência a perspectiva epistemológica de Ludwick Fleck, médico e filósofo polonês.

Publicado

2011-02-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Fleck e a construção do conhecimento sobre Diabetes Mellitus e insulina: contribuições para o ensino. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4001

Artículos más leídos del mismo autor/a