Discurso de estudantes e habitus pedagógico em cursos de graduação em Ciências Naturais

Autores/as

  • Isabella de Oliveira UFRJ
  • Flavia Rezende UFRJ

Palabras clave:

Habitus pedagógico, perspectivas, Ciências Naturais, análise relacional.

Resumen

Partindo da articulação entre a filosofia da linguagem de Bakhtin e a sociologia da prática de Bourdieu investigamos o discurso de estudantes e o habitus pedagógico reproduzido nos cursos de Bacharelado e Licenciatura das Ciências Naturais de uma universidade pública. Seis estudantes matriculados nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, em Química e em Biologia foram entrevistados. A análise das entrevistas revelou perspectivas de bacharelandos e licenciandos em relação à qualidade do ensino, às disciplinas, à avaliação e desempenho. A análise relacional entre essas perspectivas permitiu identificar diferenças importantes entre as mesmas e indícios de mais de um habitus pedagógico convivendo nesses cursos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-05-09

Cómo citar

Oliveira, I. de, & Rezende, F. (2012). Discurso de estudantes e habitus pedagógico em cursos de graduação em Ciências Naturais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(3), 55–74. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4208

Artículos más leídos del mismo autor/a