Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula

Autores/as

  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina Departamento de Física
  • João Paulo Camargo de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Toledo
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina Departamento de Matemática

Palabras clave:

Saberes docentes, relação com o saber, sistema didático, gestão do ensino e da aprendizagem, estágio supervisionado de Física.

Resumen

Há vários anos, a gestão do conteúdo e a gestão da classe têm sido consideradas por diversos pesquisadores, dentre eles Gauthier e Tardif, como sendo as duas principais funções do professor em sala de aula. Tomando por base o sistema didático de Chevallard, argumentamos que as tarefas do professor vão além dessas duas funções: trata-se mais de gerir relações epistêmicas, pessoais e sociais com o saber, conforme definidas por Charlot; relações com o conteúdo disciplinar, com o ensino e com a aprendizagem dos alunos. Tais ideias foram então colocadas em uma Tabela (uma matriz 3x3), gerando um instrumento que foi aplicado a dados provenientes de entrevistas com estagiários da licenciatura em Física de uma Faculdade do Estado do Paraná. O instrumento se revelou bastante interessante para a análise das reflexões dos estagiários sobre suas experiências durante a realização do estágio, tendo sido observado que suas preocupações centram-se mais em questões relativas ao ensino, com poucas falas relacionadas à aprendizagem dos alunos e de suas relações com o conteúdo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina Departamento de Física

Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP). Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR).

Publicado

2012-01-17

Cómo citar

Arruda, S. de M., Lima, J. P. C. de, & Passos, M. M. (2012). Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(2), 139–160. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4200

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a