Pesquisas em Ensino de Ciências com Metodologia Interventiva: O que Fazem os Pesquisadores da Área?

Autores/as

  • Felippe Guimarães Maciel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - campus Jataí. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. http://orcid.org/0000-0002-1008-2762
  • Marinez Meneghello Passos Professora sênior. Universidade Estadual de Londrina. https://orcid.org/0000-0001-8856-5521
  • Sergio de Mello Arruda Professor sênior. Universidade Estadual de Londrina e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus Londrina). https://orcid.org/0000-0002-4149-2182

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182549

Palabras clave:

Intervenção Formativa, Investigação Baseada em Design, Metodologia de Pesquisa, Ensino de Ciência.

Resumen

Este artigo analisa, por meio de dois movimentos complementares, uma metodologia amplamente utilizada nas pesquisas em Ensino de Ciências conhecida por ‘intervenção didática’. Primeiramente, discutimos dois referenciais estrangeiros comumente associados a esse tipo de pesquisa, um com ênfase metodológica, conhecido como Pesquisa Baseada em Design (DBR), e outro que tem filiação teórica com a Teoria da Atividade Histórico-Cultural e suas implicações metodológicas, denominado Intervenção Formativa (IF). No segundo movimento, investigamos as publicações científicas do último quinquênio (2012–2017) publicadas em periódicos nacionais da área. O objetivo que nos mobilizou nessa incursão foi caracterizar o uso dessa metodologia por parte desses autores, descrevendo suas concepções a respeito desse método de pesquisa. Examinamos o corpus segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD), resultando na emergência de três categorias que representam os objetivos gerais comuns para uso desta técnica: testar a implementação de estratégias de ensino inspiradas em teorias, validar materiais didáticos inovadores ou promover interferências nas práticas profissionais dos sujeitos investigados.

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Publicado

2018-08-31

Cómo citar

Maciel, F. G., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2018). Pesquisas em Ensino de Ciências com Metodologia Interventiva: O que Fazem os Pesquisadores da Área?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(2), 549–579. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182549

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