Investigando Interações Discursivas em Aulas de Ciências: Um “Olhar Sensível ao Contexto” sobre a Pesquisa em Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181125

Palavras-chave:

contexto, discurso em sala de aula, pesquisa em Educação em Ciências.

Resumo

Apresentamos uma discussão crítica em torno do construto teórico-metodológico contexto na pesquisa que investiga interações discursivas em aulas de ciências. Baseados na noção de que contextos são históricos, múltiplos e interativos, entendemos que a pesquisa pode valorizar contextos em diferentes níveis. Utilizando um amplo conjunto de artigos desenvolvidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, selecionamos oito exemplos considerados ilustrativos para fundamentar nossa discussão. Desenvolvemos um “olhar sensível ao contexto” para caracterizar diversas formas de valorização do contexto, desde níveis mais locais (instrucional e da sala de aula), até níveis mais amplos (institucional, comunitário, social e cultural). Destacamos o potencial de um enfoque mais descritivo na pesquisa em EC no sentido de valorizar contextos que vão além da sala de aula.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Franco, L. G., & Munford, D. (2018). Investigando Interações Discursivas em Aulas de Ciências: Um “Olhar Sensível ao Contexto” sobre a Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2), 125–151. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181125

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